TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lavagem das mãos

Por:   •  13/7/2017  •  Monografia  •  6.260 Palavras (26 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 26

FACULDADE PITÁGORAS[pic 1][pic 2][pic 3]

CURSO DE ENFERMAGEM

[pic 4]

MARIA CLEANE RODRIGUES DA SILVA

SILVIA MÔNICA DOS SANTOS

[pic 5]

[pic 6]

A IMPORTÂNCIA DA LAVAGEM DAS MÃOS NO MOMENTO DA ASSISTÊNCIA PRESTADA AO PACIENTE PELOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

São Luís - MA

2014

MARIA CLEANE RODRIGUES DA SILVA[pic 7][pic 8][pic 9]

SILVIA MÔNICA DOS SANTOS[pic 10]

[pic 11][pic 12]

A IMPORTÂNCIA DA LAVAGEM DAS MÃOS NO MOMENTO DA ASSISTÊNCIA PRESTADA AO PACIENTE PELOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Monografia apresentada ao curso de graduação em Enfermagem, como requisito parcial à obtenção do titulo de Bacharel.

Orientadora: Profª Msc. Wochimann de Melo Lima.

São Luís - MA

2014

MARIA CLEANE RODRIGUES DA SILVA[pic 13]

SILVIA MÔNICA DOS SANTOS

A IMPORTÂNCIA DA LAVAGEM DAS MÃOS NO MOMENTO DA ASSISTÊNCIA PRESTADA AO PACIENTE PELOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Monografia apresentada ao curso de graduação em Enfermagem, como requisito parcial à obtenção do titulo de Bacharel.

Aprovada em: ______/ _______/ ______

_________________________________________

Professora Wochimann de Melo Lima (Orientadora)

Mestre em Administração

_________________________________________

1º Examinador

_________________________________________

2º Examinador

[pic 14]

Este trabalho é dedicado as nossas famílias, por acreditarem e confiarem em nosso talento.

AGRADECIMENTOS[pic 15]

[pic 16]

Em primeiro lugar não podemos nos esquecer de agradecer à Deus, que se mostrou criador e criativo, por nos dá fôlego de vida e coragem;

Aos meus familiares, em especial aos meus pais: Antônio Felix da Silva e Maria José Rodrigues da Silva, por estarem sempre ao meu lado, me incentivando e dando força para que esse sonho se tornasse possível em minha vida.

Aos professores do curso, que foram importantes na vida acadêmica, nos ensinando e nos mostrando a importância do conhecimento para o nosso pleno desenvolvimento;

Ао mеυ esposo, Newton, qυе dе forma especial е carinhosa, me deu forças е coragem, apoiando-me nos momentos de dificuldades;

Аos meus filhos, Neutinho e Maria Fernanda, qυе embora não tivessem conhecimento disto, iluminaram de maneira especial os meus pensamentos, levando-me а buscar mais conhecimentos;

E, por fim, ao mundo, por mudar as coisas, por nunca fazê-las serem da mesma forma, pois assim não teríamos o que pesquisar, o que descobrir e o que fazer.

Maria Cleane Rodrigues da Silva.

Agradeço primeiramente a Deus, o centro e o fundamento de tudo em minha vida, por renovar a cada momento a minha força e disposição e pelo discernimento concedido ao longo dessa jornada.

Em especial, agradeço a minha mãe, Marcelina, que mais que uma mãe é minha melhor amiga e companheira, pois em todos os momentos que precisei me incentivou e se esforçou junto comigo, seu cuidado e dedicação foi que deram, em todos os momentos, a esperança para alcançar minha formação profissional.

Com carinho agradeço a todos da minha família, que não mediram esforços para que eu chegasse até esta etapa de minha vida.

Não poderia deixar de agradecer a minha amiga Floriza, pelo incentivo e apoio constante.

Para mim o que importa não é o que eu tenho na minha vida, mas sim, quem eu tenho. Por isso muito obrigada a todos vocês.

Silvia Mônica.

[pic 17]

Escolhi os plantões, porque sei que o escuro da noite amedronta os enfermos.

Escolhi estar presente na dor porque já estive muito perto do sofrimento.

Escolhi servir ao próximo porque sei que todos nós um dia precisamos de ajuda.

Escolhi o branco porque quero transmitir paz.

Escolhi estudar métodos de trabalho porque os livros são fonte saber.

Escolhi ser Enfermeira porque Amo e respeito à vida.

Florence Nightingale.

RESUMO[pic 18]

A higiene das mãos é essencial na prevenção da disseminação de microrganismos no ambiente hospitalar. As mãos dos profissionais servem como reservatórios de microrganismos resistentes à infecção. O objetivo do estudo é compreender a importância da lavagem das mãos no momento da assistência prestada ao paciente pelos profissionais de saúde. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, de natureza descritiva, de caráter exploratório. Foram selecionados artigos científicos da área da saúde. Como critério de inclusão teve-se a literatura do ano de 2009 a 2013. Utilizou-se 20 artigos que situavam o assunto em questão. Nos diversos artigos analisados, com relação à importância da lavagem das mãos, dos profissionais avaliados, 45% enfermeiros colocaram a higienização das mãos ser importante para prevenção de infecções. Observou-se uma porcentagem alta de 90% da prática desenvolvida incorretamente com base nos artigos investigados. Os produtos mais utilizados foram o álcool e sabão, ambos mencionados em 40% dos estudos. Dos artigos lidos, 45% evidenciaram à falta de materiais como a maior dificuldade para a não adesão a lavagem das mãos. Conclui-se que a lavagem das mãos deve ser um hábito dentre os profissionais de saúde e a adesão dessa prática é essencial para o controle da infecção hospitalar.

Palavras-chave: Lavagem das mãos. Assistência de Enfermagem. Profissionais de Saúde.

ABSTRACT[pic 19]

Hand hygiene is essential in preventing the spread of microorganisms in the hospital environment. Hands of professionals serve as reservoirs of infection resistant microorganisms. The objective of the study is to understand the importance of hand washing by nursing professionals. This is a bibliographic review, descriptive, exploratory. Scientific articles in the field of health were selected. Inclusion criteria had to literature of 2009 and 2013. Was used 20 articles that placed the matter in question. Analyzed in several articles, concerning the importance of hand washing, professional reviews, 45% nurses left hand hygiene is important to prevent infection. There was a high percentage of 90% of the practice incorrectly developed based on the articles investigated. The products were used more alcohol and soap, both mentioned by 40% of the studies.  Read articles, 45% showed a lack of material as the greatest difficulty for non-adherence to handwashing. It is concluded that handwashing should be a habit among health professionals and the membership of this practice is essential for the control of nosocomial infection.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.3 Kb)   pdf (396.2 Kb)   docx (199.2 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com