TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Equipamentos de proteção

Por:   •  30/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.075 Palavras (5 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho de equipamentos e proteção

• Qual é a dose máxima de radiação que pode ser exposto??

R: A dose efetiva anual não deve ser exceder 20mSv em qualquer período de 5 anos consecutivos não podendo exceder 50mSv em um ano.

• Cite doenças comuns nas quais as pessoas que estão expostas a radiação??

R: Efeitos imediatos: alem do mal-estar que pode acontecer após o termino, também pode ocorrer dentro de poucas horas ate algumas semanas após irradiação.

Ex: Radiodermite (inflamação cutânea resultante da ação de radiação ionizante) Queimaduras.

Efeitos tardios: ocorrem muito tempo (anos ou décadas) após irradiação

Ex: Câncer... Leucemia nas vitimas de Hiroshima e Nagasaki, também foi responsável por mortes e mutilação e incapacitação de inúmeras pessoas em Goiânia .

• Defina o método de redução a exposição da radiação??

R: Habitos de trabalho: Utilizar sempre as técnicas adequadas para cada tipo de exame, evitando a necessidade de repetição.

Sempre posicionar-se atrás do biombo ou na cabine de comando durante a realização do exame, usando o aparelhos moveis de Raios X o profissional das técnicas radiológicas deve aplicar, da melhor maneira os conceitos de radioproteção (Tempo, Blindagem e distancia), sempre utilizar acessórios plumbíferos e o dosímetro por fora do avental nos exames em que seja necessário permanecer próximo ao paciente.

As portas de acesso de instalações fixas devem ser mantidas fechadas durante as exposições.

• Como é chamado o parelho que mede a dose de radiação usado pelo técnico??

R: Dosímetro

• Quais são os protetores de uso do paciente??

R: São os que contem chumbo, para cada exame um diferente, tem colete, colar, luvas e óculos.

• Como funciona o dosímetro??

R: O dosímetro (TLD) que é composto de cristais que possuem uma propriedade, chamada de termolumenescente, ou seja quando estes são aquecidos durante um curto período de tempo a uma certa temperatura, eles emitem luz ultravioleta, cujo intensidade é proporcional á dose da radiação incidente.

• O que é levantamento radiométrico??

R: São um conjunto de medidas de exposição realizadas no intuito de avaliar os níveis de radiação nas vizinhanças da sala de exames, atrás do biombo de proteção, blindagem, etc... e compará-los com os limites de doses estabelecidas pelas normas vigentes. O laudo radiométrico tem validade de 4 anos, desde que não haja mudanças na sala, no aparelho de Raios X.

• Qual idade mínima para se trabalhar na área de radiologia por causa da exposição??

R: 18 anos, é proibida a exposição ocupacional de menores de 16 anos.

• O que é proteção radiológica??

R: É o conjunto de medidas que visa proteger o homem, seus descendentes e seu meio ambiente contra possíveis efeitos indevidos causados por radiação ionizante. Essas medidas estão fundamentadas em três princípios básicos: Justificação da pratica. Otimização e Limite de dose.

Justificação - Nenhuma prática deve ser autorizada a menos que produza suficiente beneficio para o individuo exposto ou para a sociedade.

Otimização – O principio da otimização implica em que as exposições devem manter o nível de radiação o mais baixo possível.

Limite de dose – As doses de radiação não devem ser superiores aos limites estabelecidos pelas normas de radioproteção de cada país!

• Defina o que é síndrome de radiação??

R: São sintomas que indicam alterações profundas no organismo humano devido a exposições que resultam em doses absorvidas elevadas em partes do corpo ou em sua totalidade;

Ex: vômitos, diarréia, insuficiência respiratória, coma.

• Qual foi o acidente ocorrido no Brasil com radiação??

R: Um ano e meio após o desastre de Chernobyl, aconteceu o acidente de Goiânia, onde catadores de sucata abriram a golpes de marreta uma peça de equipamento hospitalar para radioterapia de 120 quilos (vida útil 30 anos), abandonado em um terreno contento aproximadamente 19Grs de Césio-137, com um pó aglomerado azul que brilhava na falta de luz. Quando o acidente foi descoberto enviaram policiais e bombeiros, sem proteção adequada para isolar a área, os quais também foram contaminados, as vitimas tiveram suas residências e pertences destruídos, calcula-se que mais de 60 pessoas foram vitimas fatais e em torno de 6 mil foram contaminadas.

• O que é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com