TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios Farmacologia Básica

Por:   •  16/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  3.576 Visualizações

Página 1 de 4

Farmacologia Básica - UA01 - Princípios Básicos da Terapia Farmacológica

1)

Com relação aos princípios básicos da farmacologia, qual das informações abaixo está corretamente correlacionada à farmacocinética?

c)

A farmacocinética estuda o movimento do fármaco através do organismo, envolvendo absorção, distribuição, biotransformação e eliminação.

RESPOSTA CORRETA

A farmacocinética estuda o movimento do fármaco através do organismo.

2)

Um experimento laboratorial está sendo conduzido e um mamífero recebe injeção de um antagonista não competitivo do receptor de histamina. Qual das seguintes opções descreve melhor esse agente?

c)

O fármaco liga-se ao receptor, mas não onde a histamina se liga, e impede o receptor de ser ativado.

RESPOSTA CORRETA

Um antagonista não competitivo liga-se ao receptor em um local que não é o do agonista e torna-se menos eficaz, impedindo a ligação com agonista ou evitando a ativação.

3) Qual das declarações abaixo está corretamente relacionada à farmacodinâmica?

c)

A farmacodinâmica estuda o local e o mecanismo de ação e efeitos dos fármacos no organismo.

RESPOSTA CORRETA

A farmacodinâmica estuda essas ações.

4)

Um fármaco Y promove contração máxima do músculo liso cardíaco, semelhante ao ligante endógeno. O fármaco Y é considerado:

Agonista total.

RESPOSTA CORRETA

E) O agonista total mimetiza as ações do ligante endógeno e induz resposta máxima do órgão-alvo.

5)

Um homem de 45 anos recebe uma prescrição para asma em que o médico declara que há um índice terapêutico muito elevado. Qual declaração a seguir caracteriza melhor o fármaco no que diz respeito ao índice terapêutico?

d)

É improvável que o fármaco tenha qualquer efeito adverso grave.

RESPOSTA CORRETA

Um agente com um índice terapêutico elevado significa que a dose tóxica é muito mais elevada do que a dose terapêutica, e é menos provável que produza efeitos tóxicos em níveis terapêuticos.

Responsabilidades legais da enfermagem na prescrição e na administração dos medicamentos

1)

O preparo e a administração de medicamentos são processos pelos quais o profissional de enfermagem deverá estar atento para, dessa maneira, evitar erros, viabilizando ao máximo que o paciente receba corretamente o tratamento terapêutico. De acordo com os seus conhecimentos sobre esse assunto, é correto afirmar que:

e)

Em caso de dúvidas sobre o nome da medicação, verificar com o prescritor antes de administrá-lo.

RESPOSTA CORRETA

Antes de qualquer aplicação de um fármaco, é importante realizar a verificação dos nove certos para a administração de medicamentos, para, assim, prevenir qualquer falha nesse processo. Quanto ao armazenamento do fármaco, é extremamente vedado deixar os medicamentos ao alcance do paciente, evitando, assim, possíveis casos de superdosagem e/ou toxicidade. Quanto ao horário de administração de medicamento, deve-se sempre seguir a hora prescrita em receita médica e nunca prepará-lo se não for administrá-lo em seguida. Lembrando que, caso o profissional tenha alguma dúvida sobre o nome da medicação, deverá perguntar imediatamente ao prescritor antes de aplicá-la.

2)

Em um hospital, uma técnica de enfermagem, em seu primeiro emprego, administrou uma medicação de via enteral em via parenteral. Nesse caso, temos um exemplo de:

a)

imperícia.

RESPOSTA CORRETA

No caso em questão foi realizada uma atividade com a falta de conhecimento necessário para o exercício de sua profissão, caracterizando-o como imperícia. Todavia, imprudência é agir sem prever, precipitadamente, as consequências. Por fim, negligência corresponde à falta de atenção no agir, deixar de cuidar, omitir.

3)

“No sertão de Pernambuco é grande a indignação das mães de pacientes com câncer que fazem tratamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com