TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista Com Médico Da Família / Atenção Primaria A Saúde

Por:   •  19/5/2023  •  Relatório de pesquisa  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 2

Polo Freguesia do Ó

Curso: Enfermagem

Nome: Lucio Cesar Ribeiro     RA: 2213127

 

ENTREVISTA COM MÉDICO DA FAMILA / ATENÇÃO PRIMARIA A SAUDE

Dr Rodolfo Luciano Galeazzi, é um médico da famila e nessa entrevista explicou muito bem a diferença entre medico da famila e clinico geral, hoje em dia as operadoras de saúde tem investido muito no medico da familia, tentando trazer de volta aos dias de hoje a antiga tradição de antigamente em que nossos antepassados tinham em confiar toda a famiia a um profissional médico, esse medico atendia de zero a 100 anos, ele acompanhava desde os bebes até os parentes mais idosos. Cuidava da saude como um todo, tinha cponhecimento de todas as especializações medicas, dando assim um atendimento mais amplo e humanizado ao paciente.

Hoje uma das propostas do Dr Rodolfo é que a pessoa seja acompanhada pelo mesmo médico desde o nascer até se possivel o falecimento dessa pessoa, o medico da familia tem ao seu lado uma equipe de enfermagem composta por uma enfermeira(o) da familia e um técnico de enfermagem da familia. Esse profissionais da enfermagem tem um papel fundamental para uma boa assistencia e funcionamento da proposta do medico da familia, cabe ao enfermeiro(a) captar, entrevistar, realizar a triagem, realizar as consultas de enfermagem e após a consulta com médico da familia, traçar os planos de assistencia de enfermagem junto ao medico da familia, podendo assim acompanhar toda a evolução no tratamento daquele paciente. Compete ao enfermeiro da familia acompanhar as consultas, procedimentos, exames e estabelecer o vinculo entre o paciente e a atenção primaria a saude. Portanto o enfermeiro(a) e de extrema importancia para que o paciente tenha uma boa aceitação e adesão aos planos de cuidados da saude da familia.

CONCLUSÃO

Esse video foi muito interessante para agregar aos meus conhecimentos as diversas funções que a equipe da saude da familia pode ter junto aos pacientes que aderem ao tratamento, pude assim entender a importancia da presença do enfermeiro(a) nessa equipe, pois o primeiro contato do paciente com a saude da familia será pela captação do enfermeiro(a), e depois esse vinculo PACIENTE x SAUDE DA FAMILIA será sempre realizado pela atuação do enfermeiro(a) no acompanhamento desse paciente dentro do projeto da saude da familia.

Aprendi que posso ser uma das partes mais atuantes na adesão e acompanhamento dos pacientes no programa da saude da familia, pois como enfermeiro terei atuação direta junto a esses pacientes.

REFERENCIAS

Link do video: https://www.youtube.com/watch?v=Q80hsSs6Lvg

Rodolfo Luciano Galeazzi

Coordenador Médico - APS Digital - Grupo Fleury

Professor-Preceptor do Internato do quinto e sexto ano em Atenção Primária à Saúde (APS).

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (1.9 Mb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com