TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Farmacologia Aplicada a Enfermagem

Por:   •  13/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.170 Palavras (5 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Exercícios de fixação – Prova 2

BRASÍLIA – DF

Junho, 2018

Exercícios de fixação – Prova 2

Farmacologia aplicada a enfermagem

Prof.  Thiago Faria Gonçalves

Luz Guilherme Vieira Rodrigues

Lista de Exercícios e fixação 2 (farmacologia aplicada) Prof. Thiago Faria Gonçalves.

Conteúdo da PRI: Hipertensão e anti-hipertensivos.

  1. Revise quais sistemas fisiológicos são alvos para atuação dos medicamentos anti-hipertensivos

Entre os sistemas fisiológico envolvidos na pressão arterial, temos o sistema renal, que está envolvido inteiramente com o sistema renina angiotensina aldosterona, sendo responsável pelo aumento da pressão arterial quando deflagrado. Está envolvido também o sistema nervoso, onde alguns neurotransmissores liberados aumentam o débito cardíaco e a pressão arterial, e o próprio sistema cardiovascular.

  1. Apresente as classes de medicamentos anti-hipertensivos que atuam no sistema renina angiotensina aldosterona e exemplifique as classes por você apresentadas.

Entre os medicamentos anti-hipertensivos, podemos apresentar duas classes de medicamentos, que atuam no sistema renina angiotensina aldosterona, os inibidores de ECA, e os BRAs. Os inibidores da enzima conversora de angiotensinogênio funcionam inibindo a enzima que converte a agiotensina 1 em angiotensina 2, impedindo a continuidade da via e impedindo o aumento da pressão arterial. Os bloqueadores dos receptores de angiotensina, impedem a conexão da angiotensina 2 com os receptores dos órgãos alvo, assim reduzindo os níveis pressóricos.

  1. Pesquise e apresente outras indicações clínicas dos medicamentos beta bloqueadores e exemplifique tal classe com fármacos citados durante as aulas.

Os betabloqueadores, atuam bloqueando os receptores beta nos órgãos alvos, principalmente no coração, podendo também ser usado para outras indicações, como arritmia, antianginose e redutores dos sintomas de ansiedade. Podem ser exemplificados com alguns medicamentos como, atenolol, propranolol, alpremolol.

  1. Explique o que significa cronotropismo e inotropismo cardíaco. Quais fármacos anti-hipertensivos estudados apresentam ação cronotrópica e inotrópica negativa?

O cronotropismo e inotropismo cardíaco, fazem referência ao funcionamento do coração, o cronotropismo refere se a frequência cardíaca enquanto o inotropismo referência a força de contração. Sendo assim fármacos que apresentam ações negativas sobre o inotropismo e cronotropismo, diminuem tanto a frequência quanto a força de contração do coração. Alguns fármacos como o verapamil e diltiazen atuam dessa maneira.

  1. Medicamentos beta bloqueadores apresentam contraindicação em pacientes asmáticos? Justifique sua resposta.

Sim, visto que o mecanismo de ação dos medicamentos é bloquear receptores beta que não se encontram apenas no coração, podendo causar uma pequena contrição dos brônquios, dificultando mais a passagem de ar nos brônquios, podendo aumentar consideravelmente ás chances de uma crise asmática.

  1. Qual o mecanismo de ação de medicamentos como o salbutamol e o fenoterol? Que problemas podemos esperar caso esses medicamentos estejam sendo usados de forma concomitante com atenolol?

Esses medicamentos atuam como bronquiodilatadores, estes são agonistas dos canais beta 2, que em cascata fazem um relaxamento da musculatura lisa, potencializando o efeito anti-inflamatórios glicocorticoisteroides. No caso de interação a atenolo diminuirá os efeitos bronquiodilatadores causados pelos salbutamol e fenoterol.

  1. Admitindo que medicamentos como o salbutamol e o fenoterol ao acelerar a freqüência cardíaca de neonatos pode colocá-los em risco, pesquise e apresente broncodilatadores que não atuam sobre os receptores beta adrenérgicos e que são muito úteis em UTIs neonatais.

Metilxantinas

  1. Admitindo que anestésicos e analgésicos opioides são drogas que podem causar depressão respiratória pesquise:
  1. Exemplos de analgésicos opioides.

Entre alguns analgésicos opioides podemos citar como principais as coideínas, morfinas, fentanil, metadol, entre outros.

  1. O provável mecanismo de como causam a depressão respiratória.

Os opioides agem no centro respiratório no cérebro, podendo assim causar esse efeito indesejado de depressão respiratório, com a sua inibição de enzimas conversoras de AMP, diminuem a atividade celular de neurônios diminuindo a entrada de cálcio na célula assim causando um hiperpolarização e diminuindo a capacidade dos neurônios transmitirem informações de dor.

  1. Revise e exemplifique as seguintes classes de diuréticos: de alça, tiazídicos e poupadores de potássio.

Ambos atuam nos néfrons, entre eles citados os diuréticos de alça atuam no fim da alça de Helen, impedindo a reabsorção do rim de alguns íons (Na, Cl, K), como exemplo de diuréticos de alça podemos citar o furosemida, furozan; os tiazídicos inibem a reabsorção de Na/Cl esses acabam levando o K, podendo assim causar hipopotassemia, como exemplo a hidroclorotiazida, indapamida; poupadores de potássio regulam canais de Na nos túbulos contorcidos distais e nos túbulos coletores, prevenido a perca de potássio, podendo também causar a hiperpotassemia, entre eles tem se a espironolactona, amilorida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (114.7 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com