TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual de prevenção

Por:   •  23/9/2015  •  Resenha  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Manual de prevenção e Orientação em saúde

Enfermagem 3º B Noturno

Profª: Maria de Lourdes

Bianca Lisboa Silva        RA: 6450231514                                              Edmeire Rodrigues                  5204952421

Jessica Nunes Bernadino         6619372438

Karlus Alves Garcez                6662444308

Lauane Oliveira Vale               6277269017

Raiane Nunes Mendes             6444298048

Maria Salete Vieira                  6622354097

 Milena Neres  de Sousa          5631101627

Metodologia

    A pesquisa foi realizada 20 mulheres entrevistadas, utilizando questionários contendo 12 perguntas referentes à saúde das mulheres em idade fértil, tendo como objetivo a elaboração de um inquérito epidemiológico sobre essas mulheres.

Recomendações de medidas relevantes e ações de controle em saúde

Estado Civil e quantidade de filhos das mulheres: Verificamos que a proporção de solteiros, viúvos e divorciados aumentou e a proporção de casados e de desquitados ou separados judicialmente diminuiu, de acordo com a pesquisa as mulheres estão cada vez mais indepedente e a maioria possui filhos, fator de relacionamento que não deram certo, e os que dão certo opitam por não ter filhos à decisão por não ter filhos pode estar baseada em inúmeros fatores. As alterações de conceitos e práticas culturais do que vem a ser mulher, homem, família e casamento permitiram o desenvolvimento de valores, e expectativas pessoais, financeiras ou sociais incompatíveis ou concorrentes à geração de filhos para alguns casais.

Condições de Moradia: Nessa entrevista a maioria das entrevistadas possui casa propria, porem a solução para melhoria das condições de moradia seria diminuir os juros e a inflação. De acordo com IBGE a renda é a principal causa das desigualdades da moradia no Brasil 83% das pessoas que não têm casas ou que moram em condições precárias possuem renda familiar mensal de até três salários mínimos, Entretanto, o Governo brasileiro não tem recursos suficientes nem para construir casas nem para solucionar todos os problemas da falta de infraestrutura. A desigualdade da moradia no Brasil parece que ainda vai levar muito tempo. Esse não é um problema que se resolve rápido. Não é apenas falta de dinheiro, demanda políticas públicas é uma questão de participação direta da sociedade na gestão governamental. Tanto na gestão de recursos quanto na formulação de políticas para a habitação.

Histórico de Saúde: A solução para a melhora na saúde da mulher é  à formulação de propostas de novas políticas públicas que tenham como foco a mulher, e facilidade para realizar exames e consultas, A inclusão de exames toma por base a idade das pacientes e os fatores de risco para determinadas doenças. Com acompanhamento detalhado assim como se prevenir, estiver atento aos sintomas, realizar os exames periódicos e procurar sempre a orientação é fundamental.

Condições de Saúde das Mulheres entrevistas em idade fértil: O objetivo da ação é contribuir para diminuir a subnotificação e o desconhecimento sobre as doenças, que são silenciosas - na maioria dos casos, inicialmente não apresentam sintomas. Assim apenas metade delas sabe. O modo mais facil é a prevensão, disponibilizar exames periodicos, e mais divulgação para que a população esteja ciente dos riscos. A hipertensão também assusta. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 30 milhões de brasileiros têm hipertensão e há outros 12 milhões que ainda não sabem de sua condição. A hipertensão está associada a 7,6 milhões de mortes no mundo, devido às complicações que levam ao AVC e ao infarto, por exemplo. No Brasil, ela é responsável por 300 mil mortes ao ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (147.5 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com