TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Sobre Câncer

Por:   •  18/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 4

AGES

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAS

BACHARELADO EM ENFERMAGEM

ANA LUCIA SANTOS CORREIA

   

O CÂNCER

Fichamento apresentado no curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade AGES como um dos Pré-requisitos para obtenção da nota parcial da disciplina de Semiologia, no II período, sob a orientação da professora Judson Wallace.

Paripiranga/BA

 Fevereiro 2017

Younes,Riad Naim. O câncer- São Paulo: Publifolha, 2001.

CITAÇÕES:

‘‘ Câncer’’ não se refere a uma doença única: pelo contrário, o termo abrange de 150 diferentes doenças ou tumores, que podem se originar em qualquer órgão do corpo humano. ’’(p.12)

‘‘Infelizmente, os tumores malignos são ocorrência comum’’(p.22)

‘‘ O câncer é caudado por muitos fatores externos ( substâncias químicas, radiação , vírus) oi internos(hormônios , alterações imunológicas , mutações hereditárias).’’(p.30)

‘‘Hábitos cotidianos podem influenciar a probabilidade de uma pessoa desenvolver tumor maligno’’ (p.31)

‘‘ As biópsias podem se efetuar de várias formas. Hoje em dia, os métodos seguros e pouco invasivos permitem diagnostico fácil , confortável e eficiente da natureza do tumor.’’(p.43)

‘‘ Feito o diagnostico de câncer e completada a avaliação da extensão da doença (estadiamento), o oncologista tem agora tarefa de estabelecer a estratégia do tratamento, levando em consideração os dados obtidos. ’’(p.53)

‘‘ o câncer é curável. Infelizmente , nem todo mundo ficará curado após tratamento.’’(p.65)

‘‘ A avaliação de uma substância em laboratórios é denominada pesquisa básica’’ (p.74)

‘‘ A pesquisa clínica tem por objetivo avaliar novas terapias e novos métodos de diagnostico ou de seguimento. Ela tende a seguir cronologicamente a pesquisa básica ‘’(p.77)

[...] o mundo testemunhou uma explosão de conhecimento cientifico e médico, com implicações obvias para o futuro do  tratamento do câncer ’’ (p.82)

TEXTO DISSERTATIVO

Na obra de YOUNES (2001) discorre sobre o funcionamento da doença o ‘‘ o câncer’’ sobre as possíveis chances de cura, tratamentos alternativos e as perspectivas das pesquisas, trazendo algumas estatísticas brasileiras atualizadas sobre o câncer, além de falar da ligação da doença com tabagismo, alcoolismo e os hábitos alimentares.

De acordo com o autor ‘‘ Câncer’’ não se refere a uma doença única: pelo contrário, o termo abrange de 150 diferentes doenças ou tumores, que podem se originar em qualquer órgão do corpo humano. ’’(p.12), compreende-se que o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo-se espalhar para outras regiões do corpo, sendo assim as células saudáveis se multiplicam quando necessário e então morrem quando o organismo não precisa mais delas, ocorre quando o aumento de células do corpo está fora de controle, e elas acabam de dividindo muito rápido.

 O autor fala discorre também sobre os tipos de tumores ou seja os tipos de câncer onde segundo o autor, ‘‘Infelizmente, os tumores malignos são ocorrência comum’’(p.22) , mediante a isso é possível compreender que essa divisão como foi citada a cima acontecendo de forma muito rápida as células podem ser muito agressivas e incontroláveis, determinando então a formação de tumores malignos já um tumor benigno é somente uma massa de células que se multiplicam mais devagar e se parecem com seu tecido normal, dificilmente constrói um risco a vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (79.8 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com