TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação em Saúde á puérpera primípara quanto importância do aleitamento materno

Por:   •  3/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.603 Palavras (7 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa apresentar estratégias de incentivo à amamentação para que atinjam patamares mais elevados. Pode-se mencionar, por exemplo que as práticas educativas têm um intuito de melhorar a qualidade de vida e saúde garantindo acesso a bens e serviços de qualidade, visando a desenvolver tanto a capacidade individual quanto coletiva.

Dessa maneira, o papel da educação em saúde, traz o desempenho do profissional de saúde, torna um elemento básico para atividades educativas e mais humanizadas, trazendo os pontos que relaciona a identificação dos conhecimentos materno e práticas da amamentação, vinculando as necessidades apresentada, que permitirá planejamento e formulação de políticas com embasamento aos principais problemas sobre o aleitamento materno.(barbosa et,al 2016) .Sabemos que as atividades de educação em saúde precisam se fundamentar no princípio da pluralidade de saberes como um dispositivo para troca mútua e a reconstrução do conhecimento, nesse sentindo os benefícios proporcionados pela pratica adequada da amamentação, entretanto, ainda existem muitos fatores que impedem a realização dessa prática. (FONSECAMACHADO et al., 2014)

Nesse contexto o trabalho aqui proposto tem como objetivo analisar e compreender de qual modo podemos descrever e desenvolver essas atividades educativas promotoras do aleitamento materno auxiliando a mãe de primeira viagem, identificando suas inseguranças e quebrando algumas lacunas que impede de amamentar.( Pimpão et al 2016).

2. JUSTIFICATIVA

A realização deste trabalho surgiu no intuito de trabalhar um tema considerado de certa forma comum aleitamento materno Sabe-se que o puerpério é um momento único para a mulher e deve ser vivido positivamente pela mesma, e a enfermagem está em uma posição de privilégio, pois é ela quem realiza o atendimento a esta mulher e seu bebê incorporando o cuidar de uma forma humanizada e buscando uma assistência de qualidade. Por este motivo,é de fundamental importância que estas orientações e ensinamentos, em relação ao aleitamento materno.

Diante do exposto, de que muitas vezes o cuidado e a importância do aleitamento materno ocorre de forma ineficaz pela falta de informação mãe de primeira gestação,da família e que estas condutas podem acarretar sérios problemas aos neonatos,inclusive o desmame precoce.

papel do enfermeiro, como promotor da saúde, realizando estas orientações,

reconhecendo e mostrando as consequências do cuidado incorreto, de forma que a puérpera se sinta segura e capaz de amametar seu filho

o bjetivo do o projeto busca compreender através da abordagem dos autores citados que educação em saúde surgiu com objetivo de levar orientação adequada e correta.

DELIMITAÇÃO DO TEMA

A realização deste trabalho surgiu no intuito de trabalhar um tema considerado de certa forma comum :Educação em saúde á puérpera primípara quanto importância do aleitamento materno, mas buscamos utilizar

uma abordagem diferente das encontradas nas publicações disponíveis atualmente.

PROBLEMA DE PESQUISA

Quais as falhas de educação em saúde que ocorrem frequentemente á uma puérpera quanto importância ao aleitamento materno

3. OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

Compreender quais são as falhas de educação em saúde que ocorrem com maior frequência as puérperas sobre o aleitamento materno

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer as falhas em ações educativas sobre o aleitamento materno.

Compreender os aspectos de medos que envolvem as puérperas, diante do aleitamento materno segundo publicações existentes.

Neste contexto fica claro que o projeto busca compreender através da abordagem dos autores citados que educação em saúde surgiu com objetivo de levar orientação adequada e correta .

Citar a principal complicação decorrente quanto a falta de corientação quanto o aleitamento materno

5. HIPÓTESES

Supõe-se que o acompanhamento do enfermeiro na assistencia do pré natal e puérperio mães primíparas ao aleitamento considerando que os programas de saúde, a enfermagem enfrenta desafios para conseguir promover a prática da amamentação, principalmente entre mães que tem seu primeiro filho e ainda não tem experiência, orientando, estimulando e buscando minimizar as influências que se opõem a essa prática.(Duarte et al 2015)

6. METODOLOGIA

O presente trabalho trata de um estudo de revisão bibliográfica de natureza qualitativa, com objetivo descritivo e explicativo, onde foram realizadas buscas em revistas e em plataformas de pesquisas bibliográficas como na Biblioteca Cientifica Eletrônica Online (SCIELO), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Além de Manuais e protocolos do Ministério da Saúde sobre o tema devido relevância do assunto

Houve a leitura exploratória e analise dos artigos pesquisados, onde foram verificadas informações coerentes ao assunto abordado. Após a leitura dos resumos, foram identificados 5 (cinco) artigos que estavam relacionados ao tema. Foi respeitado os seguintes critérios : terem sido publicados em língua portuguesa, terem sido publicados entre os anos 2014 a 2018.

Todos os arquivos voltados para o assunto foram analisados após a primeira leitura,

em contexto seletivo, conforme sua importância, de acordo com as citações, tornando necessário à busca das fontes originais para obtenção de dados de forma fidedigna para confirmar veracidade das informações.

Referencial teórico

Diante da pesquisa realizada, para melhores entendimentos categorizamos o assunto em capítulos:

Educação em saúde na enfermagem

Pode se dizer que educação em saúde representa todos níveis de atenção, considera que na atenção primária

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com