TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Glossário Sobre Vidrarias

Por:   •  23/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 2

  1. Balão fundo chato – utilizado para destilação (base achatada)

  1. Balão fundo redondo – mesma função do chato, mas acoplado a um evaporador rotativo
  1. Balão volumétrico – soluções e medições de líquidos com volumes específicos. Usados quando precisa-se de uma capacidade de fluido maior que a pipeta.
  1. Bastão de vidro – auxilia na diluição das soluções
  1. Becker – para fazer misturas e soluções, apesar da graduação, não possui medição tão específica quanto os outros vidros.
  1. Bureta – realizar dosagem volumétrica de um reagente em titulações, fica em um

suporte e possui uma medição exata e precisa. Possui uma torneira de abre e fecha.

  1. Dessecador – recipiente fechado com função de realizar secagem ou manter as substâncias livres de umidade, possui agente de secagem e contém uma bomba a vácuo para reduzir a pressão no seu interior.

  1. Erlenmeyers - Muito utilizados na dissolução de soluções, aquecimento de fluidos, titulações e reações químicas. Possuem diferentes capacidades quanto ao volume e podem conter tampa ou não, o que facilita o armazenamento de líquidos.

  1. Frasco Reagente - Tem como função principal armazenar soluções, reagentes e líquidos, em geral. Possui tampa rosqueável que impede o vazamento dos fluidos e contêm uma área de esmaltação branca destinada às anotações sobre o conteúdo do frasco e outras informações pertinentes.
  1. 10. Funil analítico

[pic 1]

O Funil analítico de vidro é importante na transferência de líquidos de um recipiente para o outro, evitando o derramamento e o desperdício de fluidos e reagentes.

  1. 11. Pipetas

[pic 2]

As pipetas de vidro são amplamente utilizadas em laboratório para os processos de pipetagem de líquidos. São essenciais quando se deseja uma quantidade específica de fluido, pois são bastante precisas e exatas. Podem ser de diversos tamanhos e volumes.

  1. 12. Proveta

[pic 3]

É uma vidraria laboratorial em formato cilíndrico que varia, em geral, de 1 a 2000 ml e é destinada à medição de volumes.

  1. 13. Tubo de ensaio

[pic 4]

Trata-se de uma vidraria para laboratório com formato tubular e é indicada para a realização de experimentos com pequenos volumes. Com tantas utilidades, as vidrarias são muito importantes para que um laboratório tenha um bom funcionamento, permitindo a análise de amostras, a realização de experimentos e contribuindo para resultados significativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (246.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com