TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interação Entre O Sistema Cardíaco E Respiratório

Pesquisas Acadêmicas: Interação Entre O Sistema Cardíaco E Respiratório. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  982 Palavras (4 Páginas)  •  5.493 Visualizações

Página 1 de 4

Interação entre o sistema cardíaco e respiratório

Você já aprendeu como funcionam os sistemas humanos cardíaco e respiratório. Vamos entender agora como é que esses sistemas interagem para fornecer O2 e retirar CO2 de todos os tecidos do nosso organismo!

Todo ser humano respira da mesma forma: inspirando e expirando. O objetivo da respiração é fornecer O2 para todos os tecidos, através da inspiração, e retirar o CO2 produzido por eles, através da expiração. O O2 é utilizado no metabolismo aeróbio para a produção de energia e o CO2 é produzido durante as reações de fornecimento de energia e outras reações.

O sistema respiratório, porém, não atinge os tecidos orgânicos sem a ajuda do sistema circulatório. É o sangue que transporta o O2 dos pulmões para os tecidos e leva o CO2 dos tecidos para o pulmão, de onde ele será expelido. Quando o sangue é bombeado do coração para os pulmões, ele chega até os capilares pulmonares, que estão em contato com os alvéolos. Esse sangue que chega até os alvéolos é proveniente dos tecidos orgânicos e está carregado com CO2. Os alvéolos, por sua vez, acabam de receber o O2 do ar inspirado. A troca gasosa acontece pela difusão do O2, ou seja, o meio com maior concentração de O2 libera as moléculas para o meio com menor concentração. Dessa forma, o sangue é carregado com O2 e retorna ao coração, de onde parte para o corpo todo. Ao passar pelos tecidos, o sangue libera o O2 que carregava e absorve o CO2 produzido nos tecidos, voltando ao coração e depois ao pulmão. Esse ciclo nunca para!

O transporte do O2 e do CO2 no sangue é feito por uma proteína que está dentro das hemácias, a hemoglobina. Essa proteína tem alta afinidade com o O2 e é por isso que é a responsável pelo seu transporte. Ela só irá liberá-lo nos tecidos, pois a quantidade de O2 nos tecidos, nesse momento, é bastante baixa. Quando a hemoglobina entra em contato com o O2 nos alvéolos pulmonares, ela se associa a quatro moléculas de O2, formando a oxi-hemoglobina. Esse processo recebe o nome de hematose. Ao chegar aos tecidos, o O2 é liberado e a hemoglobina se associa ao CO2, formando a carboemoglobina.

Apenas 23% do CO2 produzido pelos tecidos se associa à hemoglobina e é expelido através da expiração. A maior parte desse CO2 reage com a água dentro das hemácias e forma o ácido carbônico, que logo se dissocia em prótons (H+) e bicarbonato. Esses prótons e bicarbonatos gerados servirão para a manutenção do pH sanguíneo e o restante do CO2 se dissocia no plasma.

A frequência respiratória de uma pessoa adulta em repouso varia entre 10 e 15 movimentos por minuto. Contudo, durante os exercícios físicos, essa frequência pode chegar a 40 movimentos por minuto. Com o aumento da frequência respiratória, há também o aumento da frequência cardíaca, que é de aproximadamente 70 bpm no repouso e passa a quase 200bpm em algumas intensidades de exercício!

Funcionamento do sistema respiratório

O sistema respiratório tem como objetivo principal a troca gasosa do corpo com o ambiente. Nosso corpo necessita de O2, encontrado no ar atmosférico, para realizar algumas de suas funções mais importantes, como a produção de energia. Em contrapartida, produz CO2 em algumas reações químicas que acontecem dentro dele. A troca desses gases é feita pelo sistema respiratório, nos alvéolos pulmonares. Apesar disso, outras funções também são exercidas pelo sistema respiratório: manutenção da temperatura corporal, regulação dopH sanguíneo e liberação de água.

As partes que compõem o sistema respiratório são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com