TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento: História da psiquiatria e da reforma psiquiátrica

Por:   •  18/4/2018  •  Resenha  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS-GRADUAÇÃO EAD EM SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Fichamento de Estudo de Caso

Laura Motta Fernandes Pizi

Trabalho da disciplina História da Psiquiatria e da Reforma Psiquiátrica

                                       Tutor: Prof. Cristiane de Carvalho Guimarães

Itapira

2017

ESTUDO DE CASO:

História da Psiquiatria e da Reforma Psiquiátrica

O Alienista

REFERÊNCIA: ASSIS, Machado de. Obra Completa. Rio de Janeiro : Nova Aguilar 1994. v. II.

RESUMO

O livro “O alienista” de Machado de Assis, tem como protagonista da história o Dr. Simão Bacamarte, o qual era um médico conceituado em Portugal e na Espanha, e que decide enveredar-se pelo campo da psiquiatria. Iniciando um estudo sobre a loucura e seus graus, classificando-os. Instalou-se na Vila de Itaguaí, onde funda a Casa Verde (com o objetivo de materializar suas ideias, mas acabou se tornando vítima delas), um hospício, o qual passa a ser abastecido de cobaias humanas para as suas pesquisas.

A princípio ele interna apenas pessoas que realmente possuem casos de loucura, sendo aclamado pela população. Porém com o transcorrer da história ele começa a internar pessoas sãs, como Costa, que teria ganhado uma herança milionária e gastou tudo em empréstimos aos outros, acabando na miséria. Até a sua esposa é diagnosticada com loucura, por não conseguir decidir que colar usar e é internada na Casa Verde.

Metade da população já estava internada e as pessoas começam a se revoltar. Porfírio, o barbeiro, é o líder da revolta que tem a finalidade libertar os presos injustamente, a revolta fica conhecida como “Revolta dos canjicas”. Por fim, a manifestação não consegue êxito e seus participantes acabam internados.

Quando a maioria da população da cidade estava internada, Dr. Simão decidi rever seus critérios e percebeu que estavam errados, então percebe que se a maioria seguia um desvio de padrão, quem fugia a esse desvio é que era realmente louco. Então a minoria é internada. Com isso ele  não encontrou ninguém que possuísse ao menos um desvio de caráter a não ser ele mesmo, então se internou e ficou sozinho na Casa Verde, falecendo dezessete meses depois.

CITAÇÕES

ʺ Dividiu-os primeiramente em duas classes principais: os furiosos e os mansos; daí passou às subclasses, monomanias, delírios, alucinações diversas.” (p. 05)

“A Casa Verde é um cárcere privado, disse um médico sem clínica”  (p. 13)

“Fechada a porta da Casa Verde, entregou-se ao estudo e à cura de si mesmo.” (p. 36)

COMENTÁRIOS

Pode-se perceber que o livro apresenta diversas características como analise psicológica e a critica social contra as fronteiras entre que é normal e o que é anormal. A ciência afirma seu poder baseada na ideia de que a superioridade do homem está no saber, como personificação da ciência, ele se coloca, portanto, ideologicamente como verdade inquestionável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (167.6 Kb)   docx (46.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com