TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição

Por:   •  13/10/2015  •  Resenha  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Nutrição Aplicada à Enfermagem

NOME

Ernani de Oliveira

RA

2973580751

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Nutrição Aplicada à Enfermagem

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Nutrição Aplicada à Enfermagem, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (Matheus Gonalves dos Reis).

Anhanguera Educacional

2015

        Na admissão do paciente para internação foi realizado uma avaliação do seu estado nutricional, com o objetivo de identificar a situação nutricional em que se  encontra. Foi necessário uma associação de métodos para finalizar o diagnóstico.

  • Antropometria: que verifica a medida de tamanho corporal (peso, altura, estatura).         
  • Composição corporal: composição de peso através de pregas cutâneas (massa gorda e massa magra).
  • Consumo alimentar: (coleta de dados do paciente sobre hábito de sua alimentação, questionário anotados em formulário).
  • Exame físico para detectar sintomas ligados a desnutrição.

        Após a internação adotamos o formulário de triagem de risco nutricional, ANSG – Avaliação Nutricional Subjetiva Global, método simples com baixo custo para o hospital, e que pode ser utilizado por Enfermeiros em pacientes de diferentes idades e doenças. Após esses dados podemos observar que nosso paciente, embora tenha tido uma perda de peso moderada, e seu IMC está na normalidade (eutrofia), ele apresenta uma deficiência nutricional de ferro, biotina e zinco. Podemos assim classificá-lo como moderadamente desnutrido.

        As necessidades e consumo de nutrientes estabelece um equilíbrio para um bom estado nutricional, considerando suas deficiências nutricionais no momento e doenças de base (Hipertensão Arterial e Diabetes), devemos atentar para alimentação correta. Aumentar gradualmente injestão de proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais e água, diminuir excesso de sal e açúcar, balancear uma dieta hipossódica mas ao mesmo tempo hiperproteica.

        Na alta do paciente devemos orientá-lo quanto sua nutrição para evitar novos problemas de saúde.

  • Variar seus alimentos com porções de cereais, hortaliças, carne, frutas, ovos, leite e derivados.
  • Evitar alimentos ricos em sódio ou preparados em conserva.
  • Preferir alimentos ricos em potássio como batata, espinafre, brócolis, nozes, banana, peixe, e fibras como aveia, trigo, cenoura, couve-flor, feijão, ervilha, maçã, laranja, de acordo com sua disposição financeira.
  • Comer pouca quantidade várias vezes ao dia.
  • Consumir cereais em quantidade moderada.
  • Evitar gordura de origem animal.
  • Preferir peixes e aves (uma porção ao dia pelo menos).

        Sendo assim foi orientado que no café da manhã além do leite, coma um pão ou bolacha associando com uma fruta. Na hora do almoço além de arroz, feijão e salada introduzir uma porção de carne. Antes do jantar se puder uma gelatina ou queijo branco e no jantar a sopinha de legumes que ele tanto gosta. Ingerir com frequencia líquidos, (água, sucos e frutas como melância por exemplo).

Considerações Finais:

        Concluímos que em pacientes hospitalizados, na ausência de Nutricionistas,  Enfermeiros podem verificar suas condições clínicas e traçar um plano alimentar. A nutrição adequada contribui em melhor resposta medicamentosa, no estado nutricional e resultados na recuperação mais rápida até sua alta. Alimentação e hábitos de vida saudáveis junto com administração de medicamentos aumentam a expectativa de vida em pacientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (91.5 Kb)   docx (178.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com