TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL ENFERMEIRA FRANCISCA SAAVEDRA

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.843 Palavras (8 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICO DO AMAZONAS – CETAM

ESCOLA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL ENFERMEIRA FRANCISCA SAAVEDRA

 

ERIVAN NUNES RIBEIRO

JOSIAS OTNI DE SOUSA RIBEIRO

SISTEMA KELL

MANAUS

2014

ERIVAN NUNES RIBEIRO

JOSIAS OTNI DE SOUSA RIBEIRO

        

SISTEMA KELL

Trabalho como requisito parcial para obtenção da nota para a Disciplina de Imuno- hematologia II - Curso Técnico em Hemoterapia do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas – CETAM.

Manaus

2014

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÀO        04

2.SISTEMA KEEL         05

2.1 CARACTERÍSTICA        06

2.2 BASE MOLECULARES        06

2.3 FUNÇÕES FISIOLOGICAS        06

2.4 DISTRIBUIÇÃO / FREQUENCIA DOS ANTÍGENOS        06

2.5  FENOTIPOS RAROS        007

2.6 CARACTERÍSTICA SOROLOGICAS IMPORTANTES        .08

2.7  ANTICORPO DO SISTEMA KELL        08

2.8 COMPORTAMENTO SOROLOGICO         09

2.9 OUTROSD ANTICORPOS         09

3. CONCLUSÃO         10

4. REFERÊNCIAS BIOBLIOGRÁFICAS        11

  1. INTRODUÇÃO

Com o advento do grande avanço tecnológico do século XX, uma das maiores inovações na área médica foi a identificação dos antígenos eritrocitários, bem como a descoberta de sua vital importância na prática transfusional, destaca se que desde  que o Sistema ABO foi descoberto em 1900 pelo cientista austríaco Karl Landsteiner, já foram descobertos mais de 250 diferentes antígenos eritrocitários, organizados em sistemas, grupos e coleções. Os sistemas de grupos sanguíneos são caracterizados pela presença ou ausência de antígenos na membrana eritrocitária. Estes antígenos possuem características polimórficas bem definidas como parte integrante dos componentes da membrana; estas são as principais causas das mudanças nas práticas hematológicas, influênciando principalmente nos diagnósticos laboratoriais, é relatado que estes anticorpos são classificados como regulares ou irregulares. Os anticorpos regulares (Sistema ABO) desenvolvem se naturalmente após o nascimento. Os anticorpos irregulares são adquiridos em decorrência de transfusões ou gestações incompatíveis. Transfusões repetidas predispõem à aloimunização, que é o fenômeno imunológico de sensibilização a antígenos presentes nas células do sangue, incluindo as plaquetas e os leucócitos e a antígenos tecidulares de histocompatibilidade chamados antígenos HLA.

Os antígenos eritrocitários são estruturas genéticas e definidas por sequência de aminoácidos específicos ou por carboidratos ligados à essas proteínas ou lipídios, sendo que o grupo ABO é composto de carboidratos e os grupos Duffy, Rh, MNSs, Kell, Kidd e Lewis, são compostos por proteína. O grupo sanguíneo é herdado geneticamente, porém não existe um gene específico que codifique os sistemas, e sim, um gene que codifica açúcares que formarão os antígenos. A uma descrição e levantamento de dados para elucidar diferenças entre os sistemas sanguíneos importantes para politransfundidos, dando uma maior ênfase aos Sistemas Rh, Lewis, Duffy, Kell, MNS, e Kidd.

        

2 . O Sistema Kell

  O O Sistema Kell é um dos anticorpos irregulares com maior incidência em politransfundidos. Este foi o primeiro sistema a ser descoberto após a introdução de testes de antiglobulina humana, em 1946. Foi definido através do anticorpo anti-K (K1) encontrado no soro de uma paciente cujo nome era Sra. Kellacher, daí a origem do nome “Kell”. O símbolo adotado para tal sistema é o “KEL”, já que seu gene é denominado “KEL”. Este gene possui vários polimorfismos importantes na expressão dos antígenos, sendo que já foram associados 23 antígenos a este sistema. A localização deste gene se encontra no cromossomo 7q33. Fica demonstrado que a incidência do antígeno K varia de acordo com a etnia; sendo  menos encontrado em negros do que em brancos e extremamente raros em asiáticos, porém frequentemente encontrado em árabes. Sua classificação de anticorpo é da classe IgG, sendo reativo a 37ºC. A maioria de seus anticorpos é estimulada com a exposição dos eritrócitos através da gravidez ou transfusão.

2.1 - Características do Sistema Kell

  • Simbolo do sistema : KEL
  • Nome do gene: KEL
  • Classificação ISBT: 006
  • Numero de antígenos associados: Foram descritos até o momento 324 antigienos associados a esse sistema , que foram numerados até 35 (sendo 03 obsoletos) .
  • Sistema associado: Kx
  • Simbolo: XK
  • Classificaçào ISBT: 019 (antigo KEL15)
  • Composto de um único antígeno Kx (XK1)
  • Localização cromossômica: Cromossomo 7q33. Controla conjuntos de antígenos antitéticos: K(K1) / k(K2), Kpª (k3)/ Kp (K4)/Kp ͨ (K21), e Jsª (K6)/ Jsª (K7) – estes são os mais importantes. O gene XK  está no cormossomo Xp21 .1-Xp21 e codifica proteína XK, como o único antígeno Kx(XK1).

2.2 - Bases moleculares

Sistema polimórfico emque existem variações importantes na expressão dos antígenos . Esses polimorfismos estão associados a mutações de pontos que levam a substituição aminoácidos na proteínas . Atualmente existem cinco exemplos de antígenos antitéticos no sistema Kell. Os demais antígenos são expressões independentes: K e k ; Kpª, Kp e Kp ͨ; Jsª e Js ; K11 e K17 (Wkª); K14 e K24.

Pos.

K1

K2

K3

K4

K21

K6

K7

a.a.

(K)

(k)

kpª

kp

Kp ͨ

Jsª

Js

193

Metionina

Treonina

 

 

 

 

 

281

 

 

Troptofano

Arginina

glutamina

 

 

597

 

 

 

 

 

Profina

Leucina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (247 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com