TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPLEMENTAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS NO BANHO DE RECÉM-NASCIDO: UMA INTERVENÇÃO POR MEIO DO ARCO DE MAGUEREZ

Por:   •  22/9/2022  •  Monografia  •  5.643 Palavras (23 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

Fundação Oswaldo Cruz

        Instituto Nacional de Saúde da Mulher,         

da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira

IMPLEMENTAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS NO BANHO DE RECÉM-NASCIDO: UMA INTERVENÇÃO POR MEIO DO ARCO DE MAGUEREZ

MARIA IZELIA GOMES

FORTALEZA

OUTUBRO/2022

[pic 2]

Fundação Oswaldo Cruz

        Instituto Nacional de Saúde da Mulher,         

da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira

IMPLEMENTAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS NO BANHO DE RECÉM-NASCIDO: UMA INTERVENÇÃO POR MEIO DO ARCO DE MAGUEREZ

MARIA IZELIA GOMES

Trabalho de Conclusão apresentado como parte dos requisitos necessários à conclusão do curso de Especialização em Enfermagem Neonatal pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira.

ORIENTADORA: Profª Ma. Maria de Lourdes Carvalho

FORTALEZA-CE

OUTUBRO/2022

IMPLEMENTAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS NO BANHO DE RECÉM-NASCIDO: UMA INTERVENÇÃO POR MEIO DA ARCO DE MAGUEREZ

RESUMO

Objetivo: implantar o protocolo de boas práticas no banho do recém-nascido Método: Trata-se de uma pesquisa intervencionista desenvolvida com os profissionais de enfermagem da maternidade escola Assis Chateaubriand na cidade de Fortaleza no estado do Ceará. Para a produção da pesquisa, foi utilizado o referencial teórico do Arco de Charles Maguerez e participaram 43 profissionais da área da enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e a Unidade de Cuidados Intermediários Convencional.  Resultados: Foram aplicadas as cincos etapas do arco de maguerez, com levantamento da teorização da temática, disponibilizando um método de solução através da implementação de Procedimento Operacional Padrão (POP) sobre o banho do recém-nascido. Considerações finais: A partir da implementação das boas práticas no banho do recém-nascido, através do POP, ficaram evidenciadas as boas práticas garantindo ao RN prematuro segurança, conforto, higiene e fortalecimento afetivo.

Descritores: Arco de Maguerez. Recém-Nascido Prematuro. Banho. Educação em Saúde. Cuidado do lactente.

ABSTRACT

Objective: to implement the protocol of good practices in bathing the newborn. Method: This is an interventionist research developed with nursing professionals from the Assis Chateaubriand maternity school in the city of Fortaleza in the state of Ceará. For the production of the research, the theoretical framework of the Arch of Charles Maguerez was used and 43 nursing professionals from the Neonatal Intensive Care Unit and the Conventional Intermediate Care Unit participated. Results: The five stages of the arch of maguerez were applied, with a survey of the theorization of the theme, providing a solution method through the implementation of the Standard Operating Procedure (SOP) on the newborn's bath. Final considerations: From the implementation of good practices in the newborn's bath, through the SOP, the good practices were evidenced, guaranteeing the premature NB safety, comfort, hygiene and affective strengthening.

Keywords: Arch of Maguerez. Premature Newborn. Bath. Health Education. Infant Care

INTRODUÇÃO

        A pele é considerada o maior órgão do ser humano, desenvolvendo multifuncionalidade, cuja principal função é de barreira evitando a desidratação, absorção de substâncias externas e invasão de microrganismo. No recém-nascido (RN) além de funcionar como órgão de proteção, o órgão atua como proteção imunológica¹.

        Sendo assim, qualquer alteração que ocorra na integridade, pode ocasionar um aumento de lesão dérmica e comprometendo o equilíbrio hemodinâmico no organismo do RN¹.

        A pele é composta por três camadas: estrato córneo, epiderme e derme, cada um atua com funcionalidades distintas. O estrato córneo é a principal responsável pela função de barreira, portanto a pele do RN é mais susceptível a penetração de irritantes alergenos e infecções¹.

Dentre funções da pele podemos citar: barreira contra agentes químicos, físicos e infecciosos; termorregulação; homeostase hidroeletrolítica; secreção endócrina. Quanto menor a idade gestacional, maior é a imaturidade da barreira cutânea, resultando em maior permeabilidade e maior risco de absorção de substâncias que se tornam tóxicas. A pele do recém-nascido é fina e frágil, delicada exigindo assim uma atenção e o cuidado diferenciado pela equipe de enfermagem e demais membros da equipe¹. Faz-se necessário elaboração de protocolos, pops treinamentos e envolvimento da equipe e o empoderamento da família do recém-nascido no cuidado seguro e humanizado dispensado ao mesmo1.

A pele do RN é caracterizada por ser sensível, fina e frágil, assim, é submetida a adaptações após seu contato extrauterino, se tornando assim a necessidade de adequações com cuidados especiais para ajudar na transição. Com a imaturidade do órgão sua barreira não possui tanta eficácia na defesa contra a excessiva proliferação microbiana¹.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que o banho seja realizado após 24 horas do nascimento, ou, se isso não for possível por razões culturais, que seja adiado pelo menos 6 horas e com duração entre 5 e 10 minutos².

A Unidade Neonatal é um serviço de internação responsável pelo cuidado integral ao recém-nascido grave ou potencialmente grave, dotado de estruturas assistenciais com condições técnicas adequadas à prestação de assistência especializada, incluindo instalações físicas, equipamentos e recursos humanos. As Unidades Neonatais devem articular uma linha de cuidados progressivos, possibilitando a adequação entre a capacidade instalada e a condição clínica do recém-nascido².

O Ministério da Saúde (MS) por meio de Políticas Públicas sensibiliza os profissionais que trabalham em neonatologia para desenvolver atividades de promoção da saúde, voltadas para prevenção de agravos e combate à mortalidade neonatal².

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.2 Kb)   pdf (423.6 Kb)   docx (292.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com