TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégia de Saude Da Familia

Por:   •  23/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.485 Palavras (6 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 6

Centro Universitário São Camilo

Curso de Enfermagem

Daiane Rocha Almeida

Diego Gonçalez Thomaz

Gabriella Gomes

Gabrielle Oliveira

Victória Nogueirol

Thais F. Varini

Thyago F. Fernades

Estratégia De Saúde Da Família

São Paulo

2015

Daiane Rocha Almeida

Diego Gonçalez Thomaz

Gabriella Gomes

Gabrielle Oliveira

Victória Nogueirol

Thais F. Varini

Thyago F. Fernades

Estratégia De Saúde Da Família

Trabalho Processual de Promoção de Saúde do Curso de enfermagem do Centro Universitário São Camilo, ministrado pela Dra. Ivonete S. G. Kowalski, com requisito para obtenção de nota processual.

São Paulo

2015

  1. INTRODUÇÃO

A estratégia de Saúde da Família é um projeto dinâmico do SUS, iniciado no ano 1994, tem apresentado um crescimento expressivo nos últimos anos, sendo entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde.  Essas equipes atuam com ações de promoção de saúde, prevenção, recuperação e reabilitação de doenças da comunidade. As mesmas são responsáveis pelo acompanhamento de um numero definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada.

A Saúde da Família como estratégia, tem gerado um importante movimento com o intuito de reorganizar o modelo de atenção no SUS e tem produzido resultados positivos nos principais indicadores de saúde das populações assistidas as equipes saúde da família.

  1. Equipes de Saúde

O trabalho de equipes da Saúde da Família é o elemento-chave para a busca permanente de comunicação e troca de experiências e conhecimentos entre os integrantes da equipe e desses com o saber popular do Agente Comunitário de Saúde. As equipes são compostas, por, um médico de família, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e 6 agentes comunitários de saúde.

Quando ampliada, conta ainda com: um dentista, um auxiliar de consultório dentário e um técnico em higiene dental.  Cada equipe se responsabiliza pelo acompanhamento de cerca de 3 mil a 4 mil e 500 pessoas ou de mil famílias de uma determinada área, e estas passam a ter corresponsabilidade no cuidado à saúde. A atuação das equipes ocorre principalmente nas unidades básicas de saúde, nas residências e na mobilização da comunidade, caracterizando-se: como porta de entrada de um sistema hierarquizado e regionalizado de saúde; por ter território definido, com uma população delimitada, sob a sua responsabilidade; por intervir sobre os fatores de risco aos quais a comunidade está exposta; por prestar assistência integral, permanente e de qualidade por realizar atividades de educação e promoção da saúde.  E, ainda por estabelecer vínculos de compromisso e de corresponsabilidade com a população; por estimular a organização das comunidades para exercer o controle social das ações e serviços de saúde; por utilizar sistemas de informação para o monitoramento e a tomada de decisões por atuar de forma Inter setorial, por meio de parcerias estabelecidas com diferentes segmentos sociais e institucionais, de forma a intervir em situações que transcendem a especificidade do setor saúde e que têm efeitos determinantes sobre as condições de vida e saúde dos indivíduos- famílias- comunidade.

  1. Agentes Comunitários de Saúde

O programa de agente comunitário da saúde(ACS), é atuar em um mundo onde um conjunto de trabalhadores diversos se encontra para produzir cuidado à saúde da população. As ações dos agentes comunitários de saúde são acompanhadas e orientadas por um enfermeiro/supervisor em uma unidade básica de saúde.

Os agentes comunitários de saúde podem ser encontrados em duas situações distintas em relação à rede do SUS, uma das situações que os agentes são ligados é a uma unidade básica de saúde ainda não organizada na lógica da Saúde da Família, e a outra é ligados a uma unidade básica de Saúde da Família como membro da equipe multiprofissional.

O seu trabalho é considerado uma extensão dos serviços de saúde dentro das comunidades, realizado em domicílios do território designado por uma Unidade Básica de Saúde.

Seus serviços são como: Realizar mapeamento de sua área, cadastrar as famílias e atualizar permanentemente esse cadastro, identificar indivíduos e famílias expostos a situações de risco, orientar as famílias para utilização adequada dos serviços de saúde, encaminhando-as e até agendando consultas, exames e realizar ações e atividades, no nível de suas competências, na áreas prioritárias da Atenção Básicas, realizar, por meio da visita domiciliar, acompanhamento mensal de todas as famílias sob sua responsabilidade, estar sempre bem informado, e informar aos demais membros da equipe, sobre a situação das família acompanhadas, particularmente aquelas em situações de risco, desenvolver ações de educação e vigilância à saúde, com ênfase  na promoção da saúde e na prevenção de doenças, Promover a educação e a mobilização comunitária, visando desenvolver ações coletivas de saneamento e melhoria do meio ambiente, entre outras, traduzir para a ESF a dinâmica social da comunidade, suas necessidades, potencialidades e limites, identificar parceiros e recursos existentes na comunidade que possa ser potencializados pela equipe.

4.Valorização Profissional

O Ministério da Saúde valoriza a formação dos trabalhadores como um elemento para o processo de qualificação dos profissionais para força de trabalho no sentido de contribuir para a efetivação da política nacional de saúde. 

Ao invés de trabalhar em um hospital onde existe uma sensação de segurança tecnológica e estrutura, os profissionais percebem que a sua prática é transformada a partir de sua entrada em uma realidade em que não foram preparados e os coloca em uma situação desafiadora, quando começam os serviços percebem que as famílias atendidas acolhem, valorizam e reconhecem, o trabalho feito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (130.4 Kb)   docx (301 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com