TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FARMÁCIA EAD FARMACOLOGIA APLICADA

Por:   •  26/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 2

UNINASSAU

FARMÁCIA EAD

FARMACOLOGIA APLICADA

PROFESSORA: ISABELLE MOURA FITTIPALDI

TUTORA: CLARISSA SANTOS CAVALCANTI

ALUNO: GISELANE FERNANDES COSTA

De acordo com o assunto proposto nessa contextualizada, vemos que o efeito adverso é considerado como um efeito diferente e indesejado daquele considerado como principal por um fármaco. A reação adversa a um medicamento (RAM) está mais associados a erros de medicação que podem acarretar danos á saúde e, também, aqueles relacionados á qual recebem reclamações/queixas técnicas como, por exemplo, (adulteração na apresentação do fármaco como sua coloração), pois podem não fazer o efeito desejado e esperado pelo paciente. Já os efeitos colaterais são aqueles que ao ingerir determinado medicamento, ele vai agir no tratamento específico, porém, pode causar efeitos colaterais como: tontura, vomito, dor de cabeça, etc.., porém todas essas reações vem descritas nas bulas de cada remédio.

“De acordo com a RDC 04/2009, a qual estabelece que as indústrias farmacêuticas, além de indicarem um responsável pelo gerenciamento de farmacovigilancia, devem estruturar uma comissão interna responsável pela coleta dos dados, apuração e avaliação das causas prováveis e reações, efeitos e eventos adversos, bem como pela realização de auto inspeção, gerenciamento e disponibilização de informações relativas á Farmacovigilancia dentre outras”. Farmacovigilancia como temos visto ela é definida como a ciência e atividades relativas á identificação, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou quaisquer problemas relacionados ao uso de medicamentos. E todos os profissionais que atuam na área da saúde devem sempre se atualizar, para que estejam aptos para diagnosticar, gerenciar e prevenir os pacientes das RAMs, sempre orientando ao uso descontrolado de medicamentos, principalmente aqueles que fazem o uso de medicamentos crônicos, como no caso dos idosos que tem maior dificuldade em diagnosticar os efeitos adversos, pois nem sempre os sintomas são específicos, onde eles podem estar confundindo com algum sintoma devido a idade.

Desse modo o médico ao prescrever um novo medicamento, estará ciente de acordo com sua atualização e também em observação com os anteriores, para que assim, possa prescrever uma nova medicação que não irá causar interação medicamentosa.

Referencias Bibliográficas:

  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_adverso
  • https://revista.abrale.org.br/efeito-colateral-quem-sofre-avisa/?q=revista-online/efeito-colateral-quem-sofre-avisa/
  • http://portal.anvisa.gov.br/farmacovigilancia
  • https://www.farmacia.ufmg.br/conceitos-importantes/
  • http://portal.anvisa.gov.br/dcb/conceitos-e-definicoes

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com