TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia Sistema Digestório

Por:   •  20/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  5.473 Palavras (22 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 22

Sistema Digestório

1) Explique as funções do sistema digestório.

R: - Captação dos alimentos através da boca (ingestão);

- Liberação de enzimas, ácidos e água no lúmen do trato gastrointestinal.

- Triturar, dissolver e misturar os alimentos, impulsionando-os pelo trato gastrointestinal;

- Digerir os alimentos através do processo de degradação química (moléculas grandes são transformadas em menores) e mecânica (moídos na boca e triturados nos músculos do estômago e intestinos);

- Absorção de nutrientes e outras substâncias que passam dos alimentos para o sangue e para a linfa.

- Eliminação das fezes do trato gastrointestinal (processo de defecação). São eliminados revestimentos do trato gastrointestinal, células não utilizadas pelo organismo, bactérias e matérias orgânicos não absorvidos.

2) De acordo com a figura abaixo, identifique na figura as estruturas responsáveis pelo funcionamento do sistema digestório e descreva as suas respectivas funções.

 BOCA: A abertura pela qual o alimento entra no

tubo digestivo é a boca. Aí encontram-se os dentes e a

língua, que preparam o alimento para a digestão, por

meio da mastigação. Os dentes reduzem os alimentos

em pequenos pedaços, misturando-os à saliva, o que

irá facilitar a futura ação das enzimas

 GLANDULAS SALIVARES: São glândulas

exócrinas responsáveis pela produção de saliva, fluído

que possui funções digestivas, lubrificantes e

protetoras.

 FARINGE: A faringe tem a função de fazer a

passagem do ar inalado e dos alimentos ingeridos até

os outros órgãos dos sistemas respiratório e digestório,

respectivamente. ... Para impedir que o alimento vá

para as vias respiratórias, durante a deglutição, a

epiglote fecha o orifício de comunicação com a laringe.

 ESÔFAGO: O esôfago é um órgão condutor muscular, localizado entre o extremo inferior da laringo-faringe e o superior do estômago, que faz parte do aparelho digestório unindo a faringe ao estômago. Sua principal função é levar os alimentos até o estômago. O esôfagoé oco e formado por três camadas: mucosa, submucosa e muscular.

 ESTÔMAGO: . O estômago é uma bolsa de parede musculosa, localizada no lado esquerdo abaixo do abdome, logo abaixo das últimas costelas. É um órgão muscular que liga o esôfago ao intestino delgado. Sua função principal é a digestão de alimentos protéicos.

 INTESTINO DELGADO: O intestino delgado é a peça dos intestinos onde 90% da digestão e da absorção do alimento ocorre, do outro 10% que ocorrem no

estômago e do grande intestino. A função principal do intestino delgado é absorção dos nutrientes e dos minerais do alimento. A digestão envolve duas porções distintas.

 INTESTINO GROSSO: O intestino grosso é dividido em: ceco e apêndice vermiforme, cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente, sigmóide, reto e canal anal. As principais função do intestino grosso é a de formação, transporte e evacuação das fezes e por isso ele é dotado da capacidade de absorção e secreção de muco.

 ÂNUS: O ânus é o orifício que fica no final do intestino Grosso que por sua vez, é aonde é eliminado as fezes e gases intestinais.

3) Cite o local de formação do bolo alimentar, quimo e quilo, respectivamente.

R: O processo de formação do bolo alimentar é indicado na boca,o nome é dado, portanto, ao alimento mastigado e misturado à saliva. Quimo e o quilo, são produtos da digestão formados, respectivamente, no estômago e no intestino delgado.

4) Descreva o caminho necessário, desde o início de absorção de um alimento à excreção dos nutrientes que não foram aproveitados pelo organismo.

R: É na boca que se inicia a digestão, na boca encontramos a língua e os dentes, que ajudam no preparo dos alimentos para a digestão, fazendo a digestão mecânica. Podemos dizer que a digestão começa na boca, pois os dentes são os responsáveis por cortar e triturar o alimento, para que, em pedaços menores, sofram melhor a ação das enzimas digestivas, tornando a digestão mais rápida. Na língua encontramos os botões gustativos capazes de detectar o sabor, e também a função de manipular o alimento e misturá-lo à saliva produzida pelas glândulas salivares. A saliva lubrifica os alimentos para facilitar a sua mastigação, gustação e deglutição. Quando o alimento é mastigado e misturado à saliva passa a ser chamado de bolo alimentar. Com a ajuda da língua, esse bolo é empurrado para o esôfago pelo processo que chamamos de deglutição. A faringe e a laringe se comunicam por um canal que leva ar aos pulmões. Quando o bolo alimentar passa por aquele local, entra em ação uma membrana que fecha a laringe, impedindo assim que algum alimento caia nas vias respiratórias. Essa membrana que fecha a laringe se chama epiglote. Por vezes a epiglote pode falhar na passagem de algum alimento, deixando cair pequenas quantidades de alimento na laringe, o que provoca o engasgo e a tosse. Depois de deglutido, o alimento vai para o estômago através do esôfago, por meio de movimentos musculares chamados de movimentos peristálticos ou peristaltismo. Quando no estômago, o bolo alimentar sofre ação do suco gástrico, uma solução rica em ácido clorídrico e enzimas digestivas. Depois de permanecer no estômago de 2 a 4 horas, o alimento se torna uma massa semilíquida e acidificada, que passa a ser chamada de quimo. Depois de sair do estômago, o quimo é levado para o intestino delgado, que se compõe de três partes: o duodeno, o jejuno e o íleo. No duodeno, há milhares de glândulas que produzem o suco intestinal,também chamado de suco entérico, que contém enzimas. É também no duodeno que são lançadas as secreções produzidas pelo pâncreas (suco pancreático) e as secreções produzidas pelo fígado (bile).

O suco pancreático contém diversas enzimas, como: a tripsina e a quimiotripsina, que quebram as proteínas, transformando-as em moléculas menores; a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)   pdf (88.4 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com