TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição e Câncer

Por:   •  2/11/2016  •  Seminário  •  1.379 Palavras (6 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Este trabalho trata-se do aporte nutricional de pacientes portadores de câncer, visto que a alimentação se torna fundamental para a recuperação do indivíduo.

O câncer é o crescimento descontrolado de células anormais, que se reproduzem até formarem uma massa de tecido chamada de tumor. O tumor quando maligno interrompe as funções do corpo e desvia o suprimento sanguíneo. A doença pode ocorrer em vários locais do corpo e geralmente é tratada por radiação, quimioterapia e/ou cirurgia. Cada forma de tratamento pode trazer riscos nutricionais para o cliente. A quimioterapia, por exemplo, tem ação sistêmica, o que quer dizer que pode afetar todo o corpo, ao invés de apenas a parte doente dele, além de a maioria dos quimioterápicos causarem anorexia, náuseas, vômitos, estomatite, diarreia e outros sintomas gastrointestinais, favorecendo o declínio do estado nutricional da pessoa.

No Brasil, o câncer é a terceira causa de morte e a segunda por doença, e atinge pelo menos nove milhões de pessoas por ano segundo dados da Organização Mundial de Saúde.

Existem vários fatores que contribuem para o prognóstico positivo do cliente assistido, entre eles podemos citar a terapia nutricional adequada. Frequentemente, os pacientes apresentam déficits nutricionais que interferem na terapia utilizada, causando danos e diminuindo os efeitos desejados.

Nutrição é o ato de fornecer nutrientes essenciais à vida, aos organismos animais e vegetais, e também estuda e investiga as relações do alimento consumido pelo homem e as doenças, buscando a preservação da saúde humana. Estado nutricional segundo a Associação Americana de Saúde pública, “é a condição de saúde de um indivíduo influenciada pelo consumo e utilização de nutrientes, e identificada pelo somatório de informações obtidas de estudos físicos, bioquímicos, clínicos e dietéticos” A incidência de desnutrição em pacientes com câncer varia de 40 a 80%, sendo que os pacientes com tumores gastrointestinais e pulmonares tem maior prevalência.

Devido aos dados acima apresentados, torna-se imprescindível a adequação nutricional em pacientes oncológicos e para que isso aconteça, é necessário que o profissional de saúde oriente o cliente e familiares sobre dieta adequada, levando em conta as necessidades da pessoa e a sua situação socioeconômica.

Justificativa

A desnutrição interfere negativamente no resultado do tratamento devido a efeitos como má cicatrização, aumento do risco de infecção, maior demanda de cuidados e custos hospitalares, diminuição da resposta ao tratamento, qualidade de vida e sobrevida.

A melhoria do estado nutricional aumenta a resposta do cliente ao tratamento e tende a reduzir os efeitos colaterais dos medicamentos utilizados. Pacientes que recebem um ótimo atendimento nutricional tem taxa de sobrevida aumentada e conseguem se adaptar melhor aos programas de reabilitação.

Portanto, a introdução de uma dieta adequada se torna um importante aliado no sucesso do tratamento.

Objetivo geral

Diminuir os índices de desnutrição em pacientes oncológicos.

Objetivo específico

Mostrar aos familiares e pacientes sobre a importância dos nutrientes no tratamento do câncer;

Exemplificar os tipos de alimentos que contém as vitaminas antioxidantes.

Método

Estudo de revisão bibliográfica.

Desenvolvimento

Na maioria dos casos, pacientes com câncer avançado perdem peso durante o desenvolvimento da doença e uma parte evolui para a caquexia do câncer, distúrbio progressivo de perda de peso involuntária. Essa síndrome tem fatores do próprio tumor, na resposta do hospedeiro, e nos tratamentos anticâncer.

Diante das dificuldades encontradas no tratamento, observa- se que a terapia nutricional traz grandes benefícios por meio da diminuição dos efeitos adversos produzidos pelos antineoplásicos, promovendo um melhor estado de saúde do paciente.

Estudos indicam que as vitaminas antioxidantes como as vitaminas A,C e E diminuem a toxicidade dos quimioterápicos.

A vitamina A ou retinol fortalece o sistema imunitário, protege pele, mucosas, órgãos reprodutores e retina, sendo a cegueira noturna um dos primeiros sintomas de sua deficiência, podendo ocorrer também cálculos renais, metaplasias, queratinização epitelial, alterações de apetite contribuindo para um menor crescimento e outras complicações. É encontrada nos alimentos como: gema de ovo, ostras, leite, cenoura, fígado, agrião, manga, mamão, tomate e outras verduras folhosas.

A vitamina C também chamada de ácido ascórbico participa da biossíntese do colágeno e também é responsável por várias outras reações bioquímicas nas células, como na absorção do ferro não heme pelo organismo. É importante para a formação dos ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos. Está presente na acerola, laranja, mamão, limão, kiwi, brócolis, pimentão vermelho ou verde,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com