TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO PODERIA SER ÚTIL SE APLICADO À CASAS DE REPOUSO

Por:   •  26/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.510 Palavras (11 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 11

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO[pic 1]

CAMPUS PIRITUBA

BEATRIZ MANTELLATTO

BRYAN TELES COSTA

ISADORA OLIVEIRA REGO

JÉSSICA BEZERRA DE ABREU

COMO UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO PODERIA SER ÚTIL SE APLICADO À CASAS DE REPOUSO

São Paulo - SP

2019

BEATRIZ MANTELLATTO

BRYAN TELES COSTA

ISADORA OLIVEIRA REGO

JÉSSICA BEZERRA DE ABREU

COMO UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO PODERIA SER ÚTIL SE APLICADO À CASAS DE REPOUSO

Trabalho apresentado à disciplina de Sistemas de Informação Gerencial e Informática Aplicada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Pirituba como nota parcial para aprovação na disciplina do curso técnico em Administração, turma do1º semestre.

Professor: Júlio S.S Bernardo.

São Paulo - SP

2019

  1. INTRODUÇÃO

A expectativa de vida do povo brasileiro vem crescendo expressivamente. Segundo o IBGE, o cidadão brasileiro vive aproximadamente 76 anos (dados de 2017). Como consequência desse número, podemos presumir que a procura por clínicas geriátricas aumentará, pois, na sociedade contemporânea, dificilmente uma pessoa terá tempo ou condições para cuidar de um idoso, optando, então, pelas casas de repouso.

Entretanto, ainda há falhas nesse serviço. A ausência de informações sobre as casas de repouso gera alguns problemas, entre os quais estão: a propagação de informações falsas sobre esses lugares, a desinformação sobre métodos de contribuições, entre outros. Além disso, pode haver um problema de gestão, seja ele organizacional, financeiro, publicitário, etc.

Baseado nos problemas mencionados, o objetivo geral deste trabalho é elaborar uma proposta de Sistema de Informação (SI) para a divulgação de informações sobre os asilos, a organização de doações e melhoria da qualidade desse serviço em geral.

E, os objetivos específicos são:

  • identificar a tecnologia necessária para o SI.
  • avaliar quais pessoas utilizarão o sistema.
  • planejar um novo processo de divulgação de informações dos asilos.
  • planejar um novo processo de controle de estoques e de organização de doações.

A elaboração de uma proposta de sistema de informação é importante pois trará diversos benefícios para os asilos. A defasagem de doações será parcialmente suprida, melhorando não somente a qualidade do serviço, como também a qualidade de vida dos idosos. Outra vantagem se encontra na organização das contribuições, a qual se tornaria mais prática e eficaz. Além disso, o S.I também melhoraria a visibilidade e a divulgação das casas de repouso, o que, consequentemente, atrairia um público maior.

  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
  1. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAIS

Para O'Brien (2004), sistemas de informação são compostos por pessoas, hardware, software e redes de comunicações e recursos de dados que coletam, transformam e distribuem informações em uma organização.

Já segundo Laudon e Laudon (2007) um sistema de informação pode ser definido como um conjunto de elementos que trabalham de forma interligada para coletar, arquivar, processar e disseminar informações que auxiliam a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização, pode ajudar também gerentes e trabalhadores a avaliar problemas, criar novos produtos e observar assuntos importantes.

  1. ORGANIZAÇÃO

Segundo D’Ascenção (2001), a organização surge devido à necessidade humana de organizar e simplificar o trabalho. Para o autor, a organização é um processo no qual são formados agrupamentos humanos para melhor divisão de tarefas e avaliação dos recursos a serem utilizados, aperfeiçoando, assim, o resultado final do objeto organizado.

De acordo com Laudon e Laudon (2007), a finalidade da organização é executar e controlar o trabalho através dos processos organizacionais e de níveis hierárquicos, levando em consideração a estrutura, a história, a cultura, as funções organizacionais e os processos de negócios da empresa.

  1. PESSOAS

Para Chiavenato (2010), as pessoas permitem o funcionamento da organização pois são elas que decidem e agem em nome da instituição. As pessoas são definidas por diversos nomes, como por exemplo: funcionários, operários, recursos humanos, colaboradores, capital humano. Esses termos refletem muito em como a organização encara essas pessoas e qual o grau de importância dessas para a empresa.

Conforme diz O'Brien (2004), as pessoas são necessárias para operar todos os sistemas de informação e esses recursos humanos vão desde os especialistas em SI (desenvolvem e operam os sistemas de informação baseando-se nas exigências dos clientes) até os usuários finais (clientes).

  1. TECNOLOGIA

De acordo com O’Brien (2004), o conceito de tecnologia é definido como um sistema de informações por via do hardware, software gerenciamentos de dados e tecnologias de redes de telecomunicações.  

Já para Laudon e Laudon (2007), a tecnologia é uma das ferramentas para os gerentes conseguirem lidar com as mudanças. Hardware é a parte física com atividades de entrada, processo e saída, o que liga todos os elementos. Já o Software ele controla e coordena os componentes do hardware. Há também softwares de armazenagem de dados, comunicação dos computadores via redes, internet (intranet e extranet também), e a World Wide Web (serviço que armazena, recupera, formata e mostra informações em uma página na internet).

  1. ASILOS

Segundo o site da Câmara dos Deputados, precisamente na seção Rádio Câmara, esses lugares são chamados de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI), não há muitas instituições públicas sendo em sua maioria particular ou filantrópica. O Estatuto do Idoso apenas recomenda a relação com familiares, e consta as obrigações desses lares em questão de vestuário, bem-estar, saúde, educação e lazer dos idosos. 

Para Camarano e Mello, não há uma definição sobre o que é uma residência para idosos, elas seriam vistas como instituições de assistência social ou de saúde. Porém com o envelhecimento populacional essas instituições ofereceriam mais do que abrigo e ou residência, passando a ser também focada na saúde dos idosos.   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (339.6 Kb)   docx (176.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com