TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LIVRO FARMACOLOGIA APLICADA

Por:   •  15/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 4

Farmácia Clinica

Atuação do Farmacêutico nesse âmbito: Utilizar métodos, mecanismos de dados, guias de orientação, protocolos clínicos e práticos para as seguintes práticas:

  • Cuidado central ao paciente envolvendo respeito as crenças, e preocupações do paciente e cuidadores, ao uso de medicamentos onde o farmacêutico e paciente tem uma ligação de decisões e responsabilidade pelos resultados alcançados nas consultas farmacêuticas. No atenção ao uso racional de medicamentos o paciente deve receber o medicamento para sua condição clinica de acordo com as necessidades especificas de cada paciente e por um período adequado e ao menor custo para si e para comunidade. É um dos maiores problemas de acordo com  a OMS estima-se que mais da metade de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ou vendidos de forma inadequada, e quase metade de todos os pacientes não os utiliza corretamente.

EXS: USO DE MUITOS MEDICAMENTOS POR PACIENTES, USO INADEQUADO DE ANTIMICROBIANOS, DOSAGEM INADEQUADA, INFECÇÕES NÃO BACTERIANA, EXCESSO DE USO DE INJEÇÕES QUANDO FORMULAÇÕES ORAIS SERIA MAIS APROPRIADO, FALTA DE PRESCRIÇÃO DE ACORDO COM AS DIRETRIZES CLINICAS, AUTOMEDICAÇÃO INADEQUADA, NÃO ADERENCIA AO REGIME DE DOSAGEM.

  • Monitoração e avaliação do tratamento terapêutico com a farmacovigilancia nos problemas relacionados aos medicamentos e farmacoterapia, com as notificações dos eventos adversos que pode ser notificada por qualquer cidadão, um comprimido de cor alterada, qualquer situação negativa ao efeito que pode vim de um problema de desvio de qualidade.
  • Interação e comunicação respeitando os valores e compreensão da autonomia dos pacientes e agir de forma ética com os outros profissionais da equipe conhecendo o papel de cada profissional para que possa monitorar caso ocorra algum procedimento indevido.
  • Garantir a Farmacoterapia para o uso correto dos medicamentos, onde o paciente recebe os medicamentos apropriados para a sua necessidade clinica, em doses adequadas ás suas características individuais, pelo período de tempo adequado e ao menor custo beneficente para si e para a sociedade , com uso seguro de garantir a não automedicação, onde engloba atividades de prevenção e minimização dos danos provocados por eventos adversos, que resultam do processo de uso dos medicamentos, e ao menor preço possível.
  • Fazer Intervenções para identificação de algum problema e resolução desse problema em todos os setores dos métodos.
  • Deve se documentar todos os procedimentos para que seja implementado as informações nos formulários e nos relatórios.

A Resolução 585/2013 estabelece todas as atividades clinicas do farmacêutico e como ele vai atuar:

  • Conduzir uma relação harmoniosa com o cuidado centrado ao paciente onde irá aplicar a atenção farmacêutica que é o mesmo que cuidado ao paciente.
  • Desenvolver, com os demais membros da equipe de saúde, a promoção ou seja o respeito que busca influenciar o estilo de vida deles para melhorar a qualidade de vida e de saúde, proteção com ações de vigilância em saúde, recuperação envolve o diagnóstico, tratamento e os demais mecanismos de assistência a saúde.
  • Participação da farmacoterapia visando o uso seguro onde não haja injuria acidental ou evitável durante o uso dos medicamentos, onde engloba atividades de prevenção e minimização dos danos provocados por eventos adversos, que se resultam do processo de uso dos medicamentos e ao menor custo possível, para si e para a sociedade. E uso racional onde o paciente recebe os medicamentos apropriados para suas necessidades clinicas, com doses adequadas ás suas caracterizadas individuais, pelo período de tempo adequado e ao menor custo.

Para prescrição existe parâmetros éticos e legais são eles:

  • A identificação do paciente: com suas características e aspectos individuais

Nome , Data de Nascimento, Sexo, Registro de Internação, Altura e Peso

Essas informações são de bastante importância para o tratamento e também aqui que iremos adequando um plano de atuação para que auxilie bem no tratamento

Comorbidades, uso de outros medicamentos, alergias.

Esse processo deve ser formalizado e sistemático para uma lista completa de informações precisas e atualizadas de medicamentos que o paciente utiliza ( nome, dosagem, frequência de uso e via de administração )

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com