TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evidencia Tragica Do Fim

Monografias: A Evidencia Tragica Do Fim. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2013  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ

LICENCIATURA PLENA EM LETRAS

PRÉ-PROJETO DE TCC

TEMA: A EVIDÊNCIA TRÁGICA DO FIM NA OBRA DE ERNEST HEMINGWAY

MACAPÁ, AP

2013

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ

LICENCIATURA PLENA EM LETRAS

RAMILY NERY PAIXÃO

PRÉ-PROJETO DE TCC

TEMA: A EVIDÊNCIA TRÁGICA DO FIM NA OBRA DE ERNEST HEMINGWAY

Pré-projeto apresentado na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I como requisito básico para a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura Plena em Letras.

Orientador (a):

Prof. Mestre FRANCESCO MARINO

MACAPÁ, AP

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

2. JUSTIFICATIVA

3. OBJETIVOS

3.1 GERAL

3.2 ESPECÍFICOS

4. METODOLOGIA DA PESQUISA

5. CRONOGRAMA

REFERÊNCIAS

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

No período que dividiu as duas grandes guerras mundiais, anestesiados e com sequelas permanentes, os soldados norte-americanos retornaram ao seu país, no entanto, jamais retomariam suas vidas nem seu inocente estado de espírito.

Apesar de estarem vivendo um momento de prosperidade nacional, os jovens ocidentais se viam desiludidos e revoltados, principalmente com a geração mais velha que seria, segundo eles a responsável por toda essa experiência traumática.

Nesse ambiente de rebelião intelectual, alguns escritores começaram a se destacar por sua extravagante evocação ao desengano e desolação. Esses escritores foram chamados por Gertrude Stein de a “Geração Perdida”.

Um dos maiores e mais importantes expoentes dessa geração foi Ernest Hemingway (1899-1961). Ele foi motorista voluntário da Cruz Vermelha e repórter na Primeira Guerra Mundial. É considerado o mais popular romancista norte-americano e porta-voz da sua geração.

Sua marca registrada é o estilo conciso e desprovido de palavras desnecessárias. A guerra e a morte são temas constantes em suas obras. A morte tem seu lugar de destaque tanto na literatura quanto na sua vida, uma vez que o terrível fantasma do suicídio e o peso inexorável do destino o assombram.

A questão primeira a ser levantada é se a evidência trágica do fim descrita em suas obras, como destino ou genética, seria o prenúncio da sua própria tragédia? Para responder a tal questionamento outras perguntas mais devem ser suscitadas, como: que marcas a morte do pai deixou sobre a vida de Hemingway? Seria possível fugir do próprio destino? Os personagens criados por Hemingway seriam um reflexo de sua tragédia pessoal? Quais características e fatos presentes em sua obra confirmam esta tese? Estas indagações deverão ajudar a explicar e nos fazer entender um pouco mais sobre essa literatura.

JUSTIFICATIVA

O desejo de investigar e de discorrer sobre a evidência trágica do fim na obra de Ernest Hemingway surgiu a partir das leituras de suas obras. O questionamento a respeito desse tema veio através da leitura e das análises dessas obras, posto que fosse bastante recorrente nos textos lidos, uma vez que todos os seus personagens se defrontam em algum momento com um fim trágico, daí surge a tentativa de evitar e sobreviver a esse confronto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com