TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância do Exame Físico

Por:   •  6/3/2019  •  Resenha  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  1.102 Visualizações

Página 1 de 5

Nos primórdios da enfermagem o conhecimento técnico e bases teóricas eram escassas, de modo que os profissionais eram diretamente relacionados e subordinados aos saberes médico. Ao longo do tempo o raciocínio mais crítico e clínico se aprimorou, com o surgimento do Processo de Enfermagem (PE) que consiste em um instrumento metodológico empregado para favorecer o cuidado, além de organizar as condições necessárias para a sua ocorrência. Este era composto pelo diagnóstico, intervenções e resultados de enfermagem.

A metodologia do PE foi inserida nas escolas de enfermagem brasileiras, nos anos 1970, em São Paulo, a partir das contribuições de Wanda Horta que trouxe como referencial teórico a Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Maslow (1970) e Mahoma (1964).

Os escritos de Horta oportunizaram o desenvolvimento da enfermagem e a difusão das Teorias de Enfermagem. Em 1986, a Lei N° 7.498, normatizou o exercício profissional quanto ao PE e estabeleceu como deveres privativos do enfermeiro o planejamento, a organização, a coordenação, a execução e a avaliação dos serviços, bem como a prescrição da assistência de enfermagem.

Mais além, em 2002, o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), por meio da Resolução COFEN 272/2002, dispôs sobre a SAE. Estabelecendo em seu Art. 3° que deverá fazer parte do prontuário do cliente/paciente/usuário, as seguintes etapas: Histórico de Enfermagem Diagnóstico de Enfermagem, Prescrição, Evolução e Relatório de Enfermagem. Vale destacar que estes termos dão significado ao ato de registrar as etapas do PE e não substituem os termos usados para dar nome as etapas do PE.  

Deste modo, entende-se que a SAE é uma abordagem sistematizada que visa apoiar o trabalho da enfermeira, com a qual ela organiza a assistência de enfermagem, planeja o seu fazer, executa cuidados e avalia a assistência prestada. Se trata de um modelo metodológico que busca a avaliação do seu cliente, indo além da analise de apenas partes que incomodam o individuo, mas focando em um estudo mais profundo, assistindo o paciente, resgatando os princípios de necessidades humanas básicas citados por Básicas de Maslow , Mahoma e Horta.

O elemento predominante nessa analise tem como base a colate de dados indispensáveis para o seu tratamento, por consequência, identificando sinais e sintomas. A anamnese e o exame físico, são as etapas inicias da SAE, no entanto, as demais etapas que compõem este método científico também devem ser rigorosamente contempladas. Através dessas duas etapas iniciais, é possível conhecer melhor os nossos clientes e planejar uma assistência não só curativa, mas também preventiva. Por se tratar de uma avaliação preliminar, possui importância em sua função de auxiliar os demais profissionais a tomarem decisões e avaliarem os diagnósticos, prevenindo complicações e facilitando o tratamento do cliente.

Na anamnese, é realizada a coleta dos dados, de um modo mais individualizado e holístico, mantendo o conhecimento científico como âncora deste cuidado. A investigação feita nesta etapa é considerada de suma importância, pois se insuficiente ou incorreta pode levar ao diagnóstico de enfermagem errôneo e, consequentemente, resultará em um planejamento, implementação e avaliação inapropriados. A anamnese, na prática clínica, consiste na rememoração dos eventos pregressos relacionados à saúde, na identificação dos sintomas e sinais atuais, com o intuito principal de fazer entender, com a maior precisão possível, a história da doença atual que traz o paciente à consulta.

Este estudo busca oferecer um quadro completo da história da doença atual e patológica pregressa da pessoa. Descreve o indivíduo como um todo e a forma como ele interage com o ambiente. É poder conhecer este paciente num primeiro e importante momento, o que nos conduzirá de forma coerente as demais etapas desse contato. Estes dados podem ser obtidos, utilizando-se: a entrevista, a observação, o exame físico, os resultados de provas diagnósticas, a revisão de prontuário e a colaboração de outros profissionais.

Na sequencia, o exame físico permite ao enfermeiro validar os achados da anamnese, identificar problemas, definir diagnóstico de enfermagem, planejar e implementar ações de enfermagem e acompanhar a evolução do paciente. Procura-se por anormalidades, sinais objetivos e verificáveis que possam conter informações sobre os problemas de saúde significativos para a identificação dos diagnósticos de enfermagem, subsídios essenciais para o planejamento da assistência.

Assim, o Exame Físico é realizado de uma forma sistematizada, preferencialmente no sentido céfalo-plantar ou céfalo-caudal, com uma revisão minuciosa de todos os segmentos e regiões corporais, utilizando as técnicas propedêuticas: inspeção, palpação, percussão e ausculta. Para isto o enfermeiro necessita de recursos materiais, tais como esfigmomanômetro, estetoscópio, termômetro, diapasão, martelo de reflexo, espéculo de Collin, lanternas, otoscópios, luvas de procedimento estéril e não estéril, dentre outros. Além destes instrumentos básicos para a realização do exame físico, o enfer- meiro deve utilizar os órgãos do sentido: visão, audição, tato e olfato para subsidiar o seu plano de cuidar/ cuidado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com