TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Humanização do SUS

Por:   •  7/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.520 Palavras (7 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 7

Faculdade Anhanguera de Taubaté

Camila Cristina Fonseca RA: 8412151936

Giovana De Castro Oliveira RA: 8096890307

Priscila Santos De Oliveira RA: 8202934340

Paula Lucas De Lima RA: 8410155284

Fundamentos Teóricos Acerca do Cuidado e a Relação Entre Enfermagem e o Processo de Cuidar

Taubaté

2014

        

Fundamentos Teóricos Acerca do Cuidado e a Relação Entre Enfermagem e o Processo de Cuidar

Atividades Práticas Supervisionadas para obtenção de aprovação parcial na disciplina de Humanização na Assistencia no curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera de Taubaté.

Taubaté

2014

Resumo

Em uma pesquisa feita com pacientes/clientes de hospitais públicos do Brasil, mostrou que a forma do atendimento prestado a eles é precária, pois os profissionais de saúde não demonstram interesse e respeito pelo paciente/cliente.

Todo cidadão tem direito a um atendimento de qualidade, para isso ser possível o ministério da saúde esta lançando o Programa Nacional De Humanização Da Assistência Hospitalar, cujo objetivo é estreitar o relacionamento entre hospital e o profissional junto à comunidade.

A princípio foi feita a implantação de um projeto piloto, que teve a duração de cinco meses cujos objetivos foram: A humanização dos serviços de saúde de uma forma eficaz, em beneficio dos paciente/cliente e até mesmo dos profissionais; e produzir treinamentos de aperfeiçoamento para que este projeto seja levado a outros hospitais.

É de estrema importância o trabalho conjunto da gestão hospitalar e do programa de humanização, aumentando a confiança e o compromisso dos profissionais de saúde, para que ocorra a mudança de cultura no atendimento. O programa só ira funcionar de acordo com a disponibilidade da coordenação do hospital de participar de ações efetivas e permanentes de transformação da realidade hospitalar.

Com esse compromisso de humanização será restaurado os valores pessoais dos profissionais para assim se expandir entre a instituição e a comunidade.

Introdução

A Política Nacional de Humanização foi criada pelo Ministério da Saúde em 2003 com o objetivo de efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde no dia a dia das práticas de gestão e realizar trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários para a produção de saúde. A Política Nacional de Humanização da Gestão e da Atenção (PNH) é uma estratégia de fortalecimento do Sistema Público de Saúde, cujo propósito é contribuir para a melhoria da qualidade da atenção e da gestão da saúde no Brasil, por meio do fortalecimento da humanização como política transversal de rede.

Com a implementação do PHN (Política Nacional de Humanização) no SUS espera-se que seja parte integral dos gestores o compromisso com o Conselho de Saúde correspondente tanto no plano Nacional, como também no Estadual e Municipal. A participação dos trabalhadores nas discussões e decisões visa fortalecer e valorizar os próprios trabalhadores, sua motivação, o auto desenvolvimento e o crescimento profissional.

Cabe ao Núcleo Técnico de Coordenação da PNH gerenciar a atuação das áreas do Ministério da Saúde e ao mesmo tempo contribuir para o fortalecimento da ação das Secretarias Estaduais e das Secretarias Municipais de Saúde. O PNH tem um papel articulador que serve para a facilitação e integração dos processos e ações das demais áreas especialmente para a política de humanização.

Trata-se da atenção e gestão do SUS, para com a Política Nacional de humanização, em vista as necessidades sociais, desejos, objetivos, princípios, estratégias gerais, ações e parâmetros para acompanhamento da implementação da política de humanização.

Objetivo

O objetivo deste trabalho é evidenciar a importância da humanização na assistência ao atendimento prestado em saúde. Observando esta necessidade elaborou – se o projeto de Politica Nacional de Humanização no SUS, onde o objetivo é a conscientização dos profissionais da área de saúde em prestar um atendimento onde a prioridade não é somente a enfermidade mais sim o se preocupar também com o outro e o que ele está sentindo.

Revisão Literária

A teoria de Madelaine Leininger é a teoria que visa englobar a ideia do cuidado humano

em suas diferentes culturas. É aquela em que os valores, crenças e modo de vida  aprendidos e/ou transmitidos são assistidos pelos que “cuidam” e que têm apoio, facilita

ou capacita outro indivíduo ou grupo a manter o seu bem estar, ajuda a melhorar suas

capacidades e modo de vida e também a enfrentar doenças, incapacidades temporárias

ou permanentes e até mesmo a morte. A enfermagem transcultural, a etnoenfermagem e a enfermagem cultural foram utilizadas por Leininger na década de 60. [pic 1]

Outra teoria de suma importância para a humanização é a de Jean Watson que é a

Teoria do Cuidado Transpessoal . Que por sua vez é conhecida como a teoria da essência da enfermagem por se tratar do cuidado. A teoria consisti em assistir às necessidades humanas conscientemente, administrando um cuidado humano essencial no qual potencializa a aliança, mente, corpo e espírito.

Tal cuidado consiste em esforços transpessoais, de ser humano para ser humano, no sentido de proteger, promover e preservar a humanidade, ajudando pessoas a encontrarem significado na doença, no sofrimento e na dor, e em também sua existência.

Não podemos deixar de citar a teoria da fundadora da enfermagem, Florence Nightingale, que elaborou a Teoria Ambientalista.

Segundo Florence, os elementos externos, ou seja, ambientais, afetam a saúde e o processo de cura. Elementos como ventilação, iluminação, limpeza, ruídos, odores e alimentação são bases fundamentais de sua teoria. Dizia ela que a ventilação, o ar puro, era o primeiro e último principio no qual o enfermeiro deveria se fixar seguido da necessidade de se ter um local iluminado; e não apenas a claridade, mas a luz solar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (199 Kb)   docx (69.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com