TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Existem dois tipos de máscara laríngea

Por:   •  13/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 2

Existem dois tipos de máscara laríngea

• ML standard, tradicional

• ML reforçada, também designada por máscara P.C.D. (pescoço, cabeça e dentes), de características análogas ao tubo aramado e, como este, mais difícil de estabilizar. Está principalmente indicada para cirurgia otorrinolaringológica1, nomeadamente cirurgia das amíg

Técnica de introdução

A preparação da ML rege-se por princípios idênticos aos da preparação da sonda traqueal:

Inspecção: cor, assimetrias de insuflação, desinsuflação (seringa de 20-50 cc), fugas, balão teste, estrutura de abertura, lubrificação).

A desinsuflação dar-lhe-á um aspecto achatado e relativamente rígido, do qual vai depender a facilidade de introdução, Lubrifica-se com Gel, não necessariamente anestésico local, sobre a parte posterior.

Após indução anestésica, que deverá ser suficientemente profunda, uma mão sustentará a nuca do paciente em posição indiferenciada e a outra, segurando a ML “como um lápis” deverá introduzi-la na boca do paciente. O tubo da ML possui uma marca a preto (um traço) que deve estar orientada para o lábio superior, ficando a abertura da ML em relação com a língua. O indicador da mão que a segura deverá estar localizado a nível da junção entre o tubo e a máscara (ângulo de 30º) (Fig. 1-A). Esta será, então, rapidamente empurrada para baixo com o dedo indicador a encostá-la firmemente contra o palato duro e depois o mole, tanto quanto o permitir o comprimento do dedo e a abertura da boca

Técnica de introdução da ML.

Nunca se deve fazer pressão sobre o tubo, pois este é extremamente mole e dobra facilmente. Nesta fase, se surgir uma sensação de bloqueio atrás da língua deve retirar-se, e introduzir novamente a ML.

Surge uma resistência característica quando se exerce uma ligeira pressão sobre a extremidade externa do tubo e indica que a máscara está no local. Se tentar empurrar a ML um pouco mais, poder-se-á verificar a transmissão deste movimento à cartilagem tireoide.

A dificuldade na sua colocação resulta principalmente de uma incorreta passagem do palato membranoso à parte posterior da hipofaringe e/ou de um inadequado nível anestésico.

Cuidados de enfermagem

Realizar aspiração conforme protocolo e sempre que necessário

Manter procedimentos datado, identificados e fixados

Observar sinais de dor taquicardia, hipertensão e taquipneia

Comunicar qualquer alteração com ventilação mecânica

Observar em extremidades cianose perfusão e temperatura

Realizar mudança de decúbito a cada duas horas

Manter cabeceira elevada

Interromper fluxo de dieta durante procedimentos

Trocar umidificador\ filtro a cada 7dias ou conforme protocolo

Comunicar se po2< 92%

Anotar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com