TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria De Enfermagem

Monografias: Teoria De Enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  1.413 Visualizações

Página 1 de 4

ocorre entre os campos humano e ambiental, sempre visa a diversidade e acomplexidade e que é vista em ritmos que não se repetem precisamente.

COMPARAÇÃO COM OUTRAS TEORIAS

O princípio da helicidade da homeodinâmica pode ser comparado aosda eqüifinalidade que tem uma meta e ao negentrópico que proporciona aossistemas abertos mecanismos que podem retardar ou interromper o processo demovimento dirigido à menor eficiência e crescimento. A troca ambiental podeproporcionar apoio para esses mecanismos.Outra comparação que surge é com o modelo de Roy que postulaque o nível de adaptação do indivíduo é uma função de interação entre osmecanismos de adaptação e o ambiente.O princípio da helicidade de Rogers postula que cada nova interaçãopromove mudanças inovadoras constantes. Por exemplo, quando uma mulher queé esposa e mãe se torna uma estudante universitária, essas novas interaçõespromovem mudanças e ajustes em seu autoconceito, isto é representativo daintegralidade.

TEORIA DE ROGERS E METAPARADIGMA DEENFERMAGEM

Martha Rogers fala sobre o metaparadigma de enfermagem.O ambiente é um campo de energia irredutível, indivisível, pandimensionalidentificado por padrões e integrado ao campo humano.A enfermagem é uma arte e uma ciência humanística e humanitária.O objetivo das enfermeiras é participar no processo de mudança de forma que aspessoas possam se beneficiar.A saúde não é vista como um estado na teoria de Rogers.

USO DOS PRINCÍPIOS DE ROGERS NO PROCESSO DEENFERMAGEM

Usando as diretrizes dos princípios da homeodinâmica, aenfermagem vai utilizá-las no processo de enfermagem. Para isso deve haver umenvolvimento tanto da enfermeira quanto do cliente no processo de enfermagem,então a enfermagem é trabalhar com o cliente, não para ou pelo cliente. Tal fatodemonstra a preocupação com o seu todo.

Na fase de investigação do processo de enfermagem, são coletadosfatos e opiniões sobre o indivíduo e o ambiente.A primeira série de perguntas reflete o princípio da integralidade. Apróxima série de perguntas reflete o princípio da ressonância e a última série deperguntas seria influenciada pelo princípio da helicidade.A investigação de enfermagem é então, uma investigação total doser humano e não apenas de seu estado físico ou mental. O principal é oindivíduo, não a doença. É então formada uma conclusão, que é o diagnóstico deenfermagem, segundo passo no processo de enfermagem.O diagnóstico de enfermagem proporciona direção para o resto doplano de cuidados de enfermagem. O enfoque sobre a integralidade exigeimplementação no ambiente assim como no indivíduo.A ressonância exige que o plano de enfermagem tenha como alvo asustentação ou a modificação das variações no processo de vida do ser humanocompleto. A enfermeira deve ajudar o indivíduo a mover-se em direção a um nívelde existência mais alto e mais diversificado.O planejamento de enfermagem na área da helicidade exige umaaceitação das diferenças do indivíduo como expressão de emergência evolutiva eque seja orientado para a promoção da repadronização dinâmica de todo o ser humano e isso inclui o relacionamento do indivíduo consigo mesmo e com oambiente de forma que todo o potencial do ser humano possa ser desenvolvido.O alvo do plano de enfermagem é a obtenção de um estado idealde saúde para o indivíduo, que pode não ser o ideal, mas é o máximo possívelpara a pessoa sendo este o enfoque da avaliação, fase final do processo. Apenasquando a meta de enfermagem foi atingida, as intervenções de enfermagempodem ser avaliadas como efetivas.O modelo

rogeriano

também pode ser aplicado às famílias, que podeincluir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com