TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Portfólio

Por:   •  11/1/2018  •  Resenha  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 4

                [pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

FACULDADE DE ENFERMAGEM

Disciplina: Fundamentos de Educação em Saúde

Portfólio 01

1 - Identificação acadêmica do aluno:

2 - Identificação da aula/reunião tutorial

3 - Tópicos: Metodologia da Problematização a partir da referência de Berbel.

3.1 Descrição

(relatar sucintamente a atividade)

Esta aula foi dividida em dois momentos, tendo sido no primeiro um momento de leitura e análise individual do artigo de Berbel (1998) e no segundo momento foi proporcionado um espaço de debate e discussão em grupo sobre os conceitos e entendimentos trazidos no texto.

Berbel (1998) inicia seu artigo trazendo uma retrospectiva a respeito do ensino na área da saúde em diversos países e de suas metodologias inovadoras, voltadas ao aprendizado e que partem das experiências relacionadas à Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) em alguns cursos de medicina no Brasil. Já alguns cursos de Enfermagem vem fazendo uso da problematização, mais especificadamente o Método do Arco de Charles Marguerez em suas atividades práticas. Todavia, percebe-se uma confusão a respeito das diferenças entre essas duas propostas, tratando-se, segundo a tese defendida pela referida autora, de caminhos diferentes. Em seguida, Berbel começa a diferenciar as duas metodologias, iniciando com as características definidoras da Metodologia da Problematização, que foi proposta por Charles Marguerez, mediante o Método do Arco e que conta com um esquema composto por 5 momentos, mediante um recorte da realidade, como pode ser observado no esquema a seguir (FIG. 1).

[pic 2]

FONTE: PRADO et. al., 2012, p. 176.

Vale ressaltar que, por estar alicerçada na participação ativa dos sujeitos, a Metodologia da Problematização considera o contexto de vida, a história e as experiências dos sujeitos envolvidos, considerando o ritmo de aprendizado individual de cada um.

Já a proposta curricular de Aprendizagem Baseada em Problemas possui características próprias que a diferencia da metodologia anterior. Trata-se de um modelo que centra o aprendizado no aluno e que parte do estudo de problemas de modo a direcionar o estudo para determinados conteúdos, integrando disciplinas e conteúdos cognitivos. Requer uma atitude ativa do aluno na busca do conhecimento, de modo a torná-lo agente ativo de sua própria aprendizagem. As reuniões tutoriais, direcionadas por um tutor, partindo de problemas pré elaborados e com carga horária definida para cada problema. Ao confrontar as características definidoras de cada proposta pedagógica, Berbel aponta que enquanto a Metodologia da Problematização se adequa a alguns conteúdos e para outros não, sendo uma opção de um ou outro professor, a Aprendizagem Baseada em Problemas direciona toda a organização curricular, sendo uma opção para todo o corpo docente, administrativo e acadêmico, permeando todo o curso. Enquanto que na Metodologia da Problematização os problemas são identificados pelos alunos ao confrontar a realidade (social, dinâmica e complexa) na prática, exigindo dos alunos uma mudança crítico-reflexiva, a Aprendizagem Baseada em Problemas parte de problemas construídos por um grupo específico, sem essa relação direta, ou seja, sem que seja de forma contextualizada e havendo controle dos resultados a serem alcançados. Ao final dessa análise entre as duas propostas pedagógicas, a autora aponta que realmente são dois caminhos, ambos promissores, uma vez que possibilitam uma atuação docente criativa, crítica e conscientemente política. Mesmo em se tratando de propostas com objetivos similares, ou seja, retirar os alunos e professores da zona de conforto da educação tradicional, apresentam características metodológicas próprias, permitindo diferenciá-las.

3.2 Análise crítica - Exercício de metacognição

(registrar suas impressões sobre sua aprendizagem. Anotar o sentimento de avanços e dificuldades pessoais. Inserir avaliação construtiva do seu desempenho pessoal e do desempenho das professoras)

Entendi que diversas são as formas de se proporcionar o aprendizado em sala de aula e que o papel do docente e da metodologia por ele escolhida define uma atuação ativa ou não por parte do aluno.

A maior dificuldade que enfrentei foi, após desse contato inicial com as teorias das propostas metodológicas, entender de forma prática cada uma delas, fato superado no decorrer da análise do texto e do debate proporcionado em sala de aula.

Coube a professora a difícil missão de identificar os alunos que apresentam uma maior dificuldade nesse processo de aprendizagem e buscar meios de tentar nivelar a turma, fato que requer esforço e envolvimento da mesma.

3.3 Lições aprendidas que merecem ser divulgadas (insight)

(Pode ser uma transferência de aprendizagem, aprendizado extra ao conteúdo da disciplina, ou sugestões para a melhoria da disciplina)

Quando você aprende existem variadas metodologias pedagógicas que proporcionam uma aprendizagem contextualizada, permite uma reflexão a respeito das formas até então vivenciadas na universidade e em toda a vida escolar.

Entender que tanto está nas mãos do professor, quanto dos alunos, essa busca por uma aprendizagem crítica-reflexiva, que conduza a um empoderamento e a conscientização nos força a questionar até quando as formas tradicionais de ensino ainda serão determinantes do profissional que irá entrar no mercado de trabalho.

REFERÊNCIA

BERBEL, N. A. N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface – Comunic, Saúde, Educ 2, 1998. p. 140-54.

PRADO, M. L.; VELHO, M. B.; ESPÍNDOLA, D. S.; SOBRINHO, S. H.; BACKES, V. M. S. Refletindo sobre as estratégias de metodologia ativa. Revista da Escola Anna Nery, 2012. v. 16; n. 1; p. 172-7.

 


UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO [pic 3]

CURSO DE ENFERMAGEM

DISCIPLINA FUNDMENTOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

CLEIDE DE PAULA SOUZA

PORTIFÓLIOS

Cuiabá/MT

2015/2

        [pic 4]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

FACULDADE DE ENFERMAGEM

Disciplina: Fundamentos de Educação em Saúde

Portfólio

1 - Identificação acadêmica do aluno: Cleide de Paula Souza

2 - Identificação da aula/reunião tutorial

3 - Tópicos: ___________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (234.8 Kb)   docx (187.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com