TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medicamentos

Por:   •  2/5/2015  •  Dissertação  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A administração de medicamentos por via intravenosa consiste em uma administração onde se tem a mais rápida ação do medicamento administrado, pois a Introdução da medicação é feita diretamente na veia.

Os medicamentos que forem injetados devem ser soluções solúveis no sangue, como líquidos Isotônicos, hipertônicos ou hipotônicos .

Para se fazer uma administração por via intravenosa deve-se preferir puncionar primeiro os membros superiores, como a face anterior do antebraço e sempre evitando áreas de articulações.

Esse tipo de administração normalmente é indicado quando se há necessidade de infusão de grandes quantidades de líquido, quando se pretende uma ação imediata do medicamento, para restaurar ou manter o equilíbrio hidroelétrico ou também é recomendado quando necessita-se de administração de algum tipo de medicamento que é contra indicado o seu uso por via oral ou por outras demais vias.

Nesse tipo de administração de medicamentos podem ocorrer complicações locais que acontecem com mais frequência, mas não são graves, como hematoma e infiltração, mas também podem ocorrer complicações mais graves que são as sistêmicas, como, septicemia, embolia pulmonar e gasosa e choque de velocidade. Portanto uma administração por via IV por ser muito complexa deve ser feita com segurança e eficácia ao cliente para que não haja nenhum tipo de complicação.

METODOLOGIA

Tratou-se inicialmente de uma pesquisa bibliográfica em livros que retratam o assunto, (Medicação intravenosa, endovenosa, parenteral) onde reunimos o máximo de informação necessária sobre o tema em questão, e após, juntamos as informações para termos uma concreta pesquisa sobre medicação, tanto expondo técnicas de aplicação, materiais utilizados, erros cometidos, etc.

Após foi feita uma pesquisa com base de dados LILACS (Literatura Latino Americana de Ciências da Saúde), BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), artigos científicos sobre o assunto principal (Medicação intravenosa, endovenosa, parenteral). Na etapa de escolha de artigos científicos, analisamos os artigos escolhidos, seguindo de anotações, e após uma leitura detalhada foi redigida uma resenha.

Enfim, foi feita uma junção da pesquisa bibliográfica em livros com as resenhas dos artigos escolhidos. Feito assim uma discussão e análise dos resultados, onde será descrito o tema em si, ou seja, será utilizada uma abordagem qualitativa, para que possamos elaborar categorias onde os conteúdos dos textos produzidos nessa etapa sejam mais bem compreendidos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os altos índices de erros na administração de medicamentos vindo da equipe multidisciplinar como médico, farmacêutico e enfermeiro fazem com que nos alerte cada vez mais sobre a necessidade de fornecer medidas que inibem a ação desses erros e consequentemente as causas que irão dar continuidade ao paciente.

Saber como uma medicação deve ser infundida, utilizando técnicas previamente recomendadas através de profissionais habilitados ou enfermeiros que por sua vez deve monitorar seu paciente e observar suas reações perante o medicamento administrado. Através dos livros foi possível obter informações sobre as etapas realizadas antes e após a administração, a técnica de administração, materiais utilizados e possíveis erros ou efeitos colaterais pudessem ocorrer.

Através da primeira pesquisa apareceram algumas dúvidas diante da dimensão sobre o tema. Ao iniciar a leitura cientifica sobre medicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com