TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Erros de enfermagem

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  906 Visualizações

Página 1 de 3

Enfermeira é investigada por erro ao aplicar remédio em olhos de bebê

             Essa fatalidade ocorreu na cidade de São Paulo no Hospital do Servidor Municipal, onde uma enfermeira de 48 anos com 26 anos de profissão instilou nitrato de prata a 50%  nos olhos de um RN, sendo que o correto seria o de 1%, levando em conta que o de 50 % é utilizado para queimar verrugas.

             O caso foi muito divulgado, devido ao risco da criança ficar cega. O médico disse relatou que havia algo de muito estranho com os olhos da criança e que eles estavam muito escuros, sendo assim o encaminhou para o Hospital São Paulo, onde ele foi submetido à cirurgia. Segundo informações passadas pelo Hospital, o estado de saúde da criança é bom, porém não se tira a possibilidade de vir a ficar cego ou com a visão parcialmente comprometida.

             A secretaria de saúde da região informou que todos os envolvidos no caso foram afastados do cargo, inclusive os técnicos em farmácia que forneceram a medicação sem constatar a concentração, e também foi instaurada uma comissão de investigação preliminar que interrogara todos os envolvidos, o prefeito toma em nota que todos serão punidos.

              Para o delegado, tanto a enfermeira quanto os técnicos cometeram erros grotescos, o pior de tudo é que espertamente a enfermeira não checou a prescrição médica, após ter notado o erro, relatou que tentou retirar o excesso de nitrato de prata dos olhos do RN, porém foi impedida pela médica, ainda tentou jogar a culpa na técnica de enfermagem, relatando que a mesma teria retirado o nitrato da geladeira deixando-o perto dela, induzindo ao erro, e relatou também ter sido induzida pelos profissionais da farmácia que entregaram a medicação errada. O problema é que ela deveria ter lido o que esta aplicando e não leu, e como regra na profissão de enfermagem, temos que checar as medicações feitas no ato, e relatar tudo, o que ele não cumpriu e também irá responder por isso.

          Com referencia no lauda da criança após a saída dela do hospital o delegado poderá pedir o indiciamento ou não dos envolvidos. Em caso de lesão corporal culposa - quando não há o dolo -, não há indiciamento, por ser um crime de menor potencial ofensivo.

Implicações Éticas

           Que houve imprudência, isso é fato, agora com base no código de ética dos profissionais de enfermagem isso infringe no-Art. 12 – Assegurar à pessoa, família e coletividade assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência.

                      Onde o não cumprimento do mesmo traz inicialmente de acordo com as aplicações de penalidades do mesmo código de ética, apenas advertência verbal, e conforme dito judicialmente, não há indiciamento em caso de lesão corporal culposa, por ser um crime não intencional

Correção do Erro

                Eu não diria que a enfermeira teria tido a intenção, devido a  tantos anos de profissão e nenhum erro cometido, infelizmente erros acontecem, porem quando se trata de saúde tudo se torna mais alarmante por estar colocando em risco a vida do meu próximo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (75 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com