TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DA ENFERMAGEM NO CUIDADO A PACIENTES IDOSOS COM DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS

Por:   •  14/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.487 Palavras (6 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 6

                                           [pic 1]

                         UNIVERSIDADE MAURÍCIO DE NASSAU

                                            ELOMAR FÉLIX RIBEIRO

O PAPEL DA ENFERMAGEM NO CUIDADO A PACIENTES IDOSOS COM DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS

                                   

                                                 

                                                        Parnaíba

                                                            2018                     

                                             ELOMAR FÉLIX RIBEIRO

O PAPEL DA ENFERMAGEM NO CUIDADO A PACIENTES IDOSOS COM DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS

Projeto de pesquisa, apresentado a Universidade Maurício de Nassau, como parte das exigências para a obtenção do título de bacharel em enfermagem.

Orientador: Prof. Keyla Maria Gomes Moreira Coelho

                                                        Parnaíba

                                                           2018

                                                       SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA DA PESQUISA COM APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA        3

1.2 INTERESSE PELO OBJETIVO DE ESTUDO        4

1.3 JUSTIFICATIVA/ RELEVÊNCIA DO ESTUDO        5

1.4 OBJETIVOS (GERAL E ESPECÍFICO)        6

        


  1. INTRODUÇÃO

1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA DA PESQUISA COM APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA

Nos últimos anos, o aumento da população idosa tem sido marcante. Esse fato dá-se por causa de diminuição da taxa de natalidade e do aumento da expectativa de vida da população, determinado pela melhoria das condições de sobrevivência em algumas regiões do globo (BRAGA; GALLEGUILLOS, 2014).

A incapacidade física encontra-se entre os principais problemas que afetam essa faixa etária, tendo como fator de causa principal as doenças crônicas, que acabam por dificultar na realização de atividades simples e diárias. Com isto, por meio de ações e políticas públicas, o Brasil vem tentando garantir os direitos à saúde dos idosos, a fim de que estes possam usufruir de um envelhecimento com qualidade. Porém, ainda encontra dificuldades.

Surgiu então o estatuto do idoso, com a finalidade de reafirmar os direitos das pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Decretado pela Lei nº 10.741, de 1º de outubro 2003, este estatuto possui como principal escopo garantir aos idosos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, tais como a preservação de sua saúde física e mental em condições de liberdade e dignidade.

A enfermagem gerontológica, é a especializada nos cuidados do idoso, e deverá possuir profissionais capazes de desenvolver atitudes efetivas à saúde dessa classe. A gerontologia cuida da personalidade e da conduta dos idosos, levando em conta todos os aspectos ambientais e culturais do envelhecimento. A assistência prestada à pessoa idosa está diretamente ligada às suas necessidades de saúde, de cuidados e de bem-estar.

Em razão de suas debilidades, decorrentes do processo de envelhecimento, é certo que o idoso necessita de cuidados especiais, não apenas no âmbito familiar, mas também no hospitalar, partindo dos profissionais de saúde e, mais especificamente, como será tratado neste trabalho, dos enfermeiros.

Na atenção básica, o enfermeiro, como membro da equipe de saúde, deve analisar as informações coletadas na consulta de enfermagem e elaborar o plano assistencial, estabelecendo metas e participando ativamente do cuidado prestado ao idoso, abordando mudanças físicas consideradas normais e identificando precocemente as alterações patológicas (PAPALÉO NETTO, 2002).

Entre os principais problemas que afligem a população idosa, ganham destaque as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), patologias multifatoriais que progridem durante a vida, sendo caracterizada como um sério problema de saúde pública. Vale lembrar que DCNT são as doenças que mais causam limitações, baixa produtividade, impacto na funcionalidade, redução na qualidade de vida e ainda podem ocasionar morte prematura (SILVA, 2015; LIMA; VALENÇA; REIS, 2016).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (110.7 Kb)   docx (36.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com