TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ERRO DE PRESCRIÇÃO MÉDICA EM PACIENTES ONCOLÓGICOS

Por:   •  23/3/2016  •  Artigo  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A dispensação é o ato farmacêutico de distribuir um ou mais medicamentos a um paciente em resposta a uma prescrição elaborada por um profissional autorizado. Trata-se de uma oportunidade para o farmacêutico contribuir para o uso racional de medicamentos, pois na interação com o paciente é possível identificar a necessidade do mesmo e orientar tanto sobre o medicamento quanto sobre educação em saúde, atuando desta forma como um agente de saúde (LINS; CAZZAMALI; ZANCANARO, 2012).

A prescrição medicamentosa geralmente inicia com o agente farmacológico segundo a Denominação Comum Brasileira (DCB) e, na falta dessa, a Internacional (DCI), sendo que o nome genérico é obrigatório no (Sistema Único de Saúde) o SUS. A forma farmacêutica, sua concentração e quantidade total de medicamentos a ser fornecida, sempre em função de dose e duração do tratamento, devem ser especificadas e registra-se a via de administração e determina-se o intervalo entre doses e a duração do tratamento (GALATO et al, 2008).

Quando uma prescrição não apresenta a concentração do medicamento, forma farmacêutica e via que será administrada, não pode ser dispensada, pois cada medicamento pode apresentar várias concentrações diferentes, várias formas de administração e formas farmacêuticas (LINS; CAZZAMALI; ZANCANARO, 2012). A posologia é um dado importante a ser considerado nas prescrições, pois por ausência de dose um paciente que usar posologia inferior de um medicamento corretamente pode não alcançar as metas farmacoterapêuticas estabelecidas e, em consequência, abandonar o tratamento (LEÃO et al, 2012).

No momento da entrega do medicamento, nesse contexto, o farmacêutico deverá ter o cuidado de confirmar com o comprador o entendimento das informações repassadas e nunca se esquecer de conferir os dados contidos na prescrição com o(s) medicamento(s) aviado(s), conferindo a identidade do medicamento, a concentração e a quantidade necessária para o tratamento(LEÃO et al, 2012).

Os farmacêuticos são fundamentais para garantir o uso racional e seguro dos medicamentos, bem como alertar quanto aos erros de medicação e como preveni-los. Dessa forma, esse profissional deve exercer com prudência, consciência e responsabilidade o papel de garantir que o tratamento esteja prescrito corretamente, beneficia o tratamento do paciente com qualidade e segurança (LINS; CAZZAMALI; ZANCANARO, 2012).

A Atenção Farmacêutica é um modelo de prática profissional que consiste na provisão responsável da farmacoterapia com o propósito de alcançar resultados concretos em resposta à terapêutica prescrita, que melhorem a qualidade de vida do paciente (Pereira; Osvaldo, 2008).

É a interação direta do farmacêutico com o usuário, visando uma farmacoterapia racional e a obtenção de resultados definidos e mensuráveis, voltados para a melhoria da qualidade de vida5. As reações adversas a medicamentos se constituem num problema importante na prática do profissional da saúde. Causam sofrimento e piora na qualidade de vida, necessidade de exames diagnósticos e tratamentos adicionais e dificuldades no manejo de diferentes condições clínicas, além de aumento de custos, número de hospitalizações, tempo de permanência no hospital e, eventualmente, mortalidade. A adoção de medidas simples, como a implantação do novo modelo de receituário pode reduzir os erros relacionados à prescrição de medicamentos e com isso minimizar possíveis riscos, melhorando a qualidade do serviço prestado ao paciente (LUNARDI et al, 2009).

O câncer é um distúrbio celular marcado por alterações no processo de duplicação do DNA, resultando em proliferação celular alterada, de forma desordenada. Qualquer que seja a causa do câncer este é basicamente uma doença celular caracterizada por um desvio dos mecanismos de controle das células (LUNARDI et al, 2009). As medidas adotadas pelos profissionais para que possam acompanhar o processo de tratamento oncológico é feita através de atualizações de farmácia clinica. Eles relataram ainda que para todo paciente existem registros que informam todos os procedimentos feitos no hospital

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com