TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFLUENCIA DOS ESTEROIDES ANBÓLICO-ANDROGÊNICOS NO METABOLISMO

Por:   •  9/11/2018  •  Artigo  •  1.618 Palavras (7 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 7
  1. [pic 1]
  2. FACULDADES INTEGRADAS
  3.       APARICIO CARVALHO - FIMCA

METABLISMO

VILHENA 2018

FACULDADES INTEGRADAS

APARICIO CARVALHO - FIMCA

MATHEUS COELHO SIGNANES

GABRIELLY ANDRADE

THAISSA THAUANNY

RAFAELA NUNES

RETIELE STEFANY

TAMARA BARCELOS                                                                                                                                                  ANGÉLICA DOS SANTOS

INFLUENCIA DOS ESTEROIDES ANBÓLICO-ANDROGÊNICOS NO METABOLISMO

Trabalho solicitado como requisito parcial para a nota avaliativa N2 na disciplina de Bioquímica , ministrada pela Profª. Esp. Jéssica da Cruz Scharf no 1° período de Enfermagem.

VILHENA 2018

RESUMO

O intuito deste trabalho é esclarecer aos leitores um artigo sobre a influência dos esteroides nas reações do metabolismo, elucidando os principais aspectos, reações de síntese: Anabolismo e Catabolismo, regulação, a influência dos esteroides anabólico-androgênicos no metabolismo, evidenciando os efeitos bons e ruins desses hormônios, elucidando o processo e eficiência dos esteroides anabólico-androgênicos no atletismo.

Palavras chaves: Metabolismo, Regulação, anabolismo, esteroides anabólico-androgênicos.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO          5

1.1 REGULCÃO METABOLICA......................................         5

1.2 ANABOLISMO E CATABOLISMO         6

1.3 A INFLUENCIA DO METABOLISMO NO ATLETISMO         6

2 DESENVOLVIMENTO          7

2.1 METABOLISMO NOS ESTEROIDES ANABÓLICO ANDROGÊNICOS          7

2.2 METABOLISMO DOS ESTEROIDES NO ATLETISMO         7

4. CONCLUSÃO         9

    REFERÊNCIAS         10

   

  1.  INTRODUÇÃO    

Se pode definir metabolismo como o conjunto das reações químicas que ocorrem dentro das células, subdividido em dois grupos: o catabolismo e o anabolismo. O metabolismo celular se trata de um complexo emaranhado de reações que visam o processamento (construir e quebrar) de moléculas. Assim, a taxa metabólica está diretamente relacionada com engordar, emagrecer, aumentar ou diminuir a massa muscular, entre outros. Dessa forma, pode-se dizer que entender e saber seu próprio metabolismo (podendo condicioná-lo) se torna uma excelente ferramenta para a qualidade de vida nos dias atuais.

  1.  REGULAÇAO METABOLICA

Regulação metabólica é a Interferência direta ou indireta nas reações químicas que compõe o organismo. Aumentando ou diminuindo a velocidade das reações (aumento de substratos ou de metabólitos). A forma mais decisiva de se interferir na velocidade de uma reação catalisada é alterando a concentração ou eficiência do seu catalisador (enzima). 

Os principais tipos de regulação do metabolismo são enzimas reguladoras, regulação alotérica e regulação hormonal, encontrando subdivisões. Na regulação alosterica se encontra Sítio alostérico, Ativadores Alostericos, Inibição não competitiva Homotropicas e heterotropicas. Na regulação hormonal se encontra a insulina, glucagon, adrenalina e hormônios esteroides anabólico-androgênicos que por mudar a característica celular altera o metabolismo.

Cada via vai ter uma velocidade diferente, denominada de intensidade metabólica, assim com esses tipos de regulação é possível aumentar ou diminuir essa velocidade.

  1. ANABOLISMO E CATABOLISMO

O catabolismo se trata dos processos que visam a desconstrução ou a quebra das moléculas. Isso ocorre tanto para obter energia quanto para gerar pequenas moléculas que a célula utilizará posteriormente. Exemplos que ilustram bem o catabolismo são a quebra da glicose ou de gordura para gerar energia e a quebra de proteínas para se obter aminoácidos.

O anabolismo, por sua vez, é o oposto, ou seja, os processos que visam a construção de moléculas. As vias anabólicas também são conhecidas como vias biossintéticas, e esse nome ilustra muito bem o que se trata essa via: as rotas tomadas pelas partículas que visam sintetizar biomoléculas. Exemplos do anabolismo são a construção de reservas, como acúmulo de gordura nos lipócitos ou grânulos de glicogênio, e a própria síntese de proteínas a partir de aminoácidos.

  1. INFLUENCIA DIRETA DE ESTEROIDES NO ORGANIMO

Através de estudos e experiências durante o século XXI foi notório a rápida evolução corporal através do uso de esteroides anabolizantes, isso ocorre devido ao processo de inchaço muscular e pela influência direta ao metabolismo. Os esteroides anabólico-androgênicos, são anabolizantes formados por testosterona e seus compostos, logo, apresenta como característica promover o crescimento e acelerar o processo de divisão celular, tendo grande influência no metabolismo resultando em diversos tipos de tecidos.

Os efeitos colaterais ligados ao uso indiscriminado ou excessivo dos EAA (esteroides anabólico-androgênicos) são dose e período-dependentes. Em pessoas do sexo masculino os principais efeitos adversos são: atrofia do tecido testicular, levando à infertilidade e impotência sexual e tumores de próstata, pela ação da aromatase; dificuldade ou dor para urinar e hipertrofia prostática, pode levar também à ginecomastia devido à maior quantidade de hormônio androgênico convertido a estrogênio. Na mulher, manifesta-se a masculinização, evidenciada pelo engrossamento de voz e crescimento de pelos no corpo no padrão de distribuição masculino; irregularidade menstrual e aumento do clitóris. Levando a um efeito causado em ambos sexos sendo alterações no metabolismo lipídico, aumentando os níveis de LDL (lipoproteína de baixa densidade) e diminuindo os de HDL (lipoproteína de alta densidade)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (219.2 Kb)   docx (76.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com