TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição

Por:   •  30/9/2015  •  Artigo  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 3

       INTRODUÇÃO

O paciente R. O. B. de 71 anos deu entrada em nossa unidade com hipertenssão arterial, hiperglicemia e um HD de pneumonia, em uma avaliação inicial foi possivel verificar  sinais de desnutrição, e com exames físicos que há uma carencia de nutrientes. Portanto para isso foi realizado uma avaliaçaõ nutricional para junto do tratamento medicamentoso ele se reestabelessa o mais rapido possivel e assim receber alta para sua residencia.

DESENVOLVIMENTO

Em sua avaliação nutricional através do metodo MAN ( mini avaliação nutricional) indicado para pessoa com idade igual ou superior a do paciente,  nos cinalizando se há desnutrição ou risco de desnutriçãao tendo em vista que já foi realizado uma prévia entrevista. Com obtenção destes dados falta foi constatado falta de proteinas e principalmente falta de ferro ( responsavel pelo transporte de o² no sangue) causando a carencia de minerais.

Durante os exames foi realizado o IMC que nos mostra o indice de massa corporal, o estado nutricional do paciente, resultando em uma mensuração de 21,2 que está dentro das normalidades já que os parametros normais são de 18,5 a 24,9.

No transcorrer da avaliação o paciente relata que mora só e é ele mesmo quem prepara sua alimentação, diz se alimentar de 2 a 3 vezes por dia que seu desejum é somente um copo de leite com café seu almoço ou jantar geralmente umma sopa de legumes sem carne, relata também consumir duas frutas macias por dia como mamão e banana, diz-se semtir muito magro em comparação aos amigos da mesma idade e apresentando uma circunferencia braquial de 22 cm em pantorrilha de 32 cm.

Com esses dados foi utilizado a mini avaliação nutricional específica para idosos  na qual foi possivel avalia um risco de nutricional,  sendo necessário realizar uma avaliação nutricional mais adequada para seu pronto reestabecimento e que supra suas necessidades.

Após seu pronto reestabelecimento e para dar continuidade com em sua diéta foram passadas instruções de como devera ser sua alimentação, instruindo através da piramide alimentar e que em cada parte nos fala o tipo de alimento e a quantidade que devera ser consumido diariamente.

Devendo ser consumido uma média de 70 calorias óleo e gordura, desconsiderando açucares e doces pois paciente tem DM.

Recomendado uma porção diaria de laticinios e derivados de 3 porções diarias de 70 calorias, carnes e ovos de 1 a duas porções ao dia de 190 calorias, feijão 1 porção ao dia 70 calorias,  hortaliças de 4 a cinco porções cada porção equivalente a 15 calorias, frutas de de 3 a 5 porções na média de 70 calorias cada porção.

E alimnetos que dera ser consumido em maior quantidade que são os energéticos e carboidratos de 5 a 9 porções devendo ter 150 calorias cada porção.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Avaliação nutricional é de suma importância no tratamento e recuperação do paciente; Pois independentemente de qual tipo de tratamento ele esteja fazendo, isso ira lhe ajudar muito para que haja sua alta hospitalar, e dando um suporte adequado a ele, pois a maioria dos idosos vivem só e não tem uma alimentação regrada onde ocorrem na maioria das vezes sua desnutrição.

E como profissionais devemos garantir o bem estar desses pacientes quer seja na recuperação ou manutenção, pois somos nós os enfermeiros que temos um contato maior com eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (105.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com