TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HIPOTERMIA NÃO INTENCIONAL NO PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO

Por:   •  2/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  8.127 Palavras (33 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 33

UNIVERSIDADE FEEVALE

LUIS ROBERTO BORGES VIEIRA

HIPOTERMIA NÃO INTENCIONAL NO PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO

Novo Hamburgo

2018

LUÍS ROBERTO BORGES VIEIRA

HIPOTERMIA NÃO INTENCIONAL NO PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO

Projeto apresentado ao Curso de Enfermagem, como requisito para elaboração da monografia, para obtenção do grau de Bacharel em Enfermagem

Orientadora: Prof. Me. Karine da Silva

Novo Hamburgo

2018

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. REVISÃO DE LITERATURA 11

2.1 PACIENTE CIRÚRGICO 11

2.2 PERÍODO PERIOPERATÓRIO 12

2.2.1 Período Pré-operatório 13

2.2.1.1 Pré operatório Mediato 13

2.2.1.2 Pré operatório Imediato 13

2.2.2 Período Trans-operatório 14

2.2.3 Pós-Operatório 15

2.2.3.1 Pós-operatório Imediato 16

2.2.3.2 Pós-operatório Mediato 16

3. MÉTODO...................................................................................................................5

3.1 DELINEAMENTO DO ESTUDO 8

3.2 POPULAÇÃO E AMOSTRA 8

3.3 ANÁLISE DOS DADOS 10

6.3 COMPLICAÇÕES DO PERÍODO PERIOPERATÓRIO 17

6.3.1 Dor 18

6.3.2 Hipotensão Arterial 18

6.3.3 Hipertensão Arterial 18

6.3.4 Náuseas E Vômitos 19

6.3.5 Hemorragia 19

6.3.6 Hipertermia 19

6.4 ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM PERIOPERATÓRIA 20

6.5 HIPOTERMIA 21

6.5.1 Conceito 21

6.5.2 Prevenção, Tratamento e Assistência de enfermagem no manejo da Hipotermia 22

7 CRONOGRAMA 25

8 ORÇAMENTO 26

REFERÊNCIAS 27

PROJETO DE PESQUISA

1. TEMA DE ESTUDO

Hipotermia não intencional no pós-operatório imediato.

2. INTRODUÇÃO

A hipotermia é um dos diagnósticos de enfermagem mais frequentemente encontrados em pacientes no período perioperatório. A hipotermia é definida como a temperatura corporal menor que 36°C e representa uma das complicações mais comuns durante o procedimento de analgesia cirúrgica. É muito comum e causa complicações como: coagulação e alterações da função plaquetária, aumento da morbidade cardíaca, tremores, risco de sangramento, taquicardia, infecção do sítio cirúrgico e aumento do período de internação (PEREIRA; ROCHA; MATTIA, 2014).

O corpo humano não consegue produzir o calor necessário para manter a função fisiológica adequada se a temperatura corporal ficar abaixo dos 35°C, (RIBEIRO; LONGO, 2011).

Diante disto, a hipotermia prejudica mais de 70% dos clientes expostos ao procedimento anestésico cirúrgico, podendo resultar em complicações importantes. Explicam ainda que esses sintomas aparecem em virtude do ato anestésico devido à termorregulação do corpo e um decréscimo do metabolismo do paciente (POVEDA; GALVÃO; SANTOS, 2009).

A fase pós-operatória inicia-se desde o recebimento do cliente na sala de recuperação pós-anestésica, sua reavaliação e acompanhamento até sua alta para o quarto, dividindo em Pós-operatório imediato e Pós-operatório mediato. O pós-operatório imediato contempla as primeiras 24 horas após o termino da cirurgia, nesta fase temos alguns cuidados essenciais como, por exemplo: manter o cliente aquecido, transferir o cliente da maca para o leito, observar nível de consciência, manter a função respiratória favorável do nosso cliente, identificar-se ao cliente (com seu nome e sua função), orientar o cliente quanto ao local que o mesmo se encontra, tranquiliza-lo quanto à cirurgia, ficar atento ao nível de atenção aos drenos, sondas, curativos e infusão venosa, observar as necessidades básicas afetadas e favorecer a reabilitação desse nosso cliente (SANTOS, 2010).

Entretanto, o período de pós-operatório mediato é definido por Santos (2010), como a fase que contempla os dias consecutivos pós-cirurgia até a alta do cliente para a sua residência ou local de origem. Relata ainda que os cuidados devem ser mantidos como de rotina e planejamento da equipe médica e enfermagem para evitar que ocorram complicações pós-operatórias. Seja qual for à fase que o cliente se encontre, os cuidados e a atenção da equipe de enfermagem são de extrema importância para que tudo transcorra da melhor maneira possível, por isso a necessidade da equipe estar em harmonia e de bem-estar mental.

As fases de recuperação do paciente têm início na Sala de Recuperação Pós Anestésica (SRPA), constitui-se em uma unidade designada para a permanência de pacientes após o final do ato cirúrgico e anestésico, permanecendo até total recuperação dos reflexos, sinais vitais e normalidade da consciência. No período de recuperação pós-operatório identificam-se causas da hipotermia geralmente decorrentes do transoperatório. As mais comuns podem ser devido ao ambiente estar com uma baixa temperatura,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.4 Kb)   pdf (202.1 Kb)   docx (44.5 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com