TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO DO TEXTO 200 ANOS DE ESTADO; 200 ANOS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA; 200 ANOS DE REFORMA

Por:   •  27/5/2018  •  Dissertação  •  3.103 Palavras (13 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - CCA

CURSO DE GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

DISCIPLINA: POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL

PROFESSOR (A): ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO PÚBLICA

FICHAMENTO DO TEXTO 200 ANOS DE ESTADO; 200 ANOS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA; 200 ANOS DE REFORMA.

FORTALEZA – CE

MARÇO-2018

Referências Bibliográficas

COSTA, Frederico Lustosa da. Brasil: 200 anos de Estado; 200 anos de administração pública; 200 anos de reformas. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro , v. 42, n. 5, p. 829-874, Oct. 2008.

PERGUNTA:

Nesses 200 anos de Estado do Brasil, comemorados em 2008, do patrimonialismo, ao processo de burocratização do Estado e nas reformas que se seguiram, pode-se afirmar ser um sucesso ou fracasso o processo de modernização do Estado brasileiro?

RESPOSTA:

Seria uma falha de avaliação afirmar que não houveram mudanças significativas no que tange a modernização. O Estado apesar de ter uma evolução lenta por conta de eventuais recuos, causados por inúmeros motivos, modernizou sua administração pública, ficando mais efetivo e transparente. Todos os governos que passaram nesses 200 anos, deixaram algum legado que foi eventualmente usado/melhorado por outro. Pode não ser ainda o modelo democrático ideal, ainda mais com o recente golpe, mas se tivermos a história como parâmetro, pode-se aguardar uma evolução com o passar dos anos.

ARGUMENTAÇÃO:

O período colonial no Brasil tinha uma administração pública, sobretudo na sede do governo-geral, um relativo aparelhamento. Abrangia o indivíduo e uma grandeza de instâncias e jurisdições, do Rei ao mais modesto servidor, de tal modo que, as atribuições se confundiam e contradiziam. Era uma administração ampla, complexa e ramificada, mesmo assim pouco diferente internamente. O caos fazia surgir funções que não existiam em outros. Competências eram dadas a um servidor que já eram função de outro, além de subordinações que minavam a autoridade.

Organizava-se administrativamente em quatro níveis: instituições metropolitanas, administração central, administração regional e administração local. O topo dessa estrutura tinha o Conselho Ultramarino, que era subordinado ao secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Territórios Ultramarinos que se ocupava da vida das colônias. Os assuntos eclesiásticos eram função da Mesa de Consciência e Ordens.

Territorialmente o Estado era dividido em capitanias, onde o território destas eram divididos em comarcas, que por sua vez, era composto por termos sediados nas vilas ou cidades. Os termos eram formados de freguesias e estas se dividiam em bairros.

Por conta do ataque dos invasores e do fracasso da administração privada na maioria das capitanias, a Coroa portuguesa resolveu constituir o Governo Geral onde assumiu diretamente o seu controle, o ano era 1549. A estrutura organizacional das capitanias agora tinha o chefe supremo, chamado de governador, capitão-general ou capitão-mor. O do Rio de Janeiro era comumente chamado de vice-rei e tinha proeminência sobre os demais governadores. Isso na teoria, visto que seu poder era limitado. Sua função basicamente era militar apesar de sua autoridade superintender toda a administração.

O governador tinha o poder limitado por normas ditadas pelo Conselho Ultramarino e, sob sua supervisão, estavam os setores de administração geral, militar e fazendária. O militar dividia-se em tropa de linha, milícia e corpos de ordenança. Os dois últimos não tinham remuneração, sendo a milícia formada por cidadãos recrutados obrigatoriamente e os corpos de ordenança formados por toda a população masculina entre 18 e 60 anos.

A administração geral era constituída da esfera administrativa e judiciária. Haviam muitos conflitos de competência por conta da complexa distribuição de encargos, os juízes tinham função judiciais e administrativas, julgando e executando sentenças. Não era incomum haver confusão de competência da administração geral com a local.

As câmaras exerciam funções legislativas, executivas e judiciárias, seu senado era presidido por um juiz letrado e formado por três vereadores e um procurador. Tanto os vereadores como o procurador não recebiam remuneração e reuniam-se duas vezes por semana em “vereança”.

Já a administração fazendária era dirigida por uma junta da fazenda e presidida pelo governador. Sua função era arrecadar tributos, realizar despesas e gerir o Real Erário nas capitanias. Paralelamente, haviam também as Juntas de Arrecadação do Subsídio Voluntária à Alfândega, o Tribunal da Provedoria da Fazenda e outros órgãos que exerciam funções administrativas e judiciárias. Além desses setores existiam ainda outros órgãos especiais que exerciam funções civis.

Segundo Caio Prado Júnior, esse modelo de administração tinha como principais características a centralização, a ausência de diferenciação, o mimetismo, a profusão e minudência das normas, o formalismo e a morosidade. O que acabava por constituir um organismo autoritário, complexo, frágil e ineficaz. A administração colonial sofreu uma relativa modernização a partir da administração pombalina. Isso se expressava com mais ênfase nos métodos e processos de trabalho.

Com a transferência da família real, criou-se o ambiente para a emergência do espaço público e a formação da burguesia nacional, o que tornou impossível a manutenção da situação colonial e favoreceu a independência do país. A infinidade caótica de organismos superpostos transformaria-se em um aparelho de Estado.

A posterior elevação do Brasil a parte integrante do Reino Unido de Portugal, constituiu as bases do Estado nacional. Ser corte de um império transcontinental não permitia mais o retorno a uma simples subsidiária de uma metrópole.

Com derrota das tropas de Napoleão, o Rei teve de voltar a metrópole para reassumir o controle político da mesma, visto a reorganização geopolítica da Europa e as agitações dos liberais no Porto em 1821. No Brasil, ficaram todo o aparato administrativo instalado pelo rei e o príncipe herdeiro D. Pedro I na condição de regente.

Pouco mais de um ano da partida do Rei, os conflitos em matéria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (70.8 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com