TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.472 Palavras (6 Páginas)  •  924 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Nutrição Aplicada à Enfermagem

NOME

Rosilaine Sá Teles de Castro

RA

6634376013

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

ANO 2015

[pic 2]

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Nutrição Aplicada à Enfermagem

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Nutrição Aplicado à Enfermagem, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (Ana Célia Lopes Peixoto Toledo)

Anhanguera Educacional

ANO 2015

 Introdução

Paciente R.M.O., do gênero masculino, 59 anos, 1,78 m de altura, 70 kg, deu entrada no hospital com episódios freqüentes de vômitos, tosse, dor torácica e disfagia com a sensação que a comida fica “parada no peito”.  Durante uma avaliação inicial, relatou ser fumante, fazer o uso freqüente de álcool, perdeu cerca de 8 kg nos últimos 04 meses, se alimenta apenas de sopas há quase um mês e não sente fome (anorexia). A médica plantonista solicitou a realização de um  raios-X de tórax e, posteriormente, uma endoscopia e biópsia, em que foi diagnosticado câncer de esôfago do tipo carcinoma espinocelular no estágio III, em que as células cancerígenas estão nas camadas celulares mais profundas e se espalhou para linfonodos.  Após duas semanas do diagnóstico, ele passou por uma cirurgia para a retirada do tumor e deverá iniciar a quimioterapia na próxima semana, porém pelo exame clínico da médica, esse paciente apresentava uma depleção grave de tecido adiposo e de músculo pela possível desnutrição.  Foi solicitada a avaliação da EMTN para a indicação ou não de terapia nutricional.

A desnutrição protéica calórica dos pacientes com câncer de esôfago é preocupante, onde apresentam problemas nutricionais preexistentes, devido à disfagia, tumor ação e associação freqüente com o tabagismo e etilismo. Este estado pode ser ainda agravado pelos efeitos adversos do tratamento proposto a estes pacientes, podendo ser radioterapia, quimioterapia ou cirurgia, nos quais são afetados em vários aspectos: deglutição, paladar, náuseas, vômitos e anorexia.

 A incidência de câncer de esôfago é maior no sexo masculino e no sul do país.  A avaliação nutricional antropométrica diagnostica satisfatoriamente o estado nutricional destes pacientes associada à avaliação bioquímica, física e subjetiva.  O suporte nutricional utilizado, HIPER DIET, é uma dieta complementar, constituída de proteína de alto valor biológico para suprir as necessidades dos pacientes hipermetabólicos.

Desenvolvimento

Para classificação do estado nutricional dos pacientes quanto ao seu grau de desnutrição, optou-se pelos valores ideais utilizados para peso, altura, prega cutânea triciptal, circunferência do braço e circunferência muscular do braço; Além da desnutrição em pacientes com câncer ter índices elevados, principalmente no câncer de esôfago é observado a incidência maior nos pacientes hospitalizados, sobretudo quando na terapêutica agressiva das doenças neoplásicas. Demonstrou-se, no entanto, a importância da terapia nutricional para melhora do quadro geral do paciente, indicando resposta positiva a terapêutica nutricional utilizada.

 A TRIAGEM é desenvolvida através da avaliação Nutricional Subjetiva Global (ANSG), a qual observa e atribuem pontos sãos seguintes parâmetros: peso corpóreo, dieta, sintomas gastrintestinais, capacidade funcional física e diagnóstico (estresse), de modo a avaliar e acompanhar o estado nutricional e programar a terapêutica necessária. Esse parâmetro determina a classificação do paciente em: sem desnutrição, desnutrição moderada e desnutrição grave. Ressalta-se que Terapia de Nutrição Enteral será prioritária. A via a ser utilizada (oral, sonda) dependerá da viabilidade do trato gastrointestinal e da patologia em questão. O acompanhamento do paciente é realizado diariamente através de dado objetivos e subjetivos, os quais subsidiam o profissional para adequação da fórmula.  O tipo da dieta utilizada obedece às condições clínicas do paciente, patologia e estado nutricional, objetivando atender as particularidades de cada paciente. Para prescrição da conduta nutricional, utiliza-se a ficha de prescrição dietoterápica, que descreve a dieta a ser oferecida com Valor Energético Total distribuição de macro nutrientes, volume a ser administrado, fracionamento, densidade calórica e relação Kcal/gN.

 Considerações Finais

O enfermeiro sendo um membro da Equipe Multiprofissional tem como principal responsabilidade a administração da Terapia Nutricional, acompanhando todo o processo tendo como objetivo a prevenção e a detecção precoce de complicações.

São responsabilidade do enfermeiro Administração de medicamentos (reposição hidroeletrolítica, gavagem, enemas) a Realização de cateterismos o Supervisionar a nutrição enteral e parenteral o Avaliar indicação e tolerância alimentar a Necessidade de via alternativa para administração da dieta o Cuidado na manutenção dos estomas a Prevenção de complicações.

 

Cuidados gerais Lavar as mãos antes de manusear a dieta; o Conferir prescrição da dieta: identificação do paciente, tipo de dieta, via de administração, volume prescrito; o Observar os seguintes aspectos antes de administrar a dieta: temperatura, aspecto, volume e consistência:

O Elevar cabeceira no mínimo 30° o Aspirar conteúdo gástrico sempre antes de administrar dieta ou medicação para avaliar aspecto e volume do refluxo; o Registrar no prontuário do paciente se houver refluxo, e comunicar ao médico ou enfermeiro; o Avaliar aceitação da dieta pelo paciente baseado nos seguintes parâmetros: presença de ruídos hidroaéreos, ausência de distensão abdominal ou vômitos, aspecto e volume do refluxo gastresofágico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (201.8 Kb)   docx (96.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com