TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFECÇÃO PARASITÁRIA E MODULAÇÃO DA RESPOSTA ALÉRGICA

Por:   •  21/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 2

ULBRA - UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL DE GRAVATAÍ

INFECÇÃO PARASITÁRIA E MODULAÇÃO DA RESPOSTA ALÉRGICA

GRAVATAÍ

2014

Infecção parasitaria e a modulação a resposta alérgica

A patogênese das doenças alérgicas é complexa, envolvendo células do tipo Th2, Th1 e também algumas citocinas recém descritas (como a IL 25 e IL 33). Mecanismos regulatórios da inflamação alérgica vêm sendo identificados, a IL-10, por exemplo, é uma citocina capaz de promover uma diminuição da produção de IgE ( imunoglobolina é um anti corpo), da liberação de histamina e de outros mediadores inflamatórios pelos mastócitos. Recentemente vêm sendo descritas algumas células ditas regulatórias, que através da produção de IL-10 e/ou TGF, ou ainda por contato direto, pode inibir a resposta inflamatória alérgica. A IL-10 é altamente produzida por indivíduos infectados por helmintos e existem algumas evidências de que esses parasitos protegem contra o desenvolvimento de doenças alérgicas. Em indivíduos asmáticos, residentes em áreas endêmicas em esquistossomose, foi demonstrado, em estudos in vitro, que existe uma modulação da resposta Th2 por mecanismos que envolvem a IL-10, produzida principalmente pelas células regulatórias TCD4+ CD25+ e a expressão do antígeno 4 de linfócitos T citotóxicos (CTLA-4). Estudos com antígenos parasitários que induzam mecanismos modulatórios da resposta inflamatória alérgica vêm sendo conduzidos por vários grupos de pesquisadores e representam novas perspectivas para o tratamento das doenças alérgicas.

A infecção parasitária parece inibir o desenvolvimento de doenças alérgicas, porém, a mesma pode estar relacionada à região demográfica. Países em desenvolvimento, com alta carga de infecções parasitárias, sugere um efeito protetor das infecções parasitárias contra as manifestações alérgicas mediadas pela imunoglobulina E (IgE).

Concentrações de IgE de altas a moderadas tem sido associada a doença alérgica, principalmente a dermatite atópica, uma das principais manifestações da alergia alimentar.

Outros achados sugerem que as infecções parasitárias se assimilam a produção de interleucina 10 (IL 10), influenciada por helmintos, que, por sua vez, foi contrariamente relacionada à sensibilização alérgica. Propriedades antiinflamatórias da IL-10 induzida pela infecção por helmintos podem atenuar a resposta alergênica ou promover tolerância.

Contudo, conclui-se que o tema necessita de novas investigações e publicações, atualmente existem controvérsias quanto à capacidade das infecções parasitárias inibirem ou mudar as respostas alérgicas.

REFERÊNCIAS

Mark S. Wilson and Rick M. Maizels. Regulation of Allergy and Autoimmunity in Helminth Infection. Clinical Reviews in Allergy and Immunology, 2004.

Sorensen, Ricardo U. ; Sakali, Pierre. A infecção parasitária protege contra a alergia?. J. Pediatr. (Rio J.), Porto Alegre, vol.82, no.4, July/Aug. 2006.

http://www.gmbahia.ufba.br/ojs/index.php/gmbahia/article/view/744

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (73.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com