TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Pesquisa Profissional - A Escola

Casos: Relatorio De Pesquisa Profissional - A Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  3.375 Palavras (14 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 14

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho apresentaremos opiniões de profissionais da área da educação (educadores) sobre os assuntos: Educação Infantil Tendo por objetivo, adquirir conhecimento com colegas que já estão em sala de aula.

Através da conversa com os educadores, podemos retirar muitas informações para o nosso aprendizado, o tempo de experiência que cada um deles tem nos mostrando que cada educador (professor) está sempre em constante pesquisa para poder aprimorar a sua maneira de ensinar, de passar o ensino para os alunos.

Com cada um podemos também observar a criatividade que é tão necessária para a vida de um professor, para atrair a atenção dos alunos, sendo assim o ensino mais eficaz.

A educação infantil corresponde à educação ministrada desde o nascimento até os 5 anos, aproximadamente. Considerada indispensável, ela oferece os fundamentos do desenvolvimento da criança em vários aspectos.

O objetivo deste estudo é analisar os efeitos positivos da importância da Educação Infantil no processo de aprendizagem do ser humano.

O professor pesquisador deve ter à sua disposição um conhecimento abrangente, que faça com que ele não se limite a conteúdos e sim, observe que é mais importante ter um conhecimento diferenciado desses conteúdos, favorecendo a efetivação da pesquisa em sua prática docente, buscando sempre novos conhecimentos, pois é preciso ser inovador e criativo perante alunos que estão sempre curiosos frente a novos conteúdos, contribuindo assim para a formação reflexiva de seus alunos.

A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi a de pesquisa de campo.

2. TRABALHANDO COM A EDUCAÇÃO INFANTIL

A educação tem várias definições. Pode-se dizer que a educação é um campo amplo de conhecimento, onde o indivíduo busca o aprendizado, busca aprender, é a formação que o intelecto do ser humano vai construindo através do conhecimento adquirido, no inovar, no criar, no aprender.

Educação está relacionada a vida em um todo, escola, casa, trabalho, no cotidiano de cada ser humano, por que , o ser humano irá sempre estar trocando conhecimento, trocando idéias.

Pode-se dizer também que educação é o desenvolvimento total do ser humano, corpo, mente, espírito, saúde, etc.

O ensino é a instrução que o ser humano vai recebendo no decorrer da sua caminhada, são informações adquiridas, é o aprendizado.

Com o ensino é que construímos nossas opiniões, nossos conceitos, porque sem o conhecimento do ensino, não conseguimos adquirir informações necessárias para uma boa aprendizagem.

Podemos afirmar que o ensino é uma forma sistemática de transmissão de conhecimentos, utilizadas para instruir, educar, socializar e construir novos conhecimentos.

A pesquisa pode ser definida como a busca por respostas.

O ser humano sempre estará buscando respostas para várias questões da sua vida, e a melhor forma de sanar essa inquietação, é através da pesquisa, da busca pelo conhecimento.

A pesquisa pode ser definida também como uma solução, pelo fato da pessoa estar procurando uma resposta para um determinado assunto, tem como objetivo buscar e recolher novos dados do assunto interessado.

2.1 - O PROFESSOR PESQUISADOR

A pesquisa é companheira dos professores, pelo fato de ser necessária para o seu cotidiano na escola. É muito importante o professor estar atento a pesquisa, pelo fato de que permite inúmeras reflexões dos aspectos pedagógicos.

Educar pela pesquisa promove a construção do conhecimento e aprendizados que superam a reprodução de informações .

Através da pesquisa o professor tem as suas duvidas sanadas para preparar aula, aprimorar o seu conhecimento, buscar o novo para por em prática na sala de aula.

O professor que se dedica a pesquisa tem muito mais a oferecer, buscando cada vez mais, se aprofundando nos assuntos, nas suas questões.

Na busca pelo “desconhecido”, o professor passa a ter uma atuação mais completa, por que essa busca o favorece em sala de aula, tendo maior desenvoltura nos assuntos pesquisados.

É através da pesquisa que o professor tem a possibilidade de motivar e despertar o interesse do estudante, tendo assim um resultado mais significativo no ensino.

A pesquisa só trás benefícios. Professor e aluno interagem melhor, há possibilidade de mais diálogo, incentiva a imaginação, proporcionando um clima de maior aprendizado em sala de aula.

O professor pesquisador, tem sempre a sua mente renovada, pelo fato de estar sempre procurando algo de novo para acrescentar em suas aulas, assim, melhorando a sua atuação como profissional do ensino, e também, o professor passa para o aluno um legado de estudo através da pesquisa, motivando e incentivando o aluno a ser um pesquisador.

2.2 – FUNÇÃO DA ESCOLA

A função básica da escola é garantir a aprendizagem de conhecimentos, habilidades e valores necessários à socialização do indivíduo. Estas aprendizagens devem constituir-se em instrumentos para que o aluno compreenda melhor a realidade que o cerca, favorecendo sua participação em relações sociais cada vez mais amplas, possibilitando a leitura e interpretação das mensagens e informações que hoje são amplamente veiculadas, preparando-o para a inserção no mundo do trabalho e para a intervenção crítica e consciente na vida pública. É necessário que a escola propicie o domínio dos conteúdos culturais básicos, da leitura e da escrita, das ciências, das artes, das letras. Sem estas aprendizagens, dificilmente ele poderá exercer seus direitos de cidadania. A escola, portanto, tem o compromisso social de ir além da simples transmissão do conhecimento sistematizado, preocupando-se em dotar o aluno da capacidade de buscar informações segundo as exigências de seu campo profissional ou de acordo com as necessidades de desenvolvimento individual e social. Precisamos preparar nossos alunos para uma aprendizagem permanente, que tenha continuidade mesmo após o término de sua vida escolar. Isto significa que em sala de aula devemos estar preocupados em desenvolver determinadas habilidades intelectuais sem as quais o aluno nunca será capaz de uma aprendizagem autônoma. É necessário a cada momento fazer o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com