TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO O CÂNCER

Por:   •  26/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

YOUNES, Raid Naim, O Câncer. São Paulo: Publifolha,2001. 86p.

Marcela Nascimento Rosário[1]

  1. CITAÇÕES REPRESENTATIVAS

“Assim se formam os tumores. É como se os tijolos numa parede da sala começassem a produzir, sem parar, centenas de novos tijolos” (p. 16)

“Não há estudos suficientes para orientar os médicos e os pacientes sobre as estratégias mais eficazes para reduzir as probabilidades de pessoas de alto risco desenvolverem tumor maligno” (p. 36)

“O único meio confiável atualmente para confirmar a presença de malignidade e elucidar o tipo de tumor é pelo microscópio: o exame de biopsia, um estudo anatopatológico de um fragmento do tumor em questão” (p. 43)

“Os pacientes devem ser instruídos de forma autêntica sobre a natureza de sua doença, o objetivo terapêutico adequado e as modalidades de tratamento para atingir esse objetivo” (p.70)

  1. TEXTO CRÍTICO

A referida obra “O Câncer” escrita por Raid Naim Younes tem como sua principal finalidade, conceitualizar a doença citada, sendo a mesma uma enfermidade que consiste no crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos, fragmentando-se rapidamente e se tornando muito violento, assim formando tumores ou massas, sendo estes classificados em malignos e benignos. Tornando-se inúmeras vezes, fatal. Podendo sinalizar que mesmo com o contínuo desenvolvimento, muitos pacientes não apresentam quaisquer sintomas, assim, procurando ajuda médica, apenas quando o estágio se encontra muito avançado, impossibilitando qualquer possibilidade de repreensão à doença.

Para que seja diagnosticado, o paciente precisa realizar diversos exames, entre eles, incluem-se exames de sangue, radiografia, tomografia computadorizada,

endoscopia, entre outros. O enfermo deve ter total conhecimento do que se trata, para que possa ter a autonomia de decidir se deseja seguir em frente com o tratamento, ou cessar com o mesmo. Os clínicos responsáveis devem dar todo acolhimento possível ao paciente e a sua família, além de fornecer todas as informações, sendo elas do quadro onde o paciente se encontra, e de todos os procedimentos que serão exercidos.

Após o diagnóstico, deve-se haver uma discussão médico-paciente, para que seja obtido um consenso diante da melhor opção de tratamento. Sendo as mais conhecidas: cirurgia, quimioterapia, terapia alvo e Transplante de Medula Óssea. O câncer pode surgir de duas formas: Metástase , o onde  câncer pode se espalhar a partir do seu local original de propagação através da disseminação linfática para os linfonodos regionais, ou pelo sangue para locais distantes. E o Oncogenes onde o má funcionamento dos genes normais, transformam uma célula normal numa célula cancerosa.

Com base na obra fichada, pode se concluir que o controle do câncer tem relação direta a ações de promoção à saúde. Sabendo disto, pode-se afirmar que o enfermeiro tem papel notável na luta contra o câncer, podendo auxiliar no fornecimento de informações, conscientização da população sobre a enfermidade e o estímulo para mudanças de comportamentos, pois é de suma importância sua prevenção, sendo assim o papel educativo dos profissionais de saúde merece grande destaque.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (76.1 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com