TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Farmacologia Da Nicotina

Artigo: Farmacologia Da Nicotina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  1.715 Visualizações

Página 1 de 3

Farmacologia da Nicotina

A nicotina é uma droga psicotrópica de uso comum, que pode ser obtida através do cigarro, adesivos ou até mesmo goma de mascar. Na farmacologia e interações com outros fármacos são pouco conhecida.

Sabe se que nas ações farmacológicas da nicotina são em geral imprevisíveis, pois acontecem, ao mesmo tempo, sobre vários sistemas efetores, com ações estimulantes e depressoras sequenciais e doses dependentes.

As ações da nicotina se fazem fundamentalmente através do sistema nervoso autônomo. A nicotina se liga a receptores colinérgicos nos gânglios autônomos, na medula adrenal, na junção neuromuscular e no sistema nervoso central. Ocorre uma resposta bifásica, em geral com estimulo colinérgico inicial, seguido de antagonista dependendo das doses empregadas. Pequenas doses de nicotina agem nos gânglios do sistema nervoso autônomo, inicialmente como estimulo a neurotransmissão e, subsequentemente, como depressor. As altas doses desta substância tem rápido efeito estimulante seguido de efeito depressor duradouro.

No sistema nervoso central, a nicotina age através de várias vias neuroquímicas e diferentes receptores. Libera acetilcolina, noradrenalina, vasopressina e beta endorfina. Inibe a liberação de substância P e hormônio estimulante alfa melanocítico. Ocorrem os efeitos sobre a seretonina dependem da via de administração e do local do cérebro estudado.

A nicotina, como tantas outras drogas, é causadora de dependência, pois irá ativar o sistema dopaminérgico mesolímbico. Estas ações aumentam o estado de atenção e sensação de bem estar, aumentam a capacidade de memória e provocam dependência.

Devido ás ações farmacológicas, a nicotina circulante administrada através de diferentes fontes, que já foram citadas, irá interagir com uma série de medicamentos, modificando sua ação ou exigindo maiores doses para sua ação plena.Alguns fármacos tendem a exigi a adequação das doses, como por exemplo o Benzodiazepínicos, que possui uma ação tranquilizadora com menor eficiência quando comparado a pessoas não fumantes.

Receptores nicotínicos

Os receptores nicotínicos são divididos em duas classes: são os musculares e neuronais. Os musculares são encontrados na junção neuromuscular esquelética, enquanto que os neuronais são encontrados em gânglios autônomos, assim como no cérebro (SNC), além de também estar nas terminações nervosas sensoriais.

Os receptores nicotínicos, tanto os musculares como neuronais, são canais iônicos regulados por neurotransmissores como acetilcolina e a nicotina. Pertencem ambos a família de cais que são ativados por neurotransmissores que incluem GABAa, GABAc, glicina e 5-HT3(receptor da seretonina).

Dependendo da sua localização, estes receptores diferem farmacologicamente entre si. O receptor muscular é uma estrutura pentamérica constituído por quatro subunidades distintas (alfa, beta, delta e gama).Os receptores neuronais são diversos e complexos, podendo ser constituídos por até oito subunidades distintas, porém o significado funcional desta diversidade permanece incerto.Tanto a nicotina como a acetilcolina ligam-se ao receptor em sítios que estão localizados na porção extracelular entre as subunidades alfa, gama e alfa, delta. Quando ocorre a ligação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com