TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HUMANIZAÇÃO A MELHOR ARMA PARA COMBATER A NEGLIGÊNCIA DA SAÚDE PÚBLICA

Por:   •  20/2/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.311 Palavras (10 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE SANTA INÊS

CURSO DE ENFERMAGEM

BÁRBARA DOS SANTOS BEZERRA

LETICIA SAMARA PEREIRA SILVA

MARGARIDA MILENA VIANA MORAIS

THAYNARA PINHEIRO ARAÚJO

HUMANIZAÇÃO A MELHOR ARMA PARA COMBATER A NEGLIGÊNCIA DA SAÚDE PÚBLICA

Santa Inês – MA

2018


BÁRBARA DOS SANTOS BEZERRA

LETICIA SAMARA PEREIRA SILVA

MARGARIDA MILENA VIANA MORAIS

THAYNARA PINHEIRO ARAÚJO

HUMANIZAÇÃO A MELHOR ARMA PARA COMBATER A NEGLIGÊNCIA DA SAÚDE PÚBLICA

Projeto de pesquisa apresentada ao curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Maranhão, para obtenção de nota parcial para aprovação da disciplina de Metodologia Cientifica.

Orientador: Prof. Dr. José Leonardo Ruivo.

Santa Inês – MA

2018

SUMÁRIO

1-        INTRODUÇÃO        4

2-        OBJETIVOS        6

2.1- Objetivo Geral        6

2.2- Objetivos Específicos        6

3-    JUSTIFICATIVA        7

4-        METODOLOGIA        9

5-        CRONOGRAMA        10

BIBLIOGRAFIA        11

APÊNDICE A- TERMO DE CONSENTIMENTO        12

APÊNDICE B – QUESTIONÁRIO A EQUIPE DE ENFERMAGEM        13

APÊNDICE C- QUESTIONÁRIO PARA A COORDENAÇÃO        14


  1. INTRODUÇÃO

 

Segundo Moreira et al (2016, p.3) “O direito à saúde foi reconhecido internacionalmente em 1948, quando da aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Organização das Nações Unidas. Na Conferência Internacional sobre cuidados primários à saúde, realizada em 1978, a Declaração de Alma-Ata reafirmou a saúde como um direito humano universal.”  Enfatizando agora que a saúde é um estado completo que engloba bem-estar físico, mental, social e espiritual e não simplesmente a ausência de enfermidades ou doenças.

No Brasil é encontrado um programa que vai trazer um novo conceito sobre saúde pública, conforme Brasil (2000, p.5) “O SUS pode ser considerado uma das maiores conquistas sociais consagradas na Constituição de 1998. Seus princípios apontam para a democratização nas ações e nos serviços de saúde que deixam de ser restritos e passam a ser universais, da mesma, deixam de ser centralizados e passam a nortear-se pela descentralização.”

Sabemos que o Sistema único de saúde (SUS) é um órgão de grande serventia para comunidade brasileira, pois antes de ser criado, a saúde era encontrada de maneira devastada, apesar que ainda não supre totalmente a necessidade, mas é ele o responsável em atender a todos na saúde pública, todos somos usuários do SUS, mesmo sem fazer uso de todos os serviços, mas um dos principais atendimentos que é ou era pra ser utilizado por todos os cidadãos brasileiros é imunização através das vacinas.

O Sistema único de saúde vai disponibilizar várias normas que vão garantir a universalização do atendimento visando proporcionar a diminuição da mortalidade infantil e distribuição de vacinas e medicamentos, mas o que observamos é que o SUS tem se mostrando insuficiente, na forma de efetuar seus princípios práticos estabelecidos. (MOREIRA et al, 2016).

Há muito tempo o tema humanização em relação as técnicas aplicadas a saúde vêm sido discutido, porém nos últimos anos o tema tem se tornado mais presente nas pesquisas científicas, principalmente em relação a saúde coletiva. De acordo com Brasil (2015, p.3) “Lançada em 2003, a Política Nacional de Humanização (PNH) busca pôr em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar.”

Essa politica vem trazendo novos olhares para a forma correta de cuidar e é uma das principais bases para transformar o atendimento do SUS, e a partir dessa proposta, a humanização passa a ser definida como uma política, e não mais como programa, orientando princípios e modos de operar no conjunto das relações dos diferentes profissionais que atuam na rede de saúde pública.

A implementação da PNH, foi uma das formas do Ministério da Saúde consolidar quatro marcas específicas: redução das filas e do tempo de espera; proporcionar conhecimento aos usuários sobre os profissionais que cuidam de sua saúde; garantia de informações à população por parte das instituições de saúde e construção de uma gestão participativa dessas mesmas unidades, incluindo os prestadores de serviços do hospital e as comunidades, assim como educação permanente direcionada aos trabalhadores do ambiente hospitalar de forma geral, tudo isso para proporcionar um atendimento humanizado, retirando as deficiências existentes na saúde pública brasileira. (MOREIRA et al, 2016).


  1. OBJETIVOS

2.1- Objetivo Geral

Identificar a realidade da prática de humanização no atendimento aos pacientes dos SUS no hospital Macrorregional Tomás Martins da cidade de Santa Inês.

2.2- Objetivos Específicos

  • Entrevistar a equipe de enfermagem sobre como funciona o processo de humanização no Macrorregional.
  • Analisar e quantificar o resultado do questionário realizado com a equipe de enfermagem.
  • Comparar as práticas de humanização do Macrorregional com a PNH.
  • Intervir utilizando a biblioterapia como uma das práticas de humanização.
  • Verificar o comportamento das pacientes mediante a intervenção da biblioterapia.


3-JUSTIFICATIVA

A humanização é um conjunto de habilidades, técnicas e atitudes que mostram e afloram o lado humano mais admirável, onde o cuidar para como outro é a forma importante de mostrar como somos e o que somos.  

De acordo com Heckert (2009 apud MOREIRA et al, 2015 p. 3232) “A humanização pode ser compreendida como um vínculo entre profissionais e usuários, alicerçado em ações guiadas pela compreensão e pela valorização dos sujeitos, reflexo de uma atitude ética e humana1.” Em outro sentido, a humanização é associada à qualidade do cuidado, que incluiria a valorização dos trabalhadores e o reconhecimento dos direitos dos usuários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (176.2 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com