TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A definição e a finalidade de uma teoria de enfermagem

Por:   •  29/4/2015  •  Ensaio  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  2.051 Visualizações

Página 1 de 2

A definição e a finalidade de uma teoria de enfermagem

Teoria é um conjunto de conceitos, definições, relacionamentos e hipóteses que projetam a visão sistêmica do fenômeno (POTTER; PERRY, 2006).

A teoria de enfermagem é a conceitualização de alguns aspectos da enfermagemcomunicados com a finalidade de descrever, explicar, diagnosticar e/ou prescrever cuidado de enfermagem. (MELLYS,1337)

         O trabalho científico envolvido no desenvolvimento da teoria é tal, uma vez identificado que uma destas teorias é relevante para uma ciência tal como a enfermagem, ela oferece justificativa ou razão bem fundamentada sobre como é por que os enfermeiros realizam determinadas intervenções.

Compõem uma teoria de enfermagem os conceitos, definições, fenômenos e suposições sendo que os conceitos, as definições e as suposições se dirigem aos fenômenos.

Conceitos: são formulações mentais de um objeto ou evento que resulta da experiência da percepção individual.

Suposições: são afirmações que descrevem conceitos ou ligam dois conceitos que sejam reais. Suposições são as ações “tomadas como certas” que determinam a natureza dos conceitos, definições, finalidades, relações e estrutura da teoria.

Fenômenos: as teorias de enfermagem focalizam o fenômeno da enfermagem e do atendimento de enfermagem. Um fenômeno é um aspecto da realidade que pode ser conscientemente sentido  ou experimentado. Exemplos de fenômenos de enfermagem incluem cuidado, autocuidado e reações do paciente ao estresse.

As teorias de enfermagem compõem os pilares para a cientificidade da profissão na atualidade, elas ajudam o enfermeiro a implementar o cuidado metodológico em sua rotina de trabalho. Cada teoria possui características específicas, estas juntas formam principalmente o cuidado como uma holística. Faz-se necessários o estudo das mesmas nortearem o cuidado frente aos paradigmas éticos, culturais e religiosos.

LIMA, Jorge Luiz. Teorias de Enfermagem, disponível em http://www.professores.uff.br/jorge/teorias.pdf acesso em 16 mar. 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com