TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FARMACOLOGIA APLICADA

Por:   •  28/2/2020  •  Artigo  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  1.118 Visualizações

Página 1 de 2

CASO 2

Uma mulher de 25 anos de idade chega ao consultório medico geral queixando-se de problemas de visão. Ela tem dificuldade em manter os olhos abertos e queixa-se de “visão dupla”. Seus sintomas oscilam ao longo do dia. Sua ptose é mais comum no olho esquerdo, mas também alcança o olho direito. Seus sintomas são, em geral, menores na parte da manha e pioram ao longo do dia. Sua ptose parece melhorar depois de descansar os olhos. Ela faz exercícios regularmente, mas notou que, nos últimos dois meses, tem dificuldades para completar sua corrida noturna, devido a fadiga em seu quadril. Você suspeita de miastenia gravis e realiza um teste com edrofônio (Tensilon). O teste é positivo e, portanto, a paciente inicia o tratamento com mestinon.

1) Como o teste de edrofônio ajuda no diagnostico da miastenia gravis?

Teste com edrofônio e diagnóstico: Uma injeção intramuscular ou intravenosa de edrofônio aliviara a ptose, aumentando temporariamente a disponibilidade da acetilcolina na sinapse, o que possibilita a contração do músculo elevador da pálpebra superior. Esse é muito especifico para o diagnostico de miastenia gravis.

2) Quais são os mecanismos de ação do edrofônio e do mestinon?

Inibição da acetilcolinestease (AChE)

Correlação clínica:

A miastenia gravis é uma doença autoimune em que o paciente produz autoanticorpos contra o receptor de acetilcolina (ACh). Esses autoanticorpos frequentemente atingem os receptores nicotínicos encontrados na placa motora do músculo esquelético. Com o tempo, o numero de receptores de ACh na sinapse é significativamente reduzido. Assim, a doença é caracterizada por fraqueza e fatigabilidade do músculo esquelético. Mais de 50% dos pacientes apresentam problemas oculares, incluindo ptose e diplopia. Os músculos proximais dos membros (quadril e ombro), bem como os músculos da respiração, são frequentemente afetados. Os sintomas geralmente oscilam ao longo do dia, pioram a noite e com esforço, e são aliviados com o repouso. Acredita-se que o timo seja importante na geração de anticorpos; os sintomas, muitas vezes, são aliviados após timectomia. Os inibidores da AChE são pilares do tratamento contra a miastenia gravis. Eles suprimem o metabolismo da ACh, aumentando, assim, sua presença na sinapse, o que possibilita a transmissão sináptica sustentada e a contração muscular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (31.4 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com