TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ATENDIMENTO PRE HOSPITALAR MOVEL

Por:   •  23/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.088 Palavras (5 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 5

ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR MÓVEL

1.INTRODUÇÃO

O serviço de atendimento pré-hospitalar móvel deve ser entendido como uma atribuição da área da saúde, com equipe e frota de veículos compatíveis com as necessidades de saúde da população de um município ou uma região podendo extrapolar os limites municipais. Cada unidade móvel deve ser tripulada por profissional de saúde (técnico de enfermagem, enfermeiro, médico) e motorista, e estar vinculado a uma central via rádio móvel e fixo a fim de se obter o suporte necessário para cada ocorrência. Cada ambulância tem uma classificação que abrange desde o transporte de pacientes sem risco de vida á transporte de pacientes que necessitam de tratamento especializado ou que necessitam de uma intervenção imediata. Para se ter um melhor atendimento móvel, é recomendável passar a equipe o tipo de acidente e o estado do paciente, para que se possa enviar o tipo de atendimento mais adequado pra a vítima. Cada ambulância tem o equipamento e a equipe necessários pra cada situação específica.

2. OBJETIVO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os tipos de atendimentos préhospitalar, bem como os tipos de veículos destinados a esses atendimentos, contidos no capítulo IV da portaria n° 2048 de 5 de novembro de 2002, da política nacional de atenção as urgências do ministério da saúde.

3. REVISÃO DA LITERATURA

O serviço de atendimento pré-hospitalar deve ser entendido como uma atribuição da saúde e de seus profissionais, sendo vinculado a uma central de Regulação, com equipe e frota de veículos compatíveis com as necessidades da população, seja dentro do município ou de região, podendo extrapolar os limites municipais. Essa central reguladora deve ser de fácil acesso a população, por ligação gratuita, onde o médico regulador, ao julgar cada caso, dê a resposta adequada e/ou envie a equipe e veículo para socorro adequado. 3.1. AMBULÂNCIAS Define-se como ambulância os veículos (terrestre, aquaviario, aéreo) destinados ao transporte de enfermos. As especificações dos veículos terrestres deverão obedecer as normas da ABNT – NBR 14561/2000, de julho de 2000. As ambulâncias são classificadas em: TIPO A – Ambulância de Transporte: veículo destinado ao transporte em decúbito horizontal de pacientes que não apresentam risco de vida, para remoções simples e de caráter eletivo. TIPO B – Ambulância de Suporte Básico: veículo destinado ao transporte inter-hospitalar de pacientes com risco de vida conhecido e ao atendimento pré-hospitalar de pacientes com risco de vida desconhecido, não classificado com potencial de necessitar de intervenção médica no local e/ou durante o transporte até o serviço de destino. TIPO C – Ambulância de Resgate: veículo de atendimento de urgências préhospitalares de pacientes vítimas de acidentes ou pacientes em locais de difícil acesso, com equipamentos de salvamento (terrestre, aéreos e aquáticos). TIPO D – Ambulância de Suporte Avançado: veículo destinado ao atendimento e transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e/ou de transporte inter-hospitalar que necessitam de cuidados médicos intensivos. Deve contar com os equipamentos médicos necessários para esta função. TIPO E – Aeronave de Transporte Médico: aeronave de asa fixa ou rotativa utilizada para transporte inter-hospitalar de pacientes e aeronave de asa rotativa para ações de resgate. TIPO F – Embarcação de Transporte Médico: veículo motorizado aquaviário, destinado ao transporte por via marítima ou fluvial.

3.1.1. EQUIPAMENTOS E MATERIAIS DAS AMBULÂNCIAS

As ambulâncias deverão dispor dos seguintes materiais e equipamentos básicos: Tipo A: - Sinalizador ótico e acústico; - Maca com rodas; - Suporte para soro; - Oxigênio medicinal; - Equipamento de radiocomunicação em contato permanente com a central reguladora. TIPO B: - Sinalizador ótico e acústico; - Equipamento de radiocomunicação fixa e móvel; - Maca articulada e com rodas; - Suporte para soro; - Instalação de rede de oxigênio com cilindro; - Cilindro de oxigênio portátil; - Maleta de urgência; - Maleta de parto; - Maleta com medicamentos. TIPO C: - Sinalizador ótico e acústico; - Equipamento de radiocomunicação fixa e móvel; - Maca com rodas articuláveis; - Suporte para soro; - Prancha longa e curta; - Conjunto de colares serviçais. TIPO D: - Sinalizador ótico e acústico; - Equipamento de radiocomunicação fixa e móvel; - Dois suportes de soro; - Cadeira de rodas dobrável; - Respirador mecânico de transporte; - Oximetro não-invasivo portátil; - Monitor cardioversor; - Bomba de infusão; - Maleta de vias aéreas; - Caixa completa de pequenas cirurgias; - Maleta de acesso venoso. TIPO E: equipamentos médicos homologados pelo Departamento de Aviação Civil – DAC. TIPO F: Deve possuir os equipamentos médicos necessários ao atendimento de pacientes conforme sua gravidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com