TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrategia Saude Da Familia

Artigo: Estrategia Saude Da Familia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  2.608 Palavras (11 Páginas)  •  858 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

A Estratégia Saúde da Família é um modelo assistencial da Atenção Básica, que tem por finalidade o trabalho assistencial primário, esta equipe é composta por vários profissionais que têm funções diferentes e desenvolve ações de saúde num território definido, com foco nas famílias cadastradas e considerando que cada indivíduo deve ter respeitado o seu contexto social, econômico e ambiental.

A Estratégia da Saúde da Família teve inicio em 1994 com a nomenclatura de Programa Saúde da Família, ou popularmente PSF.

O PSF, implantado pelo Ministério da Saúde, em 1994, vem sendo adotado em nível nacional como estratégia de reorganização da atenção à saúde, partindo da mudança do modelo da atenção básica.

A Estratégia de Saúde da Família objetiva reverter o quadro de modelo assistencial, que lida com o tratamento da doença de forma emergencial, na maioria das vezes em grandes hospitais.

Uma das demandas do PSF é o retorno da inclusão dafamília como partícipe do processo saúde-doença e em cujo espaço busca-se o desenvolvimento de ações preventivas, curativas e de reabilitação. (OLIVEIRA et al, 2006, p. 728)

A Estratégia da Saúde da Família pode ser definida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, que operacionaliza devido à implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada.

O trabalho efetuado pela equipe multidisciplinar pode ser considerado como uma hipótese de orientação e reorganização de processo de trabalho na Estratégia da Saúde da Família objetivando transformações nas ações mediante o enfrentamento do processo saúde/doença da população atendida, alcançando uma interação maior entre os profissionais e as atividades desenvolvidas.

O trabalho multiprofissional refere-se à recomposição de diferentes processos de trabalho que, concomitantemente devem flexibilizar a divisão do trabalho; preservar as diferenças técnicas entre os trabalhadores especializados; argüir a desigualdade na valoração dos distintos trabalhos e respectivos agentes, bem como nos processos decisórios e tornarem consideração a interdependência dos trabalhos especializados no exercício da autonomia técnica, dada a necessidade de autonomia profissional para a qualidade da intervenção em saúde. (PEDUZZI, 2000, p.6)

Conforme Araújo (2007) é mencionado que para a Estratégia de Saúde da Família provoque um processo de construção de novas práticas, considera-se necessário que os trabalhadores, dessa estratégia, pronunciem uma nova forma dedesenvolvimento do trabalho em equipe. Faz-se necessária a incorporação não apenas de novos conhecimentos, mas mudanças na cultura e no compromisso com a gestão pública, que garanta uma prática pautada nos princípios da promoção da saúde.

O trabalho em equipe é destacado no conjunto das características do PSF, como um dos pressupostos mais importantes para a reorganização do processo de trabalho e enquanto possibilidade de uma abordagem mais integral e resolutiva (BRASIL, 1997).

OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é apresentar a experiência de reorganização do trabalho em equipe na ESF 5 do distrito de Primavera desencadeado pela implantação do Projeto de Fortalecimento da Atenção Básica no Pontal do Paranapanema no período de novembro de 2010 a junho de 2012.

METODOLOGIA

Trata-se de um relato de experiência ocorrido na ESF 5 de Primavera, por ocasião da implementação do projeto de Fortalecimento da Atenção Básica ocorrido entre os meses de novembro de 2010 e junho de 2012 e segue as recomendações utilizadas usualmente para estudos dessa natureza.

Segundo Lacakatoset et al. (2003), o método é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que permitem alcançar o objetivo, traçando o caminho a ser seguido.

RESULTADOS

O presente estudo apresenta como resultados obtidos o relato que segue sobre a vivência e a experiência adquirida no período compreendido entre novembro do ano de 2010 à junho do ano de 2012.

No mês de novembro de 2010 foi implantado nas ESF dos municípios de Rosana, Euclides da Cunha e Teodoro Sampaio, ambos localizados na região do Pontal do Paranapanema, no estado de São Paulo, um projeto piloto de fortalecimento da atenção básica, tendo como foco o trabalho através de metas construídas de forma conjunta entre os profissionais com as equipes de trabalho, gestores do estado e dos municípios. O projeto tinha como objetivo a fixação dos profissionais nas equipes devido à alta rotatividade dos mesmos na região em virtude dos baixos salários oferecidos, e também o fortalecimento da atenção básica, com melhorias nos indicadores de saúde, diminuindo o fluxo para os atendimentos secundário e terciário.

O projeto foi introduzido inicialmente com a inclusão dos médicos e enfermeiros, porém com a intenção de ser estendido para todos os profissionais das equipes.

Foram então propostas metas de trabalho construídas com base nos indicadores de saúde, onde alguns deveriam ser melhorados e outros mantidos.

A proposta salarial foi estabelecida em duas partes, sendo uma fixa e outra variável, e esta se subdividia em blocos de pagamento que levavam em consideração alguns aspectos como assiduidade do profissional, frequência no trabalho, nas preceptorias realizadas nas unidades e no curso de pós graduação realizado algumas vezes em Teodoro Sampaio e outras em Presidente Prudente, além do atingimento das metas de trabalho.

Sendo assim cada equipe montou sua forma de trabalho, tendo em vista inicialmente o cumprimento das metas e consequentemente melhora dos indicadores.

A ESF - 5 de Primavera é localizada dentro da cidade e abrange atendimento urbano e rural, sendo que uma parte é nos arredores da cidade e outra distante aproximadamente 8 km do Posto, bairro de pescadores às margens do rio Paranapanema.

Ao todo fazem parte desta ESF cerca de 4000 pessoas cadastradas.

A equipe na época era composta de 01 médica, 01 enfermeira, que trabalhavam na mesma equipe há 6 e 4 anos respectivamente, 07 agentes comunitários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com