TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micobrologia: Imunologia da Gestação

Por:   •  17/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 2

¹Tâmara Brandão

Imunologia da Gestação

Os processos imunológicos ocorridos durante a gravidez, são fundamentais para o desenvolvimento humano, os fenômenos de tolerância imunológica que ocorrem entre o feto e a mãe, envolvem: a separação anatómica entre o feto e a mãe; imaturidade antigénica do feto; inexistência de resposta imunológica por parte da mãe. De acordo com Sarafana, os estudos sobre a imunologia da gestação, priorizam entender e explicar como o feto e o sistema placentário que é um semi-enxerto evitam a agressão imunológica por parte da mãe, buscando fazer uma comparação entre a imunologia materno-fetal e estudos de aceitação e rejeição da imunológia de transplantes, enfatizando os aspectos em comum e ainda a evidências crescentes de que a relação imunológica entre mãe e feto não se enquadram facilmente no paradigma do enxerto. Isso porque, a aceitação materna do feto, ocorre de maneira gradual, permitindo um reconhecimento compativel que resulta do isolamento do embrião num ambiente semi-permeável. A interface materno-fetal caracteriza-se igualmente pela atividade de proteínas reguladoras, células natural de Killer uterinas, macrófagos, células T com atividades citotoxicas, que eliminam antigénios nocivos bactérias e vírus, além de contribuir para um ambiente imunossupressivo que permite a sobrevivência do feto com diversos fenótipos e citoquinas do meio ambiente local. As células do trofoblasto que formam a placenta têm características imunológicas específicas e, não móleculas clássicas de histocompatibilidade, o que constitui uma potencial justificativa para a não rejeição materno-fetal, nota-se que as células de trofoblastos protegem a lise mediada por células natural killer (NK), entendendo que os trofoblastos se ligam a receptores inibitórios impedindo a ação das células NK.

¹ Aluna do 3º semestre de enfermagem da (FAZAG) Faculdade Zacarias de Góes, apresenta resumo, solicitado pela professora Isabelle, como avaliação parcial na disciplina de Microbiologia.

Sendo necessário ao crescimento e proteção do feto os trofoblastos, também necessitam de regulação, para garantir que o endométrio continue intacto e não seja invadido pela placenta em crescimento, essa interferencia é mediada por apoptose selectiva das células, um processo que não altera a estrutura normal do tecido. Um útero normal é composto por células T e B. macrófagos, mastócitos, eusinófilos e após a implantação do embrião, as células T e B desaparecem, as outras células são raras e há um predomínio de macrófagos, já as células NK, quase desaparecem no final da gravidez. Assim de acordo com o texto constata-se que o conjunto diferenciado de celulas que compõe o desenvolvimento embrionário são essenciais no fenômeno de tolerância imunológica que ocorre entre o feto e a mãe durante a gestação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com