TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios Sobre Teorias da Administração em Enfermagem

Por:   •  16/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

Exercícios sobre teorias da administração na enfermagem

Professora Bruna

Aluno: Wagner Souza

Turma 45

a) Quais são as teorias de administração e a sua importância para a enfermagem?

Teoria científica de Taylor (1903), nesta a administração é considerada uma ciência aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais.

Teoria clássica de Fayol (1916), trabalha principalmente na estruturação das estruturas.

Teoria das relações humanas (1932), tem a característica principal de enxergar o homem como um ser social e não apenas um ser econômico, diferentemente das teorias científica e clássica.

Teoria burocrática de Max Weber (1940), visa a eficiência da organização como seu objetivo básico e detalha como as ações deverão ser feitas, prevendo detalhadamente o funcionamento organizacional.

Teoria comportamental, baseia-se na preocupação do ser nas atividades organizacionais e não na estrutura.

Teoria contingencial de Mary Follett (1926), nesta é enfatizado as modificações que o ambiente externo pode causar na estruturação e organização de uma empresa e também usa a tecnologia como influência nos resultados.

Cada teoria usa uma parte de uma ciência como base, ao usarmos as teorias em conjunto elas organizam nosso ambiente de trabalho e seus colaboradores.

b) Qual o papel da hierarquia nas instituições?

A hierarquia serve para organizar e classificar cargos e funções, assim criando relações paralelas entre os subsistemas da instituição. A hierarquia estimula a produtividade do profissional de enfermagem.

c) Como está organizado o serviço de enfermagem nas instituições hospitalares?

Tem uma estrutura para o funcionamento e funções definidas para cada colaborador, para que saiba sua responsabilidade. O serviço de enfermagem nas instituições hospitalares tanto pública como privada  é organizado por uma chefia liderada por um enfermeiro em cada turno.

Este enfermeiro é responsável por coordenar seus subordinados técnicos e auxiliares de enfermagem.

d) Como é composta a equipe na atenção básica?

Na atenção básica temos as ESF que são composta por uma equipe coordenada por um enfermeiro que coordena técnicos de enfermagem, auxiliares e agentes de saúde.

e) Quais as possibilidades de atuação do técnico em enfermagem?

O técnico pode atuar na rede pública, dentro das equipes de saúde, sempre coordenados um enfermeiro responsável, em clínicas médicas como auxiliares dos médicos, entre outros locais. Sendo que nestes locais é sempre necessário que tenha um enfermeiro como responsável técnico.

f) O que é dimensionamento de enfermagem?

Nada mais é que o plano de organização e composição da equipe de enfermagem. Baseado nisso cada instituição analisa quantos profissionais serão necessários para os setores calculando a demanda para que haja a realização de suas atividades e cuidados. Essa é uma das funções empregada ao enfermeiro para que comunique a instituição conforme sua necessidade no setor.

g) O que é educação continuada e qual a sua importância?

A educação continuada tem suma importância na vida dos profissionais para que ele possa atualizar seus conhecimentos e isso aumenta a segurança do colaborador e sua eficácia na atuação dele com seus pacientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (27 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com