TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELOS DE SISTEMAS DE SAÚDE: ANÁLISE COMPARADA ENTRE PAÍSES CANADÁ, CUBA, EUA, ESPANHA E JAPÃO.

Por:   •  15/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.221 Palavras (9 Páginas)  •  872 Visualizações

Página 1 de 9

FACEMG – FACULDADE DE ENSINO DE MINAS GERAIS

CURSO DE ENFERMAGEM

MODELOS DE SISTEMAS DE SAÚDE:

ANÁLISE COMPARADA ENTRE PAÍSES

CANADÁ, CUBA, EUA, ESPANHA E JAPÃO.

BELO HORIZONTE

2013

MODELOS DE SISTEMAS DE SAÚDE:

ANÁLISE COMPARADA ENTRE PAÍSES

CANADÁ, CUBA, EUA, ESPANHA E JAPÃO.

TRABALHO PARA CONHECIMENTO GERAL

DE SISTEMAS DE SAÚDE ENTRE ALGUNS PAÍSES.

FACEMG – FACULDADE DE ENSINO DE MINAS GERAIS

CURSO DE ENFERMAGEM

BELO HORIZONTE

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ............................................................................................................... 04

2 OBJETIVO ...................................................................................................................... 04

3 DESENVOLVIMENTO ................................................................................................. 04

3.1 SISTEMA DE SAÚDE DO CANADÁ ......................................................................... 04

3.2 SISTEMA DE SAÚDE DE CUBA ................................................................................ 05

3.3 SISTEMA DE SAÚDE DA ESPANHA ........................................................................ 06

3.4 SISTEMA DE SAÚDE DOS ESTADOS UNIDOS ...................................................... 07

3.5 SISTEMA DE SAÚDE DO JAPÃO .............................................................................. 07

4 CONCLUSÃO ........................ ........................................................................................ 08

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ............................................................................. 09

1 - INTRODUÇÃO

Existem diversas formas de organizar um Sistema de Saúde, todos em busca de uma melhor qualidade e completa assistência à saúde da população. Sistemas de Saúde públicos, semipúblicos e privados, voltados para todos ou para um grupo restrito da população, como conseqüência de diferentes culturas, regimes e organizações. O procedimento utilizado foi a análise bibliográfica, enriquecida com alguns estudos avançados, documentários e reportagens.

2 - OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é expor as diferenças entre as formas de organizar o Sistema de Saúde de um país. Caracterizando, analisando e comparando os modelos de Saúde dos países: Canadá, Cuba, Espanha, Estados Unidos e Japão. Relacionando igualdades, verificando diferenças e uma possível uma adaptação no Sistema de Saúde do Brasil.

3 - DESENVOLVIMENTO

3.1 – SISTEMA DE SAÚDE DO CANADÁ

O sistema de saúde do Canadá (Medicare) tornou-se de acesso universal, a partir de 1966, lei Federal sobre o Seguro Médico, oferecendo cobertura completa de ações e serviços de saúde para toda a população. As regiões são administradas por Autoridades Sanitárias Regionais (RHA), responsáveis pelo planejamento, financiamento, monitoramento e controle de ações e serviços de saúde nas suas regiões, zelando pelo acesso dos cidadãos e pela qualidade dos serviços. Uma RHA tem o poder de suspender pagamentos a organizações prestadoras de serviços que tenham infringido a lei, ou os termos de seus acordos de operação e somente os ministros de saúde têm poder para intervir ou dissolver uma organização prestadora de serviços. Financiado com base em tributos, compartilhados pelo governo Federal, províncias e territoriais. Existem regras nacionais estabelecidas pela legislação e normas federais, que devem ser seguidas por cada província e território, na administração do sistema de saúde para a população, podendo haver pequenas diferenças. Desde 1994, funciona o Fórum Nacional de Saúde, melhorando serviços de saúde no país. O Canadá contribuiu com o desenvolvimento do conceito e de programas de saúde, uma das ênfases principal da Organização Mundial da Saúde (OMS). Quase todos os hospitais são privados e sem finalidade lucrativa. Em todo o país existe um sistema informatizado de prontuário clínico unificado, onde os profissionais da saúde conseguem acesso à história clínica de seus pacientes. O sistema de saúde é estruturado com médicos de família, generalistas constituindo a principal porta de entrada deste sistema, controlando o acesso dos usuários na maior parte das especialidades e exames diagnósticos, os profissionais da saúde são remunerados pelo Estado, pelo sistema de saúde da província ou do território onde estão instalados. O Governo Federal adotou uma nova política, desde 1995, sobre o direito inerente das chamadas Primeiras Nações (povos indígenas) e inuits (conhecidos como esquimós) a se autogovernarem. O Ministério da Saúde do Canadá assegura atenção à saúde fora de suas reservas.

Importante ressaltar que no Sistema de Saúde Canadense há um relacionamento entre os sistemas públicos e privados, combinando certa liberdade de organização para profissionais e serviços assistenciais à saúde. Apesar de o sistema ser público de caráter universal, o atendimento é prestado por profissionais e unidades privadas, e diferente do Brasil, o Estado é o único comprador de serviços e seu poder sobre o Sistema é quase total. O Sistema de Saúde Canadense assegura autonomia para as comunidades indígenas, assegurando que as políticas e os serviços de Saúde, respeitem culturas e estejam voltadas para sua necessidade efetiva. No Brasil, não há autonomia para as comunidades indígenas, sendo governados pela Fundação Nacional do Índio (Funai), não há mecanismos que assegurem maior participação e autonomia para povos indígenas.

3.2 - SISTEMA DE SAÚDE DE CUBA

O Sistema Nacional de Saúde de Cuba (SSC) é totalmente público, sendo um só sistema acessível a toda população. Uma atenção integral à saúde, um conjunto de unidades administrativas de produção de serviços. Há um investimento maior nos Cuidados de Saúde Primários, acreditam que seja necessário gastar um pouco na prevenção, do que mais tarde no tratamento de doenças avançadas. O Programa de Médico Família (PMF) tem a responsabilidade de prevenir doenças e promover a Saúde, em consultas, visitas domiciliares, assistência educativa da Saúde, monitorização de doenças e controle epidemiológico ligados ao Ministério da Saúde Pública (MINSAP). O SSC dispõe de prestações de serviços ambulatoriais, médicos e odontológicos, atenção médica e odontológica de urgência, atenção médica domiciliar, controle epidemiológico e higiênico, assistência social a idosos e deficientes, educação sanitária, importação e distribuição de medicamentos e equipamentos médicos. A atenção secundária de Saúde é o atendimento dos pacientes encaminhados pela atenção primária, para diferentes tipos de hospitais e a atenção terciária está integrada pelos institutos de cardiologia, neurologia e endocrinologia, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (145.7 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com