TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Do Que Se Trata O Trabalho De Analise De Sistemas

Monografias: Do Que Se Trata O Trabalho De Analise De Sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 2

O Analista de Sistemas tem a finalidade de desenvolver e aprimorar, por meio da aplicação e do desenvolvimento de software, a qualidade das informações que fazem parte dos processos decisórios e operacionais das mais diversas áreas. Para fazer o seu trabalho, o analista de sistemas deve estar atento às constantes inovações do mundo dos negócios em sua de área de atuação com o objetivo de gerar novas soluções e oportunidades para sua empresa.

Deve ter a capacidade de compreender conceitos abstratos e sintetizá-los. O analista de sistemas deve saber como elaborar o sistema de acordo com os desejos e as idéias do cliente, mas deve, porém, levar em conta que na maioria das vezes o cliente não saberá expressar o que ele quer e para isso o Analista deve perguntar e identificar tudo que seja de importante para a elaboração do projeto para diminuir a margem de erro do que o cliente esperava. É preciso dominar as novas tecnologias para permanecer no mercado. É preciso também fazer as escolhas certas ao investir e se tornar especialista em produtos que não sabemos qual será a sua vida útil. O software da moda hoje pode estar obsoleto no ano que vem; a busca pelo aperfeiçoamento pessoal deve ser uma constante e quem insistir em permanecer na zona de conforto estará fadado ao insucesso e ao desemprego.

Toda essa dinâmica concentrada sobre a atividade de desenvolvimento de sistemas, exerce enorme pressão sobre o Analista de Sistemas, a quem compete, em última instância, implantar.

Muitos dos sistemas de computadores que elaboramos são substituições ou novas implementações de sistemas não-computadorizados que já existem; além disso, a maioria dos sistemas computadorizados interage ou tem uma interface com vários sistemas existentes (alguns podem ser computadorizados ou não). Para que nosso sistema computadorizado seja bem-sucedido, precisamos conhecer, detalhadamente, como o sistema atual se comporta. Na prática, o analista de sistemas é um solucionador de problemas, por isso sua função é relevante e complexa. O seu trabalho serve de apoio à tomada de decisões na empresa. Cabendo ao analista, dentro do planejamento uma definição participativa e estruturação dos sistemas, buscando o estabelecimento de critérios de informação para o conjunto da organização, visando encontrar soluções que tragam maior benefício para a entidade. Para isso, é necessário o registro detalhado de cada componente da estrutura global, análise de fatores considerados como críticos pelo usuário, a elaboração de um plano de sistemas que seja coerente com as metas da empresa e o estabelecimento de uma metodologia de atuação, levando sempre em consideração o fator custo-benefício.

É evidente que para o exercício de responsabilidade de tal envergadura, o analista de sistemas necessita de uma sólida visão empresarial, além de outras características desejáveis que complementam a sua formação profissional e acadêmica. Dentro das características de um analista é desejável que certos conhecimentos, como o conhecimento teórico e prático de informática; uma boa visão de organização; bom senso em suas decisões; visão de conjunto; comunicação e sociabilidade; boa receptividade no trato com pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com