TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição

Por:   •  20/11/2015  •  Seminário  •  1.162 Palavras (5 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Nutrição Aplicada à Enfermagem

NOME

CRISTIANE RODRIGUES DE SOUZA

RA

8829408687

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2014

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Nutrição Aplicada à Enfermagem

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina nutrição aplicada a enfermagem apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa orientação do tutor Helen Cristina  Araujo Cardoso Silva

Anhanguera Educacional

2014

Introdução:

A equipe multiprofissional de terapia nutricional tem como função estabelecer as diretrizes técnico-administrativa, criar mecanismo para o desenvolvimento das etapas de triagem e vigilância hospitalar, atender assolicitações de avaliação do estado nutricional do paciente acompanhando e modificando as terapias nutricionais, assegurar condições adequadas de indicação, prescrição, preparação e conservação dos procedimentos, capacitar os profissionais envolvidos diretamente ou indiretamente com a aplicação dos procedimentos, estabelecer protocolos, documentação de todo o processo, estabelecer auditorias periódicas e a analise de custo e beneficio.
Já o Enfermeiro e os técnicos de enfermagem tem a função de realizar os principais procedimentos, como também a orientar o paciente, devido ser o profissional quemais vai estar presente em todo o processo acompanhando a fase inicial até a alta do mesmo.
Sendo assim deve estar capacitado a todos os procedimentos de sua competência com a passagem de sonda e orientação quando necessária.

  1. Objetivo:

Tem como objetivo demostrar a importânciada terapia nutricional, a redução significativa de infecção com a ajuda da nutrição adequada,diminuindo o tempo de internação, a recuperação do estado nutricional dentro da normalidade, de maneira mais rapida, com apoio da equipe multidiciplinar em nutrição.

Tendo um papel de suma importancia com o tratamento, para obter uma resposta positiva.

Tem o objetivo de escolher a melhor terapia nutricional para o cliente,diminuindo sua estadia hospitalar,e sua melhora.

 

  1. Procedimentos:

Foi encaminhado para avaliação nutricional.

Realizado IMC do paciente onde no qual foi detectado que o mesmo  apresentava grau de nutrição dentro dos parametro de normalidade, mais requer cuidados por apresentar perda de peso ja alguns meses, paciente ja veio com diagnostico de cancer de esofogo, e ira fazer uso de quimioterapia existindo o risco de desnutrição.

Essa avaliação precose poderá ajudar na melhor aceitação do tratamento e na melhora do quadro clinico ja existente, o formulario usado sera ASG-PPP, para avaliar precosemente seu estado nutricional,  a triagem nutricional serve para ajudar na desnutrição ou no risco de desnutrição.

  1. Desenvolvimento:

Paciente do sexo masculino 59 anos,1.78 de altura, 70 kg, apresentando vomito, tosse, dor toracica, disfagia com sensação que a comida fica parada no peito, perdeu 8 kg em 4 meses, declara ser fumante e fazer uso de bebida acoolica, à um mês só se alimenta com sopas, e esta sem apetite (anorexia).

Diagnosticado com cancer de esofago do tipo carcinoma espinocelular no estagio lll depois de exames.

Duas semanas depois do diagnostico, foi realizado a cirurgia para retirada do tumor, vai fazer uso de quimioterapia, em exame clinico do medico apresentou uma depleção grave do tecido adiposo e muscular, uma possivel desnutrição, onde foi solicitado avaliação da equipe multidiplinar de nutrição, para realizar uma terapia nutricional ou não.

Essa equipe tem como objetivo avaliar o cliente, e fazer com que a alimentação seja adequada com sua necessidade.

Apos realizado exame fisico, foi percebido que o mesmo estando dentro d da normalidade sua questão fisicamais tendo risco de desnutrição por causa do seu estado clinico existente, e o processo medicamentoso que sera submetidoapos cirurgia.

Foi sugerido a TNE, para melhora nutricional, sabendo que não vai melhorar a sobrevida nem em relação ao cancer, mais ajudaria indicadores nutricionais, necessarios para a sobrevivencia.

Pois com frequente ciclos de quimioterapia no qual o paciente vai ser submetido, provocam o desenvolvimento da desnutrição energetico- proteica, alem das complicações contribuirem mais para agravar o estado de nutrição.

Com a intervenção nutricional precose deve ser feito de forma individual com cada caso, neste caso é que em função do tramentoesta em risco nutricional. Sendo assim nao deixa duvida que o diagnostico e a intervenção nutricional devem ter metas das equipes que tratam o paciente. Existem protocolos nutricionais que devem ser seguidos, devem ser adaptado a realidade de cada paciente, para que no minimo, esses pacientes tenham chancede receber o tratamento.

O uso de dieta por sondas vem cada dia mais sendo usadas, a fim de diminuir a incidencia de desnutrição.

As dietas usadas por sonda tem alguns criterios a serm usados,onde deve ser levado em conta sua composição proteica, distribuição calorica, lipidicas e de carboidratos, bem como eletrolicos e vitaminas.

A escolha deve ter o objetivo as necessidades do paciente em questão.

A via enteral, é indicada para aqueles que não consegue suprir suass necessidades nutricionais por via oral, a nutricionais enteral promove suporte nutricional ao trato gastrointestinal através de sonda, ocorrendo absorção pelo trato gastrointestinal,com o suporte enteral os nutrientes podem ser administrado lentamente de forma continua, e é considerado um método mais apropriado principalmente para seguinte situações, função gastrointestinal comprometida e cirurgia, terapia por neoplásia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (124 Kb)   docx (180.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com