TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família

Por:   •  2/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  1.176 Visualizações

Página 1 de 2

O NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) foi criado pelo Ministério da Saúde em 2008, para apoiar a consolidação da Atenção Básica, ampliando as ofertas de saúde para a população. É composto por uma equipe multiprofissional que atua de forma integrada com as Equipes da Saúde da Família (ESF). Essa equipe é definida através dos gestores municipais, que vão identificar as prioridades daquela região, levando em conta o perfil epidemiológico e as principais necessidades do grupo populacional. A equipe trabalha a educação em saúde, apoiando as ações que já estão sendo desenvolvidas pela equipe da Saúde da Família, afim de trazer mais informações à população.

O NASF foi implantado em Ponta Grossa no ano de 2015, inicialmente contando com assistente social, farmacêutico e fonoaudióloga e ao final do mesmo ano, foi integrado outros profissionais à equipe (nutricionistas, fisioterapeutas, preparador físico, etc). Na cidade, existem 5 equipes NASF, nas regiões de Uvaranas, Nova Rússia, Esplanada e Oficinas. A equipe atual de Uvaranas carece de profissionais como farmacêutico e fonoaudióloga, ela é composta por 1 nutricionista, 1 fisioterapeuta, 1 educador físico e 1 assistente social.

Segundo a equipe, os pontos positivos são que ela é multiprofissional e auxilia nas visitas domiciliares, o que permite a construção de projetos terapêuticos, visando a ampliação e qualificação das intervenções na região. Além disso, podem discutir casos clínicos, e desenvolver projetos (um dos mais procurados é o projeto do HiperDia, que consiste em uma reunião acompanhada e orientada principalmente pelo educador físico e nutricionista, abordando temas sobre a hipertensão) para incluir um olhar clínico às diversas dimensões do cuidado. Os pontos negativos são quanto a falta de profissionais e quanto a infraestrutura do local que segundo os gestores, deveria contar com equipamentos como “data show”, computadores, veículo para locomoção, bem como, outros equipamentos auxiliando no trabalho do educador físico e da fisioterapeuta, por exemplo. Mesmo sendo um local de fácil acesso e bem localizado, enfrentam dificuldades, pois era necessário um lugar maior, auxiliando por exemplo o Programa Academia da Saúde, que, em nosso munícipio ainda não foi implantado.

O Ministério da Saúde desde a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) busca garantir a universalização da Atenção básica com a criação de programas que visem a integralidade do cuidado dos seus usuários. Apesar das dificuldades apresentadas, a equipe NASF (criada no Brasil pela Portaria GM Nº 154, de 24 de Janeiro de 2008) do bairro de Uvaranas, consegue ampliar a abrangência das ações da Atenção Básica, bem como sua resolubilidade, apoiando a inserção da ESF na rede de serviços e o processo de territorialização e regionalização a partir da Atenção básica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (53.8 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com